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SEMINÁRIO SINAN – Sistema de informação,de agravo e de notificação.

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1 SEMINÁRIO SINAN – Sistema de informação,de agravo e de notificação.
COMPONENTES: Marcus Vinicius Andreza Kamila Luana Lorena Dantas Ruth Maia

2 Tuberculose Introdução Histórico Calamidade negligenciada
1993 : DOTS ( Directly observed treatment) Integração do cuidado a saúde primária – contínuas reformas no setor saúde

3 DOTS 5 Pilares: Detecção de casos por baciloscopia entre sintomáticos respiratórios que demandam os serviços gerais de saúde Tratamento padronizado de curta duração Fornecimento regular de drogas Sistema de registro e informação que assegure a avaliação do tratamento Compromisso do governo colocando o controle da tuberculose como prioridade entre as políticas de saúde

4 DOTS No Brasil  1998 ,implantado o Dots proposto pela PCNT(plano nacional de controle da tuberculose) Lei Orgânica de Saúde  organização e coordenação do sistema de informação em saúde SINAN(Sistema de informação de Agravo de notificação) -> principal fonte de registros de doenças transmissíveis

5 SINAN O que o SINAN permite?
1. Acompanhamento da situação epidemiológica dos casos de tuberculose 2. Realização do diagnóstico 3. Conhecer os casos de cura, abandono e óbito 4. Formas clinicas mais incidentes 5. Distribuição geográfica dos casos

6 DOTS Paraíba DOTS  1999 Resultados da estratégia DOTS na paraíba(2006) Aumento do percentual de cura67,8% para 92% Menor taxa de abandono 16,6% para 2%

7 OBJETIVO DO ARTIGO Conhecer a percepção dos coordenadores da PCT de 6 municípios paraibanos quanto à utilização do SINAN como instrumento da estratégia DOTS. Municípios: João Pessoa(capital),Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, Patos e Cajazeiras

8 Abordagem qualitativa -> entrevista semi-estruturada
Método Abordagem qualitativa -> entrevista semi-estruturada Fases: Pré análise 2. Transcrição das entrevistas e organização dos dados 3. Análise propriamente dita

9 Utilização do SINAN como instrumento de avaliação e planejamento para o controle da tubeculose
Descentralização - democratização da informação Permite: planejamento da saúde, definição das prioridades de intervenção e a avaliação do impacto das decisões

10 Utilização do SINAN como instrumento de avaliação e planejamento para o controle da tubeculose
Avaliação mensal (preenchimento dos registros e do livro de controle do tratamento) Informações enviadas ao 1º nível informatizado do SINAN

11 Dificuldades no manejo do SINAN como ferramenta para o controle da tuberculose
Deficiência no preenchimento das fichas de notificação da tuberculose gerando: Sub-notificação 2. Diagnóstico equivocado 3. Intervenções distanciadas no quadro real 4. Prejuízo na qualidade do preenchimento(falta de capacitação profissional) 5.

12 7. Qualificação insuficiente de recursos humanos
Dificuldades no manejo do SINAN como ferramenta para o controle da tuberculose 5. Falta de integração entre os profissionais do setor de vigilância epidemiológica 6. Falta de alguns profissionais em lidar com os recursos de informática(falta da infra-estrutura de informática) 7. Qualificação insuficiente de recursos humanos 8. Deficiência no fluxo das informações

13 CONCLUSÃO É fundamental o compromisso do gestor local para superar as fragilidades identificadas, pois as mesmas podem comprometer a eficácia da estratégia DOTS.


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