A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Postural Profa. Mirelle Saes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Postural Profa. Mirelle Saes."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Postural Profa. Mirelle Saes

2 POSTURA O que é alinhamento postural adequado?
VISTA LATERAL - Linha reta que passa (força da gravidade) que passa: Lobo da orelha; Corpos das vertebras cervicais; Ponta do ombro; Linha média do tórax; Corpos vertebras lombares; Ligeiramento posterior ao trocanter; Ligeiramente anterior a articulação do joelho; e Ligeiramente anterior ao maléolo lateral.

3

4

5 Postura Correta: posição que impõe o mínimo de estresse nas articulações e exige atividade muscular mínima. Defeituosa: Aumento do estresse articular ou muscular.

6 Postura Defeituosa: Articulações rígidas ou móveis demais.
Músculos fracos, encurtados ou alongados. = Postura não pode ser facilmente alterada para corrigir o alinhamento = PATOLOGIA.

7 ESTRESSES ARTICULARES
Estresses anormais causam desgaste excessivo das superfícies articulares que podem produzir osteófitos e esporões de tração, o que significa a tentativa do corpo de alterar sua estrutura para se adaptar a esses traumas cumulativos. Estresse agudo sobre o crônico  Busca tratamento!

8 CURVATURAS VERTEBRAIS
CURVATURAS PRIMÁRIAS – são as vistas ao nascimento, c/ a coluna côncava anteriormente, flexionada. Então são primárias as torácica e sacral; CURVATURAS SECUNDÁRIAS – são convexas e distendidas anteriormente. Aos 03 meses qdo a criança levanta a cabeça, forma-se a lordose cervical. Aos 06 e 08 meses qdo a criança começa a sentar e andar, forma-se a lordose lombar.

9 CURVATURAS E VELHICE Na velhice as curvaturas secundárias podem desaparecer em decorrência da instalação de processos degenerativos discais, calcificação ligamentar anterior, osteoporose c/ acunhamento vertebral.

10 POSTURA E CRESCIMENTO A criança fica em pé c/ base alargada e joelhos semi- fletidos; Ocorre geno varo até os 18 meses em média. Após ocorre geno valgo até os 03 anos em média. Até os 06 anos de idade os MMII devem tornar-se retos naturalmente; Crianças apresentam hiperlordose lombar por fraqueza da musculatura abdominal e pelve pequena.

11

12 Os pés parecem planos em decorrência do coxim adiposo nos arcos plantares e desenvolvimento mínimo da porção medial. Com o crescimento estas características mudam e o desenvolvimento da musculatura nos pés facilita este realinhamento.

13 Na adolescência a postura muda devido as alterações hormonais e desenvolvimento musculoesquelético;
Temos 02 estirões do crescimento : 01 qdo bebês e outro na adolescência q/ dura em torno de 2,5 a 04 anos; Mulheres entram na puberdade entre os 08 e 14 anos e os homens entre os 9,5 a 16 anos. Nesta fase ocorrem as diferenças corporais; c/ homens c/ MSs e MIs + compridos, ombros + largos, quadrís + estreitos e maior tamanho global; Por estirões do crescimento rápidos, as vezes os homens podem parecer desajeitados e assim apresentar alterações posturais.

14 FATORES ANATÔMICOS QUE AFETAM A POSTURA
Contornos ósseos (ex: hemivértebra); Frouxidão de estruturas ligamentares; Contração fascial ou musculotendinosa (ex:tensor da fáscia lata, peitorais, flexores do quadril); Ângulo pélvico (o normal é 30º); Posição e mobilidade articular;

15 FATORES POSTURAIS (posicionais)
Mau Hábito Postural - Comum em pessoas q per manecem muito tempo sentados ou em pé e curvam-se p/ frente; Causa comum em crianças é não querer parecer + alto q seus colegas. O estirão pode provocar crescimento desiguais, como o crescimento muscular não acompanhar o ósseo (ex: adolescentes c/ encurtamento de isquios); Desequilíbrio muscular ou contratura - (ex: iliopsoas contraído aumenta a lordose lombar);

16 FATORES POSTURAIS (estruturais)
Anomalias congênitas; Problemas no desenvolvimento; Traumas; Doenças adquiridas; Difíceis de corrigir sem cirurgia pois a maioria envolve alteração nas estruturas ósseas. Mas cuidados pessoais controlam os sintomas.

17 Outros Fatores (posicionais)
Dor – tb pode causar má postura. (ex:compressão de 01 raiz nervosa lombar pode causar lombalgia e escoliose posicional por busca de postura antálgica); Condições Respiratórias – (ex: enfisematoso); Fraqueza geral; Excesso de peso; Déficit proprioceptivo; Espasmo muscular (ex: lesões cerebrais)

18 CORREÇÃO P/ NÃO-ESTRUTURAIS
A maioria é relativamente fácil de ser corrigida, c/ objetivos como: Fortalecimento dos músculos fracos; Alongamento de estruturas encurtadas; Conscientizar o pcte de q/ é sua responsabilidade corrigir sua postura em situações posicionais e na realização de suas atividades diárias.

19 DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL

20 LORDOSE CAUSAS : Deformidade postural;
Frouxidão muscular, principalmente os abdominais em combinação c/ o encurtamento dos flexores do quadril e extensores lombares; Abdomen pesado, por excesso de peso ou gravidez; Mecanismo compensatórios por uma cifose por ex.;

21 Contratura em flexão do quadril;
Espondilolistese; Problemas congênitos (ex:luxação congênita bila teral de quadril); Falha da segmentação do arco neural ou da articulação facetária; Moda (ex: salto alto).

22 CIFOSE Do ponto de vista patológico é um exagero da curva torácica normal; Pode ser causada por tuberculose, fraturas por compressão vertebral, Doença de Schwermann, Espondilite Anquilosante, osteoporose senil, tumores, compensação p/ lordoses cervicais e lombares e anomalias congênitas e paralisias de músculos posturais.

23 OSTEOCONDRITE VERTEBRAL DE SCHWERMANN
Tb podem acarretar cifose estrutural; Ocorre inflamação do osso e da cartilagem em torno da anel do corpo vertebral; Ocorre acunhamento anterior da vértebra; É um distúrbio vertebral q/ atinge 10% da população. Várias vértebras são afetadas, mas principalmente entre T10 e T12.

24 POSTURA DEFEITUOSA

25 ESCOLIOSE É uma curvatura lateral na coluna.
ESCOLIOSE NÃO-ESTRUTURAL – pode ser causada por problemas posturais, irritação de raízes, inflamação ou compensação na lombar por descrepância no comprimento dos MMII. ESCOLIOSE ESTRUTURAL – envolve principal - mente deformidade óssea q pode ser congêni - ta ou adquirida (hemivértebra, vértebra em cu - nha). Pode ser idiopática (genética).

26 Na escoliose estrutural o pcte não tem flexibilidade normal e a flexão lateral do tronco é assimétrica. Na não-estrutural a limitação é segmentar e a flexão lateral do tronco é simétrica; Na não-estrutural não há deformidade óssea, não é progressiva e desaparece c/ a inclinação anterior, enquanto a estrutu- ral não desaparece e é progressiva.

27

28 A escoliose idiopática representa 75% a 85% dos casos estruturais
A escoliose idiopática representa 75% a 85% dos casos estruturais. Os corpos ver- tebrais rodam em direção à convexidade, c/ os processos espinhosos direcionando - - se p/ a concavidade. Os espaços intervertebrais são estreitos no lado côncavo e alargados no lado convexo Podem alterar posições dos órgãos qdo a curva excede 60º e reduzir a complascên - cia pulmonar.


Carregar ppt "Avaliação Postural Profa. Mirelle Saes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google