A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385"— Transcrição da apresentação:

1 O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385

2 Questões de compreensão
Quais são os países que detém de maior poder industrial? No que industrialização favoreceu para os países subdesenvolvidos estudado no capitulo anterior?

3 1. A localização industrial
ECONOMIAS DE AGLOMERAÇÃO Carvão mineral Aumento no preço da terra; nos impostos municipais; no custo dos serviços públicos de transportes, comunicações e energia; além de congestionamentos, poluição do ar, violência urbana. DESECONOMIAS DE AGLOMERAÇÃO (DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL) pág377 Recursos naturais Inglaterra Capital “A melhor localização é a que possibilita a maior rentabilidade” Mão de obra

4 Você sabe o que é Desconcentração industrial
Desconcentração industrial é o nome dado ao processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores, geralmente localizadas no interior. Com a super concentração do capital nas enormes manchas urbanas acabou ocorrendo uma forte elevação no preço dos imóveis, o congestionamento das redes de transporte e comunicações, esgotamento de reservas de matérias primas e energia e a elevação do custo de mão de obra fez com que a acontecesse esse processo com os EUA, Japão, União Europeia e China.

5 Interdependência A interdependência proporciona resultado desiguais entre as nações ricas e pobres, e os resultados estendem a todas populações. Como os países desenvolvidos investem muito mais em pesquisas que os subdesenvolvidos, dominam o avanço tecnológicos e descobertas científicas. Suas industrias atingem escalas mundiais, levando-os a fornecer seu produto e serviços por um valor mais elevado do que os produtos e serviços originados nos países menos desenvolvidos. CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

6 EUA No Brasil sofremos com as influências americanas, seja no modo de vida consumista, marcas de industrias americanas, rede de fast food bem como com a sua cultura. Quais são as influências que você sofre? CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

7 Algumas acusações sofridas pela Nike Mão de obra barata
Exploração do trabalho infantil Manipulação das massas Exemplo pág. 377 CECA = comunidade europeia do carvão e do aço. Fábrica da Nike na Coréia do Sul

8 Transnacionais O principal interesse de uma empresa em se instalar-se num país está no mercado consumidor, porém, quando se trata em um país em desenvolvimento as vantagens são maiores. CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

9 Cenários regionais pág.378
Estados Unidos: a reorganização territorial da indústria; CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

10 Cenários regionais pág.379
Japão: a desconcentração industrial; CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

11 O QUE SÃO OS ZAIBATSUS ? O crescimento econômico do Japão na Era Meiji e após a Segunda Guerra Mundial pág. 379, juntamente com a enorme concentração econômica e de renda da população japonesa fez com que os capitais reuniram-se em torno de alguns conglomerados nipônicos, conhecidos como zaibatsus. Entre eles estão: Honda, Toyota, Mazda, Mitsubishi, Suzuki, Subaru e Daihatsu.

12 Japão É uma multinacional japonesa, sendo o quinto maior conglomerado de mídia do planeta. Ela fabrica uma infinidade de produtos eletrônicos. CECA = comunidade europeia do carvão e do aço. Sony Corporation

13 Principais parceiros comerciais
Estados Unido; China; Europa Ocidental; Sudeste Asiático. CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

14 Cenários regionais pág.380
União Europeia: rumo à integração industrial? CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

15 Desconcentração industrial Europa

16 Cenários regionais pág.384
China: uma nova potência industrial; Industrialização Chinesa Baixos salários Pequenos custos de produção Recursos minerais Petróleo Termelétricas e hidrelétricas

17 Desta forma dizemos que :
Devemos lembrar que o modo capitalista, aberto ao mercado, organiza a economia chinesa, enquanto a política é controlada pelo governo totalitário próprio do regime comunista reprimindo manifestações e greves, fator atrativo para grandes grupos comerciais. Desta forma dizemos que : A CHINA POSSUÍ UM SISTEMA ECONOMICO CHAMADO DE “ SOCIALISMO DE MERCADO”.

18 China x EUA

19

20 Cenários regionais Tigres asiáticos: Rápido desenvolvimento industrial e social. (Taiwan, Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul)


Carregar ppt "O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google