A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como organizar a geladeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como organizar a geladeira"— Transcrição da apresentação:

1 Como organizar a geladeira
Higiene dos Alimentos Como organizar a geladeira Equipe de Nutrição 2009

2 Higiene dos Alimentos Cada área da geladeira tem uma temperatura diferente; Por isso, cada alimento deve ser armazenado numa determinada parte do refrigerador. Se isto não acontecer, os alimentos podem apresentar textura, cor e sabor alterados. Fonte:

3 Cuidados Básicos Descongelar e limpar periodicamente a geladeira (muito gelo - motor da geladeira trabalha mais - aumentando o consumo de energia). A limpeza contribui para a melhor conservação dos alimentos, mantendo um espaço limpo no refrigerador. Temperaturas corretas: Geladeira: entre 2 e 5°C Congelador: abaixo de – 18°C.

4 Cuidados Básicos Após abrir qualquer embalagem de alimentos, o conteúdo deverá ser posto num recipiente limpo e com tampa (para não misturar os odores). Fique atento à data de validade após a abertura. Não forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou toalhas pois isso dificulta a circulação do ar frio, prejudicando o bom funcionamento do refrigerador.

5 Higiene dos Alimentos Prateleira superior (alimentos que precisam de mais refrigeração, que são mais perecíveis) - queijo, margarina, manteiga, leite, iogurte, maionese, geléia e alimentos prontos para consumo (ex. salada de maionese).

6 Higiene dos Alimentos Prateleiras intermediárias – alimentos semi-prontos ou pré-preparados, sobras de alimentos, carnes que estão sendo descongeladas, conteúdo de enlatados que foram transferidos para recipientes tampados, ovos.

7 Higiene dos Alimentos Prateleiras inferiores – garrafas de água e algumas frutas.

8 Higiene dos Alimentos Gavetas - frutas e verduras. (alimentos crus).

9 Higiene dos Alimentos Portas – condimentos como ketchup, mostarda, shoyu, conservas (picles, azeitonas).

10 Higiene dos Alimentos Condições de tempo e temperatura ideais de refrigeração para cada tipo de alimento: Alimento Temperatura Tempo Frutas, verduras e legumes 10ºC 3 dias Frios, laticínios e sobremesas 8 ºC 6 ºC 4 ºC 1 dia 2 dias Carnes e aves Peixes 2 ºC Peixes cozidos Alimentos cozidos

11 Atenção Especial Ovos – colocá-los dentro da geladeira e não na porta, onde sofrem variação de temperatura e trepidações. Não misturar alimentos crus e cozidos na mesma prateleira, pois os crus podem contaminar os já preparados.

12 Armazenamento de produtos não perecíveis
Atenção para a data de vencimento; Coloque-os longe do chão e da parede; O local deve ser seco, limpo e ventilado; Sistema PVPS: Primeiro que Vence, Primeiro que Sai; Não colocar os alimentos próximos dos produtos de limpeza. Fonte:

13 Obrigada!!


Carregar ppt "Como organizar a geladeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google