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GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO DISCUSSÃO Texto base: profª rosangela nair.

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1 GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO DISCUSSÃO Texto base: profª rosangela nair

2 ASPECTOS INICIAIS PARA DEBATE O caráter interventivo da profissão; Competências; Agir relacionado à dimensão teórico- metodológica e ético –política; Não restrita à construção operacional; Necessidade urgente de articular à discussão de gestão a direção ético- política da profissão ( p. 51)

3 “Liquidificando” saberes Os núcleos de fundamentação teórica na formação e as exigências postas nos espaços ocupacionais=valorização da técnica teorica e politicamente fundada; A IMPORTÂNCIA DOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO- FERRAMENTAS na FORMAÇÃO

4 ELEMENTOS /BASE CRÍTICA Reforma do Estado- redimensionamento do gasto público, para responder às exigências do neoliberalismo: Políticas focais;(menor custo) Despolitização das práticas sociais- a partir da medição técnica das políticas sociais; Avaliação de programas sociais, a partir dessa nova lógica /negação do projeto político de enfrentamento das desigualdades sociais e da exploração capitalista ; TORNAR A PROFISSÃO COMPETENTE PARA ATUAR

5 A desconstrução de paradigmas Universalização : substituido por focalização e privatização; como consumo e não como direito( nessa perspectiva os projetos sociais podem ser privatizados ou extintos). Tb uma desqualificação do debate politico do enfrentamento das desigualdades. Política social como consumo e não como direito( nessa perspectiva os projetos sociais podem ser privatizados ou extintos). Tb uma desqualificação do debate politico do enfrentamento das desigualdades. Nesse aspecto a lógica do neoliberal do que dá resultado (p.53-54) Nesse aspecto a lógica do neoliberal do que dá resultado (p.53-54)

6 Gestão de resultados no âmbito do Estado Concepção privada de gestão: racionalidade que impõe determinação de metas, prazos;mecanismos avaliativos. (produtos dessa nova concepção: Plano Plurianual(PPA); Programa de Qualidade do Serviço Público. Parcerias com organizações da sociedade civil OS– O PÚBLICO NÃO É MAIS ESTATAL( Lei 9.790 de 1999); Reprodução do discurso da competência x inovação das práticas(baseada na avaliação pública e conhecimento institucional). P.56

7 Gestão de políticas públicas Base de avaliação : eficiência- eficácia – efetividade; Contexto de valorização do desempenho e perda de direitos; Prioridade na avaliação técnica dos projetos(papel dos institutos e das Universidades), garantindo ao governo acomodar as suas ações focalizadas(gráficos da pobreza )Ex:TB: IPEA-IBGE

8 A interferência das lutas sociais nas práticas de gestão Controle social – ainda a ser consolidado, face a tradição autoritária; Níveis de participação, determinados pela impermeabilidade dos governos à negociação e partilha de poder. Um contexto de possibilidades e limites

9 Gestão na esfera privada Mudanças no mundo do trabalho (mundialização do capital;divisão internacional do trabalho etc..) Informatização / microeletrônica determinando novos modelos de gestão; Criatividade do trabalhador, polivalência, flexibilidade, capacitação; terceirização(P.60)

10 Configuração atual do mercado de trabalho/ modalidade d gestão Seleto grupo de trabalhadores( com conhecimento; qualificação que lhe dão iniciativa, logo centrais no processo; Outro grupo sem qualificação na condição de subcontratados. Gestão voltada para conquistar um determinado comportamento produtivo, baseado na confiabilidade e envolvimento com os objetivos. Novos controles da força de trabalho: programas de incentivos de produtividade e participativos sem tocar a velha hierarquia de poderes

11 Mediações possiveis Compreender que a gestão é uma das ferramentas para a organização capitalista necessária para compreender os espaços onde a prática se desenvolve. A necessidade de fazer uma leitura crítica sobre os diferentes modelos administrativos e suas diferentes expressões nos espaços ocupacionais( os projetos; a fragmentação das atividades; as lógicas e comportamentos institucionais.

12 Gestão do trabalho –gestão do serviço O trabalho e serviço se misturam nos espaços institucionais. Gestão é adminstração e planejamento. Na lógica da gestão deve ser entendida a partir dos seguintes aspectos:  A organização do serviço;  A política organizacional;  A política de RH;  As relações de trabalho;  O padrão de financiamento e de gastos

13 O QUE DEVE SER CONHECIDO como o sistema se organiza: realizar leituras dos documentos que normatizam o trabalho: manuais, organogramas, estatutos; Suas expressões nas ações rotineiras de problemas e conflitos; o modelo de praticas administrativas: democráticas/autoritárias; Entender os mecanismos de disputa, disciplinamento e os espaços de autonomia técnica(projetos/ativ.profissionais).p.67

14 Planejamento como técnica de gestão O planejamento permite o alcance de determinados objetivos com melhor concentração de recursos orientado por valores e finalidades. Antevê produtos e resultados a serem alcançados por estratégias e ações. São elementos do planejamento: o conhecimento da realidade; a definição de caminhos ; a alternativa de ação e críticas p.68

15 Pensar o planejamento como: Implicado numa ação, logo não somente investigativo; Deve provocar alterações na realidade; Pensar em problemas onde exista possibilidade de alteração naquele espaço- recursos de poder; Concebê-lo como processo coletivo; Ele “calcula, não advinha o futuro

16 Pensá-lo nas seguintes dimensões ECONÔMICA POLITICA; SOCIODEMOGRÁFICA; INSTITUCIONAL LEGAL

17 IMPORTANTE!!!!! SÓ SE PLANEJAM SOBRE SITUAÇÕES SOBRE AS QUAIS SE TEM CONHECIMENTO TEÓRICO –EMPÍRICO. COMO FAZER ISSO:estudar a realidade,conhecer possibilidades; saber negociar propostas P.71

18 AVALIAÇÃO DE PROJETOS apresenta a eficiência ; a eficácia e a efetividade da ação. deve estar presente ao longo do processo: antes; durante e ao final; deve ser compromisso pois resulta em informação sobre as ações desenvolvidas e os seus resultados

19 Um elemento importante A disciplina Gestão deve ser tratada não só pelo viés instrumental e sim pelo enfoque crítico - analítico para o entendimento da complexidade que envolve as políticas e práticas institucionais.


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