A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS. Necessidades humanas ilimitadas X Recursos produtivos escassos Escassez Escolha O que e quanto produzir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS. Necessidades humanas ilimitadas X Recursos produtivos escassos Escassez Escolha O que e quanto produzir."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS

2 Necessidades humanas ilimitadas X Recursos produtivos escassos Escassez Escolha O que e quanto produzir Como Produzir Para quem Produzir

3 OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS Expectativa de obter lucro. O que produzir e em quais quantidades O que produzir e em quais quantidades: Mão-de-obra especializada; Matéria-prima;

4 OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS O que produzir e em quais quantidades, no ponto de vista da sociedade com as opções da Política Econômica O que produzir e em quais quantidades, no ponto de vista da sociedade com as opções da Política Econômica: Usina Hidrelétricas; Estradas; Produção de Grãos; Habitações Populares.

5 OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS Como produzir: Os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção; Conhecimento tecnológico; Escolha das técnicas; Mão-de-obra barata.

6 OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS Para quem produzir: A decisão é tomada pelas empresas, em função da expectativa de realizar lucro; Mercado.

7 ECONOMIA SISTEMAS ECONÔMICOS

8 SISTEMA ECONÔMICO É a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade;

9 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS SISTEMA CAPITALISTA ou Economia de Mercado; SISTEMA CAPITALISTA ou Economia de Mercado; SISTEMA SOCIALISTA ou Economia Centralizada; SISTEMA SOCIALISTA ou Economia Centralizada; O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência.

10 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS SISTEMA CAPITALISTA ou Economia de Mercado: É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.

11 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS SISTEMA SOCIALISTA ou Economia Centralizada: As questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central planejado.

12 SISTEMAS ECONÔMICOS AS PESSOAS UTILIZAM BENS E SERVIÇOS EM BUSCANDO DE UMA MELHORIA NO PADRÃO DE VIDA E BEM-ESTAR. SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO; DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE TODOS OS BENS E SERVIÇOS;

13 SISTEMAS ECONÔMICOS Elementos Básicos: Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção; Unidades de Produção (empresas); Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais (base da organização da sociedade).

14 SISTEMAS ECONÔMICOS ECONOMIA MISTA A partir de 1930, passaram a predominar os sistemas de ECONOMIA MISTA, no qual ainda prevalecem as forças de mercado, mas com a atuação do Estado. ECONOMIAS CENTRALIZADAS Nas ECONOMIAS CENTRALIZADAS, essas questões são decididas por um órgão central de planejamento.

15 ECONOMIA A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO

16 A curva de possibilidades de produção (CPP), expressa a capacidade máxima de produção da sociedade.

17 A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO Possibilidades de Produção Alternativas de Produção Feijão (50 Milhões ha) Soja ( 50 Milhões ha) ABCDEABCDE

18 A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO CUSTO DE OPORTUNIDADE CUSTO DE OPORTUNIDADE: CUSTO DE OPORTUNIDADE A transferência dos fatores de produção de um bem A para produzir um bem B implica um CUSTO DE OPORTUNIDADE que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem A para produzir mais o bem B.

19 A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO Fronteira das possibilidades de Produção Fronteira das possibilidades de Produção: Soja Feijão


Carregar ppt "ECONOMIA OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS. Necessidades humanas ilimitadas X Recursos produtivos escassos Escassez Escolha O que e quanto produzir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google