A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚCLEO DA CÉLULA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚCLEO DA CÉLULA."— Transcrição da apresentação:

1 NÚCLEO DA CÉLULA

2 NÚCLEO Descoberto por Robert Brown (1773 – 1858) => “fundamental às células” Presente somente (?) nas células eucarióticas FORMA e QUANTIDADE: Depende da célula em que se encontra. Ex:

3 NÚCLEO Função: Regular as reações químicas dentro das células; Armazenar o material genético. DESCOBERTA Merotomia (Balbiani)

4 COMPONENTES DO NÚCLEO Dividido em 4 partes:
CARIOTECA (ENVELOPE NUCLEAR); CROMATINA; NUCLÉOLO; NUCLEOPLASMA (CARIOLINFA)

5 COMPONENTES DO NÚCLEO a) CARIOTECA (ENVELOPE NUCLEAR)
Delimita o espaço intra-extracelular; Estrutura Complexa: 2 MP justapostas + Lâmina Nuclear + Poro

6 COMPONENTES DO NÚCLEO b) CROMATINA
Do grego chromatos (cor), pois coram-se facilmente e se destacam das outras partes da célula; Formado por um conjunto de filamentos (cromonemas); Divide-se de acordo com a intensidade do corante: HETEROCROMATINA => Coloração mais intensa (+ condensada) EUCROMATINA => Coloração menos intensa (- condensada)

7 COMPONENTES DO NÚCLEO c) NUCLÉOLOS
Massas densas e arredondadas presentes dentro do núcleo; NÃO tem Membrana Plasmática; produzem aglomeração RNAr + proteínas Cromossomos ==========> RNA Ribossômico ========> Ribossomos maduros em direção Ribossomos ========> saída do núcleo =============> Citoplasma

8 COMPONENTES DO NÚCLEO d) NUCLEOPLASMA (CARIOLINFA)
Solução aquosa que envolve a cromatina e os nucléolos; Colóide formado por H20 + Íons, moléculas de ATP, nucleotídeos e enzimas;

9 OS CROMOSSOMOS

10 CROMOSSOMOS

11 Tipos de Cromatina Eucromatina, que consiste em DNA ativo, ou seja, que se pode expressar como proteínas e se apresenta esticada. Heterocromatina, que consiste em DNA inativo e que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular e aparece condensada.

12 CROMOSSOMOS Cromátides irmãs

13 CROMOSSOMOS

14 CONCEITOS Células HAPLÓIDES (N) Células DIPLÓIDES (2N)

15 Cromatina Sexual É o nome dado ao cromossomo X inativo e condensado das células que constituem as fêmeas de mamíferos. A presença ou não de cromatina sexual permite análise com diagnóstico citológico do sexo genético.

16 O Cromossomo é formado por cromátides ligadas pelo centrômero
O Cromossomo é formado por cromátides ligadas pelo centrômero. Quando a célula está prestes a se dividir, as cromátides se duplicam formando cromátides-irmãs (que até que ocorra a separação final, ficam unidas pelo centromêro)

17 Cariótipo É o conjunto de todos os cromossomos presentes no núcleo da célula de um organismo. O estudo do cariótipo (forma, tamanho e número de cromossomos de uma pessoa) pode ajudar no diagnóstico pré-natal ou pós-natal de aberrações genéticas.

18 Cariótipo É o estudo da constituição cromossômica dos seres vivos. Na espécie humana, é composto de 46 cromossomos, em 23 pares (22 pares de autossomos e o par sexual), permitindo a análise das anomalias numéricas ou estruturais dos cromossomos.

19 Cariótipo Feminino

20 Genoma É o conjunto de genes representados através dos cromossomos (n)
No ser humano: 2n=46 cromossomos – células diplóides ou somáticas n=23 cromossomos – células haplóides ou gametas

21 Nos gametas (n) o número de cromossomos se reduz na metade.


Carregar ppt "NÚCLEO DA CÉLULA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google