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PublicouSarah Castilhos de Paiva Alterado mais de 8 anos atrás
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SEMINÁRIO SINAN – Sistema de informação,de agravo e de notificação.
COMPONENTES: Marcus Vinicius Andreza Kamila Luana Lorena Dantas Ruth Maia
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Tuberculose Introdução Histórico Calamidade negligenciada
1993 : DOTS ( Directly observed treatment) Integração do cuidado a saúde primária – contínuas reformas no setor saúde
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DOTS 5 Pilares: Detecção de casos por baciloscopia entre sintomáticos respiratórios que demandam os serviços gerais de saúde Tratamento padronizado de curta duração Fornecimento regular de drogas Sistema de registro e informação que assegure a avaliação do tratamento Compromisso do governo colocando o controle da tuberculose como prioridade entre as políticas de saúde
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DOTS No Brasil 1998 ,implantado o Dots proposto pela PCNT(plano nacional de controle da tuberculose) Lei Orgânica de Saúde organização e coordenação do sistema de informação em saúde SINAN(Sistema de informação de Agravo de notificação) -> principal fonte de registros de doenças transmissíveis
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SINAN O que o SINAN permite?
1. Acompanhamento da situação epidemiológica dos casos de tuberculose 2. Realização do diagnóstico 3. Conhecer os casos de cura, abandono e óbito 4. Formas clinicas mais incidentes 5. Distribuição geográfica dos casos
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DOTS Paraíba DOTS 1999 Resultados da estratégia DOTS na paraíba(2006) Aumento do percentual de cura67,8% para 92% Menor taxa de abandono 16,6% para 2%
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OBJETIVO DO ARTIGO Conhecer a percepção dos coordenadores da PCT de 6 municípios paraibanos quanto à utilização do SINAN como instrumento da estratégia DOTS. Municípios: João Pessoa(capital),Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, Patos e Cajazeiras
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Abordagem qualitativa -> entrevista semi-estruturada
Método Abordagem qualitativa -> entrevista semi-estruturada Fases: Pré análise 2. Transcrição das entrevistas e organização dos dados 3. Análise propriamente dita
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Utilização do SINAN como instrumento de avaliação e planejamento para o controle da tubeculose
Descentralização - democratização da informação Permite: planejamento da saúde, definição das prioridades de intervenção e a avaliação do impacto das decisões
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Utilização do SINAN como instrumento de avaliação e planejamento para o controle da tubeculose
Avaliação mensal (preenchimento dos registros e do livro de controle do tratamento) Informações enviadas ao 1º nível informatizado do SINAN
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Dificuldades no manejo do SINAN como ferramenta para o controle da tuberculose
Deficiência no preenchimento das fichas de notificação da tuberculose gerando: Sub-notificação 2. Diagnóstico equivocado 3. Intervenções distanciadas no quadro real 4. Prejuízo na qualidade do preenchimento(falta de capacitação profissional) 5.
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7. Qualificação insuficiente de recursos humanos
Dificuldades no manejo do SINAN como ferramenta para o controle da tuberculose 5. Falta de integração entre os profissionais do setor de vigilância epidemiológica 6. Falta de alguns profissionais em lidar com os recursos de informática(falta da infra-estrutura de informática) 7. Qualificação insuficiente de recursos humanos 8. Deficiência no fluxo das informações
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CONCLUSÃO É fundamental o compromisso do gestor local para superar as fragilidades identificadas, pois as mesmas podem comprometer a eficácia da estratégia DOTS.
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