A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA. O organismo como o conhecemos hoje: - Possibilidades e Limitações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA. O organismo como o conhecemos hoje: - Possibilidades e Limitações."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA

2 O organismo como o conhecemos hoje: - Possibilidades e Limitações

3 A psicologia estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende, como esta aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por vários fatores, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las.

4 ... Estuda o desenvolvimento do ser humano em todos seus aspectos: físico- motor, intelectual, afetivo-emocional e social –desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. As mudanças podem ser biológicas, psicológicas e até social, todas inerentes a nossa condição humana.

5 Assim, o DH está delimitado ao estudo dos processos de mudanças, ou seja, a transição entre os fatores internos e externos que determinam, estimulam ou interferem nessas mudanças. Fatores internos – hereditariedade, biológicos. Fatores externos - meio ambiente.

6 - Conceito de DH: é a caracterização da relação temporal que inclui passado, presente e futuro do ser humano em desenvolvimento. É um processo global, unificado e inter-relacionado. - Verificação do DH: o desenvolvimento pode ser observado através do comportamento humano, enquanto uma resposta, um produto do desenvolvimento.

7 Sociedade Família Escola Criança

8 Quais as condições para o desenvolvimento humano?

9  Adaptação Resposta de um organismo para determinada variação das condições externas. Reorganização das capacidades individuais nonível: - orgânico - comportamental

10  Maturação Conjunto das transformações sucessivas verificadas em tecidos, órgãos ou sistemas, na direção de um estado maturo. É o resultado da manifestação de características individuais, através de um processo fisiológico, e sob os efeitos do tempo.

11  Crescimento Modificação quantitativa das estruturas morfológicas. É o conjunto das transformações relacionadas aumento de tamanho e formas do organismo.

12  Desenvolvimento É o conjunto dos processos de transformação dos organismos. Consiste numa relação entre a Maturação e a Aprendizagem, expressa numa motricidade mais elaborada e num melhor ajustamento do comportamento às características circunstanciais do envolvimento.

13 Dimensões do Desenvolvimento Humano Identificam-se 4 grandes áreas ou dimensões: físico e motor; social; cognitivo; afetivo.

14 Desenvolvimento físico e motor: inclui os fundamentos genéticos, o crescimento físico de todos os componentes do corpo, as mudanças no desenvolvimento motor, os sentidos e todos os sistemas orgânicos;

15 Desenvolvimento cognitivo: inclui todas as mudanças nos processos intelectuais de pensamento, aprendizagem, memória, julgamento, solução de problemas e comunicação;

16 Desenvolvimento afetivo ou emocional: inclui todas as mudanças no desenvolvimento do apego, confiança, amor, afeição, formação do autoconceito, da imagem corporal, da autoestima, estresse;

17 Desenvolvimento social: inclui todas as mudanças na socialização, na moralidade, nas relações com interpessoais, papéis sociais e trabalho.

18 Teorias sobre o Desenvolvimento Humano Fala-se em duas dimensões para compreender e relacionar as diversas teorias sobre o desenvolvimento. A primeira dimensão se refere a teorias que propõem estágios de desenvolvimento – sequências. A segunda se refere à distinção entre mudanças qualitativas e quantitativas.

19 De um lado as teorias que propõem a mudança que ocorre com o aumento de idade não sendo apenas qualitativa, mas tendo uma meta e envolvendo mudança estrutural. Do outro lado, as teorias que entendem as mudanças que ocorrem com a idade como quantitativas, sem possuir uma meta nem mudança estrutural.

20 Um grupo enfatiza uma mera mudança, ao passo que outro, um desenvolvimento, uma reestruturação sistemática das habilidades ou características dos indivíduos, à medida que a idade aumenta.

21  TEORIAS BIOLÓGICAS Os padrões de desenvolvimento e as tendências de comportamento são parciais ou inteiramente programados pelos genes e por alterações fisiológicas; A programação genética é mais importante que a influência ambiental, o que não quer dizer que ela não exista; Trabalham bastante com a idéia de estágios de desenvolvimento, organizados e seqüenciados biologicamente; Teoria de maior alcance: Gessel.

22  TEORIAS COMPORTAMENTAIS OU DA APRENDIZAGEM Enfatizam o papel dominante do ambiente sobre o desenvolvimento; O comportamento é determinado através do condicionamento exercido socialmente; A aprendizagem também está envolvida numa ampla gama de comportamentos, através da modelagem uma pessoa pode adquirir atitudes, valores, maneiras de resolver problemas, etc; Trabalham mais com seqüências de desenvolvimento; Teorias de maior alcance: Bandura, Pavlov, Skinner ;

23  TEORIAS PSICANALÍTICAS Enfatizam o comportamento humano a partir de seus processos da personalidade; O comportamento é governado por processos inconscientes e conscientes; O desenvolvimento é governado por estágios e cada estágio centrado numa determinada forma de tensão ou tarefa específica a ser superada, para que a pessoa passe para o estágio seguinte; A pessoa se movimenta através dos estágios, resolvendo cada tarefa, reduzindo cada tensão tão bem quanto possível, numa seqüência ideal; O grau de sucesso de uma pessoa em satisfazer as exigências dos vários estágios depende das interações com outras pessoas; Teorias de maior alcance: Freud, Erikson, Jung.

24  TEORIAS COGNITIVISTAS Enfatizam o desenvolvimento da cognição; O desenvolvimento depende, primordialmente, das explorações aos objetos do meio (pessoas e materiais); O comportamento depende tanto dos fatores internos quanto externos; O ser humano é participante ativo em seu processo de desenvolvimento, daí serem chamadas também de construtivistas, pois cada um constrói o seu desenvolvimento; Teorias de maior alcance: Piaget, Vygotsky, Wallon.

25 INATISMO Concepções sobre a relação desenvolvimento aprendizagem: AMBIENTALISMO INTERACIONISMO

26 O que é aprendizagem?

27 Aprendizagem É um tipo particular de adaptação, consistindo numa alteração durável da resposta como conseqüência da prática. A aprendizagem requer condições básicas do organismo para que possa ocorrer. A aprendizagem é uma aquisição de competências devida à prática, mesmo que não se exprima numa melhor performance.

28 Aprendizagem ? Quais critérios para avaliar se houve ou não aprendizagem? Como otimizar o processo de aprendizagem?

29 Aprendizagem: Alterações na forma, padrões de comportamento.

30 DIMENSÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM a) EMOCIONAL- está ligada ao desenvolvimento afetivo e sua relação com a construção do conhecimento e a expressão deste através de uma produção gráfica ou escrita. A psicanálise é a área que embasa esta dimensão, trata dos aspectos inconscientes envolvidos no ato de aprender, permitindo- nos levar em conta a face desejante do sujeito.

31 O não aprender pode expressar uma dificuldade na relação da criança com seu grupo de amigos ou com a sua família, sendo o sintoma de algo que não vai bem nesta dinâmica.

32 B) cognitiva - está relacionada ao desenvolvimento das estruturas cognitivas. No domínio desta dimensão, estão: a memória, a atenção, a percepção e outros fatores que usualmente são classificados como fatores intelectuais.

33 A Epistemologia e a Psicologia Genética são as áreas de pano de fundo para este aspecto. Encarrega- se de analisar e descrever o processo construtivo do conhecimento pelo sujeito em interação com os outros objetos.

34 C) orgânica --está relacionada à constituição biofisiológica do sujeito que aprende. A medicina e, em especial, algumas áreas específicas contribuem para o embasamento deste aspecto.

35 Sujeitos com alteração nos órgãos sensoriais terão o processo de aprendizagem diferente de outros, pois precisam desenvolver outros recursos para captar material para processar as informações.

36 A Lingüística é a área que atravessa todas as dimensões. Apresenta a língua enquanto código disponível a todos os membros de uma sociedade e a fala como fenômeno subjetivo, evolutivo e historiado de acesso à estrutura simbólica.

37 Nenhuma dessas áreas surgiu para responder especificamente a questões da aprendizagem humana. No entanto, fornecem meios para refletirmos cientificamente e operarmos no campo psicopedagógico.

38 D) SOCIAL E PEDAGÓGICO está relacionada à perspectiva da sociedade, onde estão inseridas a família, o grupo social e a instituição de ensino. Encarrega-se da constituição dos sujeitos, que responde às relações familiares, grupais e institucionais, em condições socioculturais e econômicas específicas e que contextualizam toda a aprendizagem

39 Qual a relação da aprendizagem e do desenvolvimento ?

40

41 TEORIAS COGNITIVISTAS A criança: se desenvolve interagindo com o meio social. Constrói sua identidade e personalidade na relação com o outro. Aprende por meio da interação com os objetos de conhecimento. Produz cultura e conhecimento a partir de sua realidade. Compreende e ressignifica a realidade vivida por meio das brincadeiras.

42 Aprendizagem e desenvolvimento aprendizagem essencial ao ser social desenvolvimento: maturação biológica (depende do sistema nervoso); e aprendizagem (necessária para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores – consciência, intenção, planejamento, ações voluntárias). aprendizagem produz desenvolvimento de um esquema intelectual.


Carregar ppt "PSICOLOGIA. O organismo como o conhecemos hoje: - Possibilidades e Limitações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google