A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CORDADOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CORDADOS."— Transcrição da apresentação:

1 CORDADOS

2 Cordados são definidos como organismos animais eumatozoários, com simetria bilateral,triploblásticos, celomados e deuterostômios, que possuem uma estrutura chamada notocorda,ao menos durante parte de seu desenvolvimento.

3 A notocorda é um eixo dorsal de sustentação que se estende ao longo do comprimento do corpo quando é desenvolvida inteiramente; dorsal em relação ao intestino mais mas ventral em ralação ao sistema nervoso central, enrijece o corpo e age para a sustentação durante a locomoção.

4

5 A notocorda é uma estrutura semelhante a um tubo(mangueira) de células contendo uma matriz gelatinosa envolvida por tecido conjuntivo fibroso, presente pelo menos durante parte do ciclo de sua vida.

6 A notocorda é a primeira estrutura de sustentação do corpo de um cordado, formando-se no embrião acima do intestino primitivo. Esta estrutura é flexível mas rígida, sendo sobre ela que os músculos locomotores atuam. Nos vertebrados acaba por se substituída pela coluna vertebral.

7 O chordata é o filo animal com que todos estamos intimamente familiarizados, desde que inclui os seres humanos e outros vertebrados. Entretanto, nem todos os cordados são vertebrados.

8 Protocordados

9 Todos os cordados tem alem da notocorda, as seguintes características em algum ponto de sua vida (no exemplo dos seres humanos e de muitos outros vertebrados , estas características podem somente estar presentes no embrião).

10

11 Fendas brânquias na faringe: uma serie das aberturas que conectam o interior da “garganta” à parte externa da “garganta”. Estas são, frequentemente, mas não sempre, ligadas as branquiais.

12 Cordão nervoso dorsal: um pacote de fibras que conecta a cabeça à cauda. Conecta o cérebro com os músculos laterais e outros órgãos.

13 Os vertebrados, que incluem, entre peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos, compartilham de uma coluna vertebral, ou de uma corrente de elementos ósseos (vértebras) ao longo da superfície dorsal, da cabeça a cauda, que dão forma à linha central esqueletal principal do corpo.

14 Durante o desenvolvimento embrionário a coluna vertebral substitui a notocorda como o reforçador “principal” do corpo na locomoção. Portanto podemos utilizar a palavra cordados como sinônimo de vertebrados. Vertebrados são uma subdivisão do filo dos cordados.

15 Cefalocordados Incluem cerca de 28 espécies. O cefalocordado mais conhecido é o Branchiostoma ou “anfioxo”.é pequeno, os adultos variam em tamanho de 4 a 8 cm, encontrado em águas marinhas pouco profundas e quentes

16 Apresenta uma notocorda que se estende ao longo do corpo e serve como eixo de sustentação durante toda a sua vida. Possui um tubo nervoso dorsal oco e uma cauda posterior ao ânus.

17

18 O anfioxo é um invertebrado marinho que apresenta os caracteres básicos dos cordados, semelhante as larvas das lampreias.

19 Os anfioxos não são ancestrais dos vertebrados, mas provavelmente os organismos vivos mais relacionados a ele se, como tal, fornecem evidencias a cerca da forma e organização funcional dos primeiros vertebrados.

20 Os cefalocordados são delgados, lateralmente comprimidos e semelhantes a enguias em aparência e comportamento.

21 O corpo é agudo em ambas as extremidades, anterior e posterior, e é a partir dessa característica que ganhou o nome comum de anfioxo, que significa “pontas opostas”.

22 Em vida, a maioria dos órgãos e tecidos internos pode ser observada através da pele rosada e transparente.

23 A notocorda localiza-se diretamente abaixo do cordão nervoso e estende-seda ponta da cauda para frente ao interior do rostro. O nome cefalo cordado ( que significa “ cordado com cabeça”) refere-se a continuação exclusiva da notocorda anterior ao cérebro no anfioxo.

24 Os adultos são cavadores e sedentários e as larvas mais jovens habitam o fundo marinho. Apresenta uma faringe perfurada que filtra pequenas partículas alimentícias. O alimento capturado na faringe, passa logo ao intestino.

25 Urocordados Os urocordados adultos ( conhecidos como tunicados) assemelham-se pouco a outros cordados. A maioria tem forma de barril e se fixam por uma das extremidades ao substrato.

26

27 A larva ( assemelha-se a o branchistoma), em forma de girino, apresenta as características dos cordados, com a notocorda na cauda(:ura), um cordão nervoso dorsal e tem vida livre durante curto tempo.

28

29 Os urocordados, que incluem as ascidias marinhas bentônicas sésseis e algumas formas pelagias, são o maior grupo de cordados invertebrados.

30 O corpo é revestido por um envoltório externo denominado túnica, que contem um isômero da celulose chamado tunicida.

31

32 A tunicida forma fibras estruturais paralelas que geralmente ocorrem em laminas finas e sucessivas, cada uma delas com fibras orientadas para um ângulo diferente da precedente, empilhadas dentro da túnica como as camadas sucessivas da madeira compensada.

33 ascídias

34 Esse arranjo de fibras da resistência e força a túnica
Esse arranjo de fibras da resistência e força a túnica. A grande faringe perfurada esta adaptada para a alimentação por filtração. Eles são hermafroditas.

35


Carregar ppt "CORDADOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google