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Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.

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1 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias Digitais Grupo: 4 Planejamento Estratégico Digital

2 Introdução Em 1995 o Brasil começava a conhecer a Internet discada. Em meados de 1999, diversas empresas “pontocom” foram abertas acreditando no mercado da Internet, porém, muitas delas não sobreviveram. Em 2006, a Internet sofreu um boom positivo. As empresas começaram a enxergar sua potência e os investimentos na rede começaram a crescer.

3 Introdução A banda larga está muito mais acessível e a tecnologia 3G que permite acesso à banda larga em qualquer lugar está no computador e no celular também, assim, estima-se que até 2012, cerca de 80% da população brasileira tenha acesso à rede, e não apenas acesso via computador, mas via celular, palmtop e MP4. A web está ai. Basta os bons planejadores saberem usar todo o seu potencial.

4 O que o planejamento faz? O planejamento entende! Entende pessoas, pesquisas, dados, informações, mercado, concorrência, marca, fraquezas, sugere melhorias, entende a empresa, entende o produto, ou seja, entende o que o consumidor deseja e o que a marca pode oferecer. Objetivos gerais do planejador: Produção da melhor publicidade possível para cumprir os objetivos comerciais do cliente. Criar uma comunicação que se destaque na multidão. Dizer as coisas para as pessoas certas, nos momentos certos. Estimular o consumidor a agir após o impacto da mensagem.

5 Site O dono da empresa contrata uma produtora, essa recebe o brief, desenvolve o site e entrega ao cliente. Ele vê na web e pronto. Com o passar do tempo, os donos desse site conhecem o e-commerce e descobrem que podem ganhar dinheiro vendendo seus produtos pela Internet. Inicia-se, então, a era da divulgação das empresas na web, uso da mídia on-line para anunciar o endereço eletrônico, produtos e promoções.

6 Site Se um usuário entra no site, ele quer novidades. Não adianta incluir um texto estático lá. Ele entra uma vez, lê e, se não muda, ele vai para outro site. A geração de conteúdo se tornou fundamental para a sobrevivência na web. Enfim, planejamento estratégico na construção, entrega e pós-entrega de um projeto digital é importante, já que a web propicia o acompanhamento diário de tudo, podendo alterar os rumos do caminho, muitas vezes em real time.

7 Usuário Digital Quando o cliente tem algum problema, ele recorre à sua agência para que ela resolva da forma mais criativa possível. O primeiro passo da agência é conhecer melhor o ser humano com quem ela vai trabalhar. Ocorre que, na web, as pessoas mudam, projetam nesse ambiente o que desejam ser. Se as pessoas mudam na web, o que diria na hora de comprar e interagir com uma marca?

8 Usuário Digital Na loja, o vendedor é a única fonte de informação que as pessoas terão. Na web isso é totalmente diferente. Essa percepção da diferença entre acreditar em um vendedor e na palavra de um blog, já está sendo percebida pelo consumidor, assim, ele está cada vez menos acreditando no comercial de 30 segundos do Jornal Nacional e banners do UOL, porém, são através destes que, ao despertar o interesse do usuário, ele pode buscar informações em outros lugares.

9 O que esperar de um site? Um site deve trazer a seu criador retornos satisfatórios, de acordo com os objetivos traçados em cada projeto. Venda on-line não é o único retorno esperado. Um site é mais do que o endereço virtual de uma marca na web. Um site deve mostrar aos usuários tudo o que empresa pode lhes passar.

10 Site: contato com o consumidor O site é o maior tempo - disparado - de contato entre sua marca e seu consumidor, além de ser mais barato do que uma página na revista Veja ou um comercial no Jornal Nacional, trazendo o mesmo impacto. Entretanto, dependendo da marca ou produto, fazer um anúncio no jornal de seu bairro pode trazer um excelente retorno e sair mais em conta do que um site.

11 Por que ter um site? Porque ter um site é um ponto fundamental de contato com o seu consumidor, seu público alvo, influenciador e decisor. Não apenas pelo valor de inserção, mas principalmente pelo tempo de exposição que sua marca tem com o consumidor. Não haverá nenhum vendedor para explicar nada ao consumidor, por isso o site deve ser ideal para sanar todas as dúvidas do consumidor, que está mais exigente por ter acesso a muita informação.

12 Site: ferramenta de comunicação O site tem como obrigação comunicar. Ele não deve ser feito apenas para ficar no ar, deve passar informação para aquelas pessoas que o acessam. Tornar o site a referência de um determinado assunto traz mais usuários. Intranet: Funcionários incluem idéias. Wiki - evidenciado pelo Wikipédia: uma pessoa escreve uma idéia e outras pessoas colaboram para a melhoria dessas idéias. Todos ganham com isso, inclusive a empresa.

13 Divulgação de Sites "Colocar um site no ar e não investir em divulgação é a mesma coisa que ativar uma linha telefônica e não dar o número de telefone pras pessoas.“ Cadastro em buscadores. Índices: São os buscadores que mantém uma organização das páginas incluídas em sua base de dados por categorias, ou seja, têm um diretório navegável de temas.

14 Divulgação Motores de Busca: baseiam sua coleta de páginas em um robô que recorre constantemente à Internet à procura de páginas novas que ele vai introduzindo em sua base de dados automaticamente. Multibuscadores: têm uma base de dados própria, o que fazem é buscar a página em alguns motores de busca e índices, e unir combinando os resultados da busca nesses buscadores.

15 Mídia Online É toda e qualquer publicidade veiculada na internet. Vantagens: alta capacidade de segmentação: através da utilização de filtros a partir dos perfis de usuário e hábitos de navegação; real mensuração dos resultados: através da análise de pageviews e cliques é possível determinar a quantidade de visualizações de uma campanha e seu efetivo retorno.

16 Link Patrocinado É um formato de anúncio publicitário veiculado na internet. Vantagens: Ao ser clicado leva o usuário para o site do anunciante; O anunciante paga apenas quando um usuário clica no anúncio. Esse valor é chamado de Custo por Clique (CPC); Anunciante determina o quanto quer investir por dia;

17 Newsletter É um tipo de publicação de distribuição regular a assinantes e que aborda geralmente um determinado assunto. Generalizam-se cada vez mais os boletins informativos distribuídos como mensagem eletrônica que o usuário pode receber via Internet após efetuar um cadastramento em algum site. geralmente enviados por correio eletrônico mas também podem ser enviadas por SMS, MMS ou outros tipos de comunicação eletrônica.

18 Newsletter Útil para manter todos aqueles que tenham alguma relação com a empresa atualizados, de forma simples e barata.

19 É a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto. E-MAIL MARKETING X SPAM mensagens enviadas com o consentimento do cliente permite ao destinatário a opção de se descadastrar caso não tenha mais interesse (opt-out)

20 Agência Online É responsável por criar e desenvolver portais, sites, intranets, hotsites, videocasts,podcasts, banners, ações de e-mail marketing, enfim por garantir a melhor presença online para as marcas de seus clientes. www.agenciaclickisobar.com.br www.ag2.com.br www.tv1.com.br www.alias.com.br

21 Cases Camiseteria Boticário Fun Os tempos são de engajamento. Não vale apenas divulgar a marca. O importante é engajar o consumidor, fazê-lo interagir com o produto. Este foi o mote da campanha que a TV1.Com criou para o Boticário para difundir a linha de produtos Fun. Em parceria com o site Camiseteria, que vende camisetas pela web, a promoção convocou o consumidor a criar estampas inspiradas nos produtos, com premiação em dinheiro e produtos. A ação foi um grande sucesso, com envio de 213 estampas, batendo o recorde do site nesse tipo de concurso.

22 Cases Hellmann’s Deleite Em junho de 2008, a TV1.Com lançou um novo casal sensação na internet: um pingüim e uma galinha-d'angola. Os dois estrelaram a campanha digital de Hellmann's Deleite, que marcou o início da segunda fase da campanha do produto, inspirada no conceito “combinações inesperadas”. No hotsite www.juntosefelizes.com.br, criado pela TV1.Com, o destaque foram os dois personagens lúdicos e carismáticos que representam uma junção inesperada e deliciosa, assim como Hellmann's Deleite, uma surpreendente combinação de maionese e leite. www.juntosefelizes.com.b http://www.youtube.com/watch?v=OpAKAgJ4xTY

23 Brief É um documento estratégico que as agências utilizam para coletar dados de seus clientes para o desenvolvimento de um projeto. O brief deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura.

24 Modelo de Brief Definição do objeto – website, hotsite, animação, etc; Pesquisas – definir o diferencial do projeto; Objetivos – claro, conciso, não pode faltar especifidade; Retorno do investimento – estimativa objetiva dos lucros que o projeto trará; Metodologia – é preciso segui-la para dar credibilidade ao projeto.

25 Brief Não existe um modelo ideal ou certo, o que existe são agências criando o seu próprio modelo de brief e a sua própria metodologia para recolher as informação do seu cliente.

26 Planejamento Requer um estudo aprofundado através de pesquisas e analises de mercado, perfil do público-alvo, concorrência, comunicação, tendências, tecnologias, novas mídias, etc. A web trouxe novas especializações para o já tão saturado mercado publicitário tradicional. Então com isso...passa um idéia, cria estratégias para alcance dos objetivos, mede cada passo do usuário na web, preocupa-se com atualização periódica.

27 Porque Planejar? Ligar o consumidor a marca. 86% estão satisfeitos com compras online 16% não consideram marcas que não estão no Google 60% compram pelo cartão de crédito Compram quando estão seguros com a loja online. Antes de comprar 60% acessa o site da loja e 58% considera rede sociais. 86% dos e-consumidores comparam preços e pesquisam sobre os produtos antes de comprar, desses 76% pesquisam online e compram na loja física. Consumidores compram 24 horas por dia, mas se concentram entre as 8h e 17h.

28 Planner É o profissional de planejamento. Reconhecer novidades e inovações. Formas de comunicação e mídias. Avaliar comportamentos e grupos. Pesquisas em todos os locais possíveis...na vida do consumidor. Entende consumidores, ou melhor, entende pessoas. Entendem o mundo digital e como cada ação pode influenciar o público-alvo.

29 Atribuições do Planner Entender o negócio do cliente. Estuda mercado e concorrência. Monitora o que se fala no ambiente digital e mensura resultados diariamente. Sabe que o mundo digital vai além do WWW. Entendem como o consumidor interage no mundo digital, tanto com as ferramentas (blog, redes sociais, google, site...) como com as marcas e é nesse cenário que trabalhamos visando o negócio do cliente. Analisa o que é relevante e elabora estratégias acompanhando o comportamento do usuário.

30 Sempre atento a: Entender o problema da empresa a ser resolvido e levar um diagnóstico para então ser traduzido em estratégias digitais que identificam e relacionam a marca ao consumidor. Mídias que influenciam o comportamento do consumidor, a percepção de mundo em que vivemos ou melhor, que ELES vivem. Não está mais tão fácil convencer o consumidor a comprar, seja no ambiente que for, pois independentemente se ele compra no site ou na loja física ele utiliza o Shopping e o Google como fontes de pesquisa!

31 O consumidor O e-consumidor tem muito mais acesso a informação do que aquele que está em uma loja. 61% dos jovens assistem TV navegando na web. Pessoas ficam em média no site 5 minutos, tempo para expor sua marca. Na TV são 30 segundos... Site não são apenas vendas.

32 O consumidor Entender como consumidores pensam, agem e interagem... Entender seus desejos e anseios e criar um mundo atrativo para eles... Elaborar estratégias mais aperfeiçoadas de comunicação com o cliente.

33 User Experience A User Experience ou Experiência do Usuário é uma estratégia de previsão de como as pessoas lidam com determinados produtos e serviços. Ela é advinda de outros estudos que são realizados previamente como as pesquisas de persona e grupos focais.

34 Web 2.0 Termo criado após o estouro da bolha (web 1.0) em 9 mar 2000; Termo criado por Tim O’reily, fundador da O’reily Media; Baseado na gestão colaborativa; Blogs, Wiki’s, Redes Sociais;

35 Insight do Planejamento Começa a partir do momento em que um planner recebe o briefing do atendimento. Insights: ver o interior de uma realidade que muitas vezes não é óbvia e compreender profundamente como o consumidor funciona.

36 ATUALIZAÇÃO o Qual a verdadeira importância da atualização de um site? A atualização do conteúdo é prioridade quando o site tem como objetivo a divulgação de produtos que estão em constante atualização, manter a lista de produtos atualizada e a cada dia aumentar esta lista de ítens disponíveis passa a impressão ao visitante de um site vivo. Porque um usuário entraria em um site que não muda o conteúdo? Está ai o sucesso dos blogs que tem atualizações diárias.

37 Conteúdo o O conteúdo é o que chama o usuário para dentro do site. Se esse conteúdo não é atualizado periodicamente, ele faz o inverso, ou seja, spanta o usuário. o As empresas devem se preocupar com o conteúdo do seus sites. Usando artifícios modernos como vídeos,historia da empresa, explicações do produto e etc.

38 VENDAS ONLINE o A venda de produtos online é a maneira mais rápida de gerar lucros. Mas não é única. Existem outras formas como através de cadastros, troca de informações entre outras.

39 Passos básicos As vendas online passam por 3 passos básicos. 1 - a compra é feita usuário e sistema. Não existem vendedores auxiliando, convencendo e etc. Portanto ele deve ter um bom nível de textos, imagens ou vídeos. 2 - a imagem do site deve passar seriedade e eficiência. Deve-se escolher bem a organização dos produtos na página,incluir preços, formas de contatos 3 – Presta atenção nos prazos e formas de entrega.

40 Processo de Compra Online A necessidade do consumidor. Pesquisa no Google sobre as marcas. Seleciona as marcas preferidas. Pesquisar: site de marcas; blogs e redes sociais; comparar preços. Conhecer as melhores condições. Selecionar onde vai comprar.

41 ESTRATÉGIAS A maioria dos sites hoje disponibilizam uma área para que os clientes possam avaliar o produto, assim quando um novo usuário entra no site pode ver a aceitação desse produto. Os sites custumam também separar seus produtos por categoria, como por exemplo a americanas.com que separa em “Telefonia”,”Eletronicos”, “Livros”,”Esporte e lazer”, etc. Faciltando assim que o cliente ache o protudo desejado.

42 ESTRATÉGIAS Muitos sites colocam também uma barra de busca, para que o cliente já vá direto no produto que procura. Outros utilizam-se de jogos para entreter o cliente enquanto o site carrega ou colocam músicas enquanto os clientes navegam no site. Entre muitas outras formas de “prender” e entreter seu cliente, fidelizando-o.

43 Planejamento Estratégico Digital Brief Site Divulgação - Email marketing - Redes Socias -... Atualização de Conteúdo Acompamento Estratégias Métricas


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