A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B."— Transcrição da apresentação:

1 Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

2 SciELO - Scientific Eletronic Library Online :  É uma biblioteca electrónica desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo, em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - que abrange uma colecção seleccionada de periódicos científicos do Brasil.  A partir de 2002, o projecto passa a contar com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.  Tem por objectivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato electrónico. Com o avanço das actividades do projecto, novos títulos de periódicos estão a ser incorporados na colecção da biblioteca. Out-15 2 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

3 Implementar uma biblioteca electrónica que possa proporcionar um amplo acesso a colecções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. Out-15 3 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

4 Out-15 4 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

5 O acesso aos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca. Out-15 5 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

6  A colecção de periódicos;  E a textos completos dos artigos. Out-15 6 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

7 O acesso é feito através de:  uma lista alfabética de títulos;  por meio de uma lista de assuntos;  ou ainda, por um módulo de pesquisa de: - títulos dos periódicos; - por assunto; - pelos nomes das instituições que publicam; - ou ainda pelo local de publicação. Out-15 7 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

8 O acesso é feito através de:  Um índice de autor e um índice de assuntos;  Ou por meio de um formulário de pesquisa de artigos, que procura os elementos que o compõem, tais como: -autor; -palavras do título; -assunto; -palavras do texto; -ou ano de publicação. Out-15 8 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

9  Arquitectura Arquitectura  Ciências Agrárias Ciências Agrárias  Ciências Biológicas Ciências Biológicas  Ciências da Saúde Ciências da Saúde  Ciências da Terra Ciências da Terra  Ciências Exactas e da Terra Ciências Exactas e da Terra  Ciências Humanas Ciências Humanas  Ciências Jurídicas Ciências Jurídicas  Ciências Sociais Ciências Sociais  Ciências Sociais Aplicadas Ciências Sociais Aplicadas  Engenharias Engenharias  GeoCiências GeoCiências  Linguística, Letras e Artes Linguística, Letras e Artes  Matemática Matemática  Oceanografia Oceanografia  Química Química Out-15 9 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

10 Out-15 10 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

11 * Continuamos a ter dois tipos de acesso. Out-15 11 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

12 Out-15 12 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

13 Out-15 13 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

14 Out-15 14 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

15 Out-15 15 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

16 Out-15 16 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

17 Out-15 17 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

18 11 - Objectivos do Projecto; 22 - Comité Consultivo; 33 – Critérios; 44 - Objectivo da colecção; 55 - Procedimentos para inclusão das revistas científicas na colecção; 66 - Resultados do processo de selecção de periódicos; Critérios expostos nesta apresentação Out-15 18 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

19  O projecto SciELO visa disponibilizar trabalhos científicos em diversas áreas do conhecimento, podendo assim contribuir para uma maior utilização e difusão da informação. Out-15 19 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

20  Consiste em promover as revistas científicas portuguesas de qualidade;  Difundir mundialmente a produção científica nacional, de maneira a ficar acessível, de forma gratuita e em texto integral, a toda a comunidade científica nacional e internacional. Out-15 20 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

21  Para atingir esses objectivos é importante : * promover e aperfeiçoar a comunicação científica nacional em todos os seus aspectos. COMO? - Identificando, estimulando e desenvolvendo uma colecção de periódicos científicos, em níveis de qualidade reconhecidos pelos padrões internacionais. Assim, quer os critérios de avaliação de periódicos, quer as políticas e procedimentos para a sua aplicação, constituem uma linha de acção fundamental do Projecto SciELO Portugal. Out-15 21 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

22 A aplicação da Metodologia SciELO, determinou a constituição do Comité Consultivo Nacional que procede à selecção das revistas científicas que pretendem integrar no projecto. O Comité Consultivo SciELO Portugal é presidido pelo Director do GPEARI - Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais e é constituído por individualidades de reconhecido mérito científico, nas diferentes áreas do saber e por representantes de editores de revistas científicas. Out-15 22 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

23  O Comité Consultivo SciELO Portugal avalia as publicações a integrar na colecção SciELO de acordo com os seguintes critérios : Out-15 23 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

24  Carácter científico  Arbitragem por pares  Conselho editorial  Periodicidade  Duração  Pontualidade  Título, resumo e palavras-chave  Normalização  Afiliação de autores Out-15 24 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

25  A colecção SciELO Portugal é uma colecção multidisciplinar que inclui revistas científicas predominantemente de artigos resultantes de pesquisa científica original e outra.  O processo de revisão e aprovação das contribuições deve ser feito por pares. Out-15 25 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

26  Sendo um objectivo da unidade SciELO Portugal recuperar números anteriores, sempre que tal se revele possível. As contribuições podem estar escritas nos idiomas inglês, português e espanhol. Out-15 26 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

27  scielo.php.htm scielo.php.htm  http://www.scielo.org/php/index.php?la ng=pt http://www.scielo.org/php/index.php?la ng=pt  http://www.scielo.oces.mctes.pt/?lang= pt http://www.scielo.oces.mctes.pt/?lang= pt Out-15 27 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

28  Andreia Oliveira  Emília Rodrigues  Ricardo Moreira  Susana Lima Out-15 28 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.


Carregar ppt "Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google