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ORIGENS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

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Apresentação em tema: "ORIGENS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO"— Transcrição da apresentação:

1 ORIGENS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
A rede financeira nos anos de 1970 utilizava soluções proprietárias de hardware e software, portanto a prática do comércio eletrônico já era feita. Depois se utilizou a Troca Eletrônica de Dados (EDI, Electronic Data Interchange) entre as empresas. O comércio eletrônico também é realizado através de uma compra com cartão, dados enviados através de FAX ou compras feitas por telefone, o que já é praticado há alguns anos. Definindo Comércio Eletrônico A IBM define e-business como: “um enfoque seguro, flexível e integrado de entrega de valor de negócio diferenciado pela combinação de sistemas e processos, que executam operações do foco principal dos negócios com a simplicidade e o alcance que a tecnologia da Internet tornaram possíveis” O comércio eletrônico pode ser feito dentro da própria empresa, de empresa para empresa e de empresas para clientes. Prof. Ms Ricardo J Marques

2 Assim sendo pode-se dividi-lo em três áreas: .
Intranet – onde existe trocas de informações dentro da própria empresa; Extranet – onde a troca de informações é feita entre empresas diferentes e Internet – onde a troca de informações é feita entre consumidores e empresas O objetivo de se utilizar a Intranet é ter um negócio Intra-Business, o que é caracterizado por integrar as várias funções da empresa a fim de facilitar as aplicações do negócio. Na utilização da Extranet, o tipo de negócio é denominado business-to-business (B2B) onde empresas diferentes negociam, ou seja, não existe uma venda direta ao consumidor, mas existem negociações entre empresas clientes e fornecedoras de um produto. Na utilização da Internet, o tipo de negócio é denominado business-to-customer (B2C), isso significa que as empresas têm como objetivo vender diretamente ao usuário ou consumidor final. Prof. Ms Ricardo J Marques

3 Novos Serviços: prover novos serviços aos clientes e parceiros;
A seguir são citadas algumas razões que podem ser consideradas para que a empresa se torne on-line: Expansão do Alcance do Mercado: reunir experiência com um novo segmento de mercado; Visibilidade: gerar mais visibilidade em seu mercado-alvo e ganhar parte da atenção, quanto mais sua empresa for conhecida mais a chance das pessoas procurá-la para realização de negócios; Poder de Resposta: aumentar o poder de resposta aos seus clientes e parceiros; Novos Serviços: prover novos serviços aos clientes e parceiros; Fortalecimento do Relacionamento nos Negócios: aumentar o lucro para cada parceiro envolvido; Redução de Custos: reduzir o custo do produto, suporte e serviço. Prof. Ms Ricardo J Marques

4 Vantagens do Comércio Eletrônico
Acessibilidade global e alcance de vendas: as empresas podem expandir sua base de clientes e sua linha de produtos, visto que a Internet pode ser acessada de qualquer lugar do mundo; Relacionamento mais próximo entre empresa e fornecedores: transações B2B podem gerar relacionamentos mais próximos pela facilidade existente no novo canal de comunicação; Testes gratuitos: produtos podem ser testados na Web de forma rápida, fácil e sem custos; Redução de custos: empresas podem reduzir seus custos de produção adequando dinamicamente os seus preços Prof. Ms Ricardo J Marques

5 Desvantagens do Comércio Eletrônico
Competição: da mesma forma que se tem à vantagem de se comercializar em qualquer lugar do mundo, a competição que até então era local agora se torna mundial; Aceitação do cliente: as empresas têm receio se os consumidores irão aceitar essa nova forma de negócio; Direitos autorais: uma vez publicada a informação na Internet, torna-se fácil sua cópia, um exemplo típico para este caso é a duplicação de CDs de áudio (a quantidade de arquivos MP3 disponíveis na Internet é alta); Aceitação do cliente: as empresas têm receio se os consumidores irão aceitar essa nova forma de negócio. Neste caso é necessário saber se os consumidores já estão conectados a Internet e além disso oferecer serviços adicionais para que os consumidores sejam atraídos para a utilização do novo canal de comunicação; Aspectos legais: não existe uma estrutura legal a nível mundial; Prof. Ms Ricardo J Marques

6 Categorias do E-business
Essas categorias são definidas pelo negócio a ser realizado na forma digital e não pela tecnologia a ser utilizada. E-Auctioning Os leilões digitais ganharam força na Internet pois na forma tradicional os leilões eram restritos a um local e a um determinado número de pessoas,os lances feitos são registrados pelos leiloeiros e são finalizados em questões de segundos. Após o término do leilão, o leiloeiro envia a mercadoria a pessoa que deu o maior lance. Um site de leilões é E-Banking Esse tipo de serviço pode trazer comodidade para os clientes que através de um site simples podem acessar suas contas da mesma maneira que um caixa automático Através do site é possível verificar saldos, extratos, realizar pagamentos, fazer transferências de conta e qualquer outra operação desejada que o banco possa oferecer. Prof. Ms Ricardo J Marques

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E-Directories Esta categoria de e-business é representado pelos catálogos que tem como objetivo fazer com que determinado serviço ou produto seja encontrado facilmente. As listas telefônicas ou as listas amarelas são os exemplos mais comuns encontrados. E-Engineering A Engenharia teve um ganho significativo com a Internet. Há alguns anos atrás era necessário que todos os engenheiros envolvidos em um determinado projeto ocupassem o mesmo escritório para que o projeto fosse concretizado com eficiência. E-Franchising As franquias são feitas utilizando determinada marca existente no mercado. A empresa franqueadora paga pela utilização da marca e com isso aproveita-se o marketing já existente sobre marca. O Boticário, o McDonald´s são exemplos de empresas tradicionais em franquia. Prof. Ms Ricardo J Marques

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E-Learning O aprendizado feito pela Internet pode ser bastante útil considerando-se a velocidade com que as informações têm mudado atualmente. Como o mundo tecnológico evolui a cada dia, é necessário que haja um constante aprendizado pois o que se sabe hoje pode se tornar obsoleto amanhã. E-Marketing O marketing foi uma das áreas que teve de ser modificado com a utilização da Internet. O marketing tradicional focava um grupo de pessoas em particular, na qual a empresa queria atingir. Como na Internet o público é diverso e existe a necessidade de tratar cada cliente de forma específica, o marketing um-a-um se tornou o novo padrão. Esse novo padrão de marketing é explicado mais detalhadamente posteriormente. E-Gambling . A grande vantagem obtida com a utilização do e-gambling é que qualquer pessoa – independente da sua localização geográfica - pode acessar um cassino através de um site, fazendo apostas através de um simples clicar do mouse. Prof. Ms Ricardo J Marques

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E-Procurement Esta categoria de e-business tem como objetivo reduzir os gastos das compras rotineiras de materiais que são importantes para o funcionamento da empresa, mas que não estão intimamente relacionados com os produtos e serviços oferecidos pela empresa em seu mercado. E-Recruiting O diferencial entre o recrutamento on-line e o recrutamento no mundo real é que os testes são feitos através de sites. A empresa pede que o candidato entre em determinado site em tal dia e horário pré-estabelecido. Após a realização da prova, o desempenho do candidato é avaliado e somente depois dessa seleção os candidatos são chamados para a entrevista ou não. Prof. Ms Ricardo J Marques

10 Comércio Eletrônico x Comércio Tradicional
Para uma transação comercial tradicional as seguintes etapas devem ser consideradas: Apreciação da Mercadoria: nesta etapa o consumidor busca reunir informações a respeito das especificações do produto e a adequação desse produto a suas necessidades; Negociação: nesta etapa são discutidos os preços, a quantidade de produto que o consumidor deseja, as condições e prazos que a empresa pode oferecer conforme o pedido do consumidor; Pagamento: nesta etapa o consumidor deve escolher a forma de pagamento desejada, ou seja, à vista ou parcelado, cheque, dinheiro ou cartão de credito; Entrega: nesta etapa é estabelecido o prazo para o consumidor receber seu produto. Prof. Ms Ricardo J Marques

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Considerando essas etapas no comércio eletrônico, elas poderiam ser adaptadas da seguinte forma: Apreciação da mercadoria: deve estar disponível no site o máximo de informações possíveis sobre o produto, isso inclui imagens do produto e em casos de software, pode-se colocar uma versão demo. No caso específico de marcas conhecidas no mercado, essa etapa é contornada melhor, pois não existe a preocupação com o tipo de mercadoria a ser recebida, já existe a confiabilidade da marca; Negociação: a etapa de negociação dentro do comércio eletrônico deve ser tratada com tecnologias apropriadas, como por exemplo: tabelas, regras de negócios e agentes inteligentes; Pagamento: esta etapa deve permitir que os produtos vendidos na web possam ser pagos por telefone 0800-XXXXXX, por fax, por cartão eletrônico ou por pagamento digital. Mas é necessário que qualquer forma de pagamento escolhida pelo consumidor tenha a segurança necessária para que os dados não sejam utilizados por pessoas de má fé. Entrega: a entrega da mercadoria no comércio eletrônico deve ser feita da maneira mais rápida possível, para isso é necessário contar com parceiros nas regiões onde a empresa atua. Prof. Ms Ricardo J Marques

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Análise dos Concorrentes Na análise do concorrente, deve-se observar alguns detalhes: como os concorrentes mantêm contato com os clientes, se o site está sendo somente para colocar na Internet as ofertas que eles oferecem na empresa real (física) e procurar identificar as idéias e ofertas disponíveis no site. Com a Internet obter informações de seus concorrentes e de seus clientes tornou-se muito mais fácil. Com isso, é possível até mesmo monitorar (saber das promoções/serviços oferecidos) sua concorrência, isso pode ser feito navegando pelas páginas dos concorrentes ou até mesmo assinando as listas dos concorrentes. As pesquisas nos sites dos concorrentes não têm como meta copia-los, mas sim utilizar as idéias existentes para que o site de sua própria empresa possa oferecer algo a mais do que é oferecido nas empresas concorrentes. Esse é o principal objetivo – apresentar em sua página diferenciais de seus concorrentes. Para isso, pode-se também navegar por outras páginas disponíveis na Web que não sejam concorrentes diretos com o objetivo de adaptar idéias e tornar o seu negócio on-line melhor sucedido. Prof. Ms Ricardo J Marques

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Análise, Planejamento de Negócios Com o surgimento da Internet vendedores enxergaram nela a oportunidade de realizar negócios de maneira on-line, global e sem muito gasto com infra-estrutura. Mas antes de projetar seu próprio negócio on-line é necessário saber qual a categoria que sua empresa se encontra. Existem três categorias de fornecedores: bens de consumo não duráveis(Alimentos, bebidas).,bens de consumo duráveis(eletrodomésticos, móveis e imóveis) e serviços. Após a identificação da categoria de negócio da empresa, deve-se avaliar a Internet como um canal de venda e distribuição. Se a empresa enquadrar-se na categoria de bens de consumo não duráveis e de serviços, a Internet pode se tornar um canal de vendas e distribuição, reduzindo assim os custos. Caso a empresa negocie bens de consumo duráveis, a Internet não pode se tornar um canal de distribuição, mas pode ser um canal de venda na qual o custo pode ser reduzido graças a nova cadeia de valores. Prof. Ms Ricardo J Marques

14 Prof. Ms Ricardo J Marques
Definir os fatores importantes para cada público alvo definido pela empresa: dependendo do público alvo que a empresa quer atingir deve-se ter um plano de negócios. Analisar os riscos existentes: como qualquer tipo de negócio há riscos no processo. Definir cronograma: deve-se no plano de negócio desenvolver um cronograma. considerando todo o ciclo de vida de um software Integrar os novos processos (e-business) aos processos já existentes da empresa: um plano de negócios deve ser traçado para que haja uma integração total de todos os processos: do e-business, do mundo real e dos parceiros. Prof. Ms Ricardo J Marques

15 Projeto e Implementação do Sistema
Uma vez terminada a análise do negócio eletrônico é necessário desenvolver um plano de negócio. Isso implica em resolver algumas questões, tais como: Identificar os clientes atuais: conhecer seus clientes significa saber se os mesmos já estão conectados ou não à Internet e caso não estejam se têm interesse em usa-la. Atender novos clientes: ao se tornar on-line a empresa oferece seu produto/serviço a qualquer usuário do mundo e assim sendo a empresa tem que estar preparada mesmo sem conhecer o perfil do cliente. Verificar quais as tecnologias a serem utilizadas: deve ser feito um levantamento para saber quais as tecnologias que serão utilizadas tendo em mente que as mudanças nessa área ocorrem rapidamente, tanto pela parte tecnológica envolvida como pela preferência dos usuários Conhecer a concorrência: da mesma maneira que as necessidades dos clientes e as tecnologias vêm mudando rapidamente, a concorrência também muda. Prof. Ms Ricardo J Marques

16 Projeto e Implementação do Sistema
Definir os fatores importantes para cada público alvo definido pela empresa: dependendo do público alvo que a empresa quer atingir deve-se ter um plano de negócios. Se a empresa quer atender consumidores finais, uma Internet é necessária e com isso deve-se ter toda uma equipe envolvida: marketing, vendas, finanças por exemplo. Se a empresa quer somente comunicar-se com parceiros, uma Extranet resolverá o problema. Analisar os riscos existentes: como qualquer tipo de negócio há riscos no processo. Definir cronograma: deve-se no plano de negócio desenvolver um cronograma considerando todo o ciclo de vida de um software, isso significa um planejamento desde a fase inicial até a implantação e como as tecnologias e as necessidades dos clientes mudam rapidamente o cronograma não deve ultrapassar 18 meses. Prof. Ms Ricardo J Marques

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Projeto e Implementação do Sistema Integrar os novos processos (e-business) aos processos já existentes da empresa: um plano de negócios deve ser traçado para que haja uma integração total de todos os processos: do e-business, do mundo real e dos parceiros. Se todos os processos estão funcionando de forma automática e direta, o sucesso do e-business é garantido. A fase de projeto preocupa-se com aspectos técnicos e com os processos de negócios que serão implementados. Devido ao fato da empresa negociar com clientes e/ou outras empresas é necessário que haja segurança. Na fase do projeto a segurança dos dados torna-se uma questão de alta prioridade a ser resolvida. Na fase de projeto, os processos de negócio definidos são analisados para resolver qual a tecnologia que será empregada na sua implementação e se o processo trata de informações na qual a segurança deve existir, os processos são redefinidos para se tornar mais valiosos. Prof. Ms Ricardo J Marques

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Uma vez finalizada a fase de projeto, pode-se começar a fase de implementação do projeto, que deve considerar alguns pontos na sua estratégia, tais como: Encontrar um patrocinador: faça com que uma gerência acompanhe o projeto e saiba explicar os benefícios desta nova forma de negócio. Planejar mudanças: a nova forma de negócio exigirá mudanças a nível organizacional. Definir projeto-piloto: o projeto-piloto serve para obter um feedback dos parceiros envolvidos e garantir uma qualidade do sistema. Estimar os custos: os custos devem ser compostos por treinamento, manutenção e suporte. Medir a produtividade: os resultados devem ser comparados antes e após o projeto piloto. Fazer reengenharia de processos de negócio: torne a tecnologia parte de seu processo de reengenharia de negócios, a tecnologia não pode ser a motivadora do processo de negócios. Prof. Ms Ricardo J Marques

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Aprender conforme há um avanço: faça os ajustes necessários sempre que necessário, seja devido a necessidade do cliente, devido a tecnologia nova ou por causa do processo de negócio que foi alterado. Preparar para resistências: nenhuma mudança é feita do dia para noite, por isso não espere que na empresa aconteça isso. Mudanças são feitas, mas para isso é necessário um tempo de adaptação. Comércio Eletrônico. O comércio eletrônico envolve qualquer transação empresarial executada eletronicamente entre partes como empresas entre si, empresas e clientes, empresas do setor público e por último, consumidores e o setor público. É um assunto diversificado e multidisciplinar que abrange tecnologia de informação, analise de comportamento de clientes, pesquisas e políticas de marketing, atendimento a clientes e uma ampla estrutura de logística. A recente explosão da internet  está gerando uma revolução radical nos modelos de negócios existentes. Esta tendência traz implicações na forma das empresas operarem e deu origem a novos modelos de negócios. Entre as vantagens da economia digital estão as transações  realizadas via internet,denominadas e-commerce, que apresentam baixo custo e rapidez e proporcionam maior acesso aos mercados. Prof. Ms Ricardo J Marques

20 2004 = movimento de R$ 9,9 bilhões;
Das modalidades de comércio eletrônico, o B2C, (Empresa-Consumidor) apresentou segundo a Gazeta Mercantil o seguinte resultado: 2004 = movimento de R$ 9,9 bilhões; 2005 = movimento de R$ 12,5 bilhões; Com projeção na época (2006) para: 2006: movimento de R$ 30,9 bilhões; 2007: movimento de R$ 50,25 bilhões; 2008: movimento de R$ 80,19 bilhões; 2010: movimento de R$ 100,90 bilhões; Esse crescimento despertou no segmento varejista, como por exemplo nas redes de supermercados, o interesse pela implantação de B2C. Mesmo mostrando tal crescimento a implantação não ocorreu em todo setor varejista, e de um modo surpreendente, grandes varejistas não adotaram o B2C. Prof. Ms Ricardo J Marques

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Tendo como foco o setor varejista brasileiro das redes de supermercado de grande e médio porte, explore os seguintes temas: 1 – Quais redes de supermercado adotaram o uso de B2C?. 2 – Escolha duas redes que tenham adotado o B2C e descreva os serviços oferecidos no B2C. 3 – Quais vantagens competitivas as redes que adotaram o B2C procuraram obter no mercado de varejo? 4 – Descreva de um modo sucinto, a tecnologia de informação, política de marketing e a estrutura de logística adotadas por uma das redes apontadas no item 2. A atividade deve conter: ‏ a.. Capa b.. Contra capa c.. 02 páginas de texto(MÍNIMO)‏ d.. Fonte arial de12 e.. Espaçamento de parágrafo de 1,5 f.. Introdução g.. Desenvolvimento h.. Considerações Finais i.. Referências Bibliográficas/Bibliografia Prof. Ms Ricardo J Marques

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65 criação,estrutura,aplicação; explore um dos seguintes temas:
Software Livre, criação,estrutura,aplicação; explore um dos seguintes temas: 1 – educacional. 2 – so. 3 – internet. 4 –escolha. A atividade deve conter: ‏ a.. Capa b.. Contra capa c.. 02 páginas de texto(MÍNIMO)‏ d.. Fonte arial de12 e.. Espaçamento de parágrafo de 1,5 f.. Introdução g.. Desenvolvimento h.. Considerações Finais i.. Referências Bibliográficas/Bibliografia Prof. Ms Ricardo J Marques


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