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 Bruno Veríssimo de O. Silvanº 050263  Felipe de Carvalho Moralesnº 030533  Gustavo Simões Aguiarnº 050973  Lucas V. Matos Além Silveiranº 065193 

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1  Bruno Veríssimo de O. Silvanº 050263  Felipe de Carvalho Moralesnº 030533  Gustavo Simões Aguiarnº 050973  Lucas V. Matos Além Silveiranº 065193  Matheus dos Santos Pradonº 031043  Nilton E. M. Moçambiquenº 052553  Rafael V. de A. Souzanº 052223  Victor Seiti Kameyamanº 051983

2  Introdução:  Alguns argumentam que o termo trata-se de uma contradição.  3 níveis distintos  Abordagem estratégica  Abordagem tática  Abordagem operacional  Foco: Gestão da função de operações dentro das organizações de serviço

3  No passado: acreditava-se que para definir função de operações, bastava uma gestão a curto prazo  Problemas:  Não analisava-se interface com outras funções  Gestão muito operacional

4  Pós Segunda Guerra  Eua – Posição de destaque no cenário mundial – gera uma acomodação  Japão – Grandes esforços levam ao país a um crescimento sem precedentes – produtos com melhor preço e qualidade SURPREENDENTEMENTE  Aparecem críticas nos EUA  Manufatura excessivamente reativa e operacional – necessita-se de um tratamento ESTRATÉGICO

5  Exemplo: Varig  Conta com milhões de dólares apenas em uma pequena amostra de seus estoques  Porém isto não torna a função de operações mais importante que em outras empresas

6  Segundo Skinner, uma organização e gerência de operações produtivas não é algo padrão:  Depende da forma que se decide competir no mercado  Conceito de Trade-offs:  Não é possível melhorar em todos aspectos ao mesmo tempo

7 Conceito: surgiu no final dos anos 70 Objetivo: Garantir que a função de gerenciar os processos de produção e entrega de valor ao cliente seja alinhada com a intenção estratégica da empresa quanto ao mercado que pretende atuar.

8  Apoio para a estratégia empresarial  Implementação da estratégia empresarial  Impulsionadora da estratégia empresarial.

9  Esclarecer os objetivos de desempenho ligados à produção  Desenvolver recursos para estabelecer condições necessárias a implementação da estratégia.  Organizar e treinar funcionários.  Desenvolver relacionamentos com fornecedores.

10  É a produção que coloca em prática a estratégia.  Supervisionar o andamento  Organizar a implementação

11  Para dar certo é primordial analisar elementos externos: cliente, fornecedores, concorrência  Fuga do Taylorismo: não existe uma forma para se fazer o trabalho – tudo depende do ambiente que se atua

12  Estratégia é um padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e têm o objetivo de fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo.  Gestão de Operações: gerenciamento dos recursos e processos produtivos

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16  Nos anos recentes, tem-se um cenário econômico e industrial turbulento  Mudanças TENDEM a ocorrer. Isto prejudica o planejamento a longo prazo  Dois principais métodos usados por gestores:  1) Flexibilidade: lidando com os efeitos da mudança já ocorrida  2)Controle: controlando para que não ocorra a mudança

17  Alguns exemplos de controle de mudanças  A) Focalizar – Estratégia adotada pelo Mc´Donalds – utiliza uma gama estreita de produtos e serviços  B) Delegar/Subcontratar: Um hospital que contrate uma outra empresa para lidar com as diversas operações em seu OS – Restringi-se as mudanças com as quais tem que lidar no futuro

18 C) Negociar/Promover: Interação com o cliente. Reduzindo assim as mudanças que ele pode demandar  D) Manter/Atualizar/Treinar: Manutenções preventivas para lidar com máquinas quebradas – Hopi Hari utiliza as segundas-feiras este procedimento.  Treinar: treinamento de funcionários – Reduz incertezas nas tomadas de decisão e comportamento.

19  Flexibilidade de Produto: habilidade de desenvolver ou modificar produtos e processos  Flexibilidade de Mix: habilidade de fazer um mix de serviços em um dado tempo  Flexibilidade de Volume: habilidade de mudar o nível de saída do processo para determinado mix de produtos  Flexibilidade de Entrega: quão a empresa é capaz de mudar seus prazos de entrega de acordo com a demanda

20  Analisa simultaneamente os aspectos de desempenho de acordo com o cliente  Critérios ganhadores de pedidos  Critérios qualificados  Critérios menos importantes  Analisa o desempenho competitivo da operação  Comparação da quantidade horas-homem de trabalho

21 OBRIGADO


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