Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA
CONTEÚDO IV Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
2
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Gestão estratégica Análise Diretriz Formulação Implementação Controle Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
3
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Estratégias corporativas Estratégias de negócios Estratégias funcionais Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
4
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
BARNEY, Jay B. e HESTERLY, William S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, CERTO, Samuel C. e PETER, J. P. Administração estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. 3ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane e HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: Competitividade e globalização. 2ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, WRIGHT, P., KROLL, M. J. e PARNELL, J. Administração estratégica: Conceitos. São Paulo: Atlas, 2000. Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
5
ANÁLISE DE QUESTÕES CRÍTICAS
Quais são os propósitos e os objetivos da organização? Para onde a organização está indo no momento? Quais fatores ambientais críticos a organização enfrenta? O que pode ser feito para que os objetivos organizacionais sejam alcançados de forma mais efetiva no futuro? ANÁLISE DE QUESTÕES CRÍTICAS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
6
ANÁLISE DOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS
ANÁLISE EXTERNA OPORTUNIDADES AMEAÇAS ANÁLISE INTERNA FORTALEZAS FRAQUEZAS ANÁLISE DOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
7
ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
8
Estabilidade Crescimento Redução
Estratégias segundo Certo Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
9
CRESCIMENTO – AQUISIÇÕES
INTEGRAÇÃO DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL OU HORIZONTAL RELACIONADA OU CONCENTRADA OU NÃO RELACIONADA OU CONGLOMERADA Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
10
Estratégias segundo Ansoff
Penetração no mercado Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de produto Diversificação PRODUTOS PRODUTOS MERCADOS TRADICIONAIS NOVOS TRADICIONAIS MERCADOS NOVOS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
11
CRESCIMENTO - PARCERIAS
FUSÕES JOINT VENTURES Uma empresa se une a outra para formar uma nova organização. Uma organização trabalha com outra em um projeto específico. Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
12
Estratégias segundo Miles e Snow
Analítico Defensivo Prospectivo Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
13
? $ L ? ? Matriz BCG de Crescimento e Participação no Mercado Estrelas
Pontos de interrogação Vacas leiteiras Vira-latas ou Abacaxis PARTICIPAÇÃO DE MERCADO Matriz BCG de Crescimento e Participação no Mercado GRANDE PEQUENA CRESCIMENTO DO MERCADO GRANDE ? ? ? PEQUENO $ L Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
14
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
15
Diferenciação Custo Foco
Estratégias segundo Porter Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
16
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
EXERCÍCIO Analisar estratégias de estudos de casos apresentados em revistas (exame) 13/10/2010 Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.