A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª . Deyse Karla de Oliveira Martins

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª . Deyse Karla de Oliveira Martins"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: ALFABETIZAÇÃO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE
Profª . Deyse Karla de Oliveira Martins Profª. Departamento de Educação – Campus Assu/UERN

2 O QUE É PESQUISA? É procurar respostas para inquietações, ou para um problema. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente (MINAYO, 2001). É um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico (GIL, 2008).

3 ETAPAS DA PESQUISA O projeto de pesquisa deve, fundamentalmente, responder as seguintes perguntas (Rudio, 1986): O que pesquisar? Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar? Com que recursos? Pesquisado por quem?

4 Elaboração de Artigo Científico

5 DO QUE SE TRATA A ELABORAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO BEM ESCRITO ?
Idéia Idéia Artigo

6 DO QUE SE TRATA A ELABORAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO MAL ESCRITO?
Idéia 2 Idéia 1 Artigo mal escrito

7 O que é um artigo científico?
“Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2)

8 Para Lakatos e Marconi (2007) os artigos científicos têm as seguintes características: a) não se constituem em matéria de um livro; b)são publicados em revistas ou periódicos especializados; c)permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experiência.

9 Tal como em uma monografia, o papel de um artigo científico, fundamentalmente, deriva do próprio gênero do mesmo. Via de regra, podemos dividir os artigos em três gêneros: a) Artigo de revisão bibliográfica - Tal como o nome já indica, artigos científicos deste tipo são elaborados a partir da análise de referenciais teóricos ou fontes bibliográficas. Sua função principal é, partindo-se da síntese e da estruturação conceitual, ampliar o entendimento sobre o tema. Nas universidades, tais artigos científicos muitas vezes servem para ampliar a familiaridade do aluno com o conhecimento científico.

10 Artigos originais - A principal diferença é que, apesar de também se apoiarem em fontes bibliográficas, seu papel principal é destacar os resultados de uma pesquisa prática realizada pelo autor ou pelo grupo de trabalho deste. As diferenças residem na metodologia de elaboração, que foge do universo da leitura para a vida prática real. c) Artigos de divulgação - Os artigos científicos de divulgação, como o próprio nome indica, servem para comunicar ao público alvo algo que seja do interesse do autor. Estes não são muito comuns nos cursos de graduação e pós-graduação.

11 A partir dessas diferenças conceituais, pode-se ter uma ideia da complexidade do trabalho exigido, de modo que, desta forma, um artigo científico pode não ser mais simples ou fácil que uma monografia ou um TCC sobre o mesmo tema.

12 Definição de Artigo de Periódico:
“... trabalhos técnico-científicos, escritos por um ou mais autores, com a finalidade de divulgar a síntese analítica de estudos e resultados de pesquisas. Formam a parte principal em periódicos especializados e devem seguir as normas editorias do periódico a que se destinam. Os artigos podem ser de dois tipos: a) originais, quando apresentam abordagens ou assuntos inéditos; b) de revisão, quando abordam, analisam ou resumem informações já publicadas”. Normas para apresentação de Documentos Científicos, 2001.

13 FINALIDADES DO ARTIGO CIENTÍFICO
Comunicar os resultados de pesquisa, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das instituições a qual servem. Servir de medida nas decisões referentes à contratação, promoção e estabilidade no emprego. Refletir a análise de um dado assunto, num certo período de tempo. Servir de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar e transmitir algumas observações originais. Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.

14 REDAÇÃO DO ARTIGO E AS MOTIVAÇÕES DO AUTOR
“aquele que sabe o quê e como, provavelmente, escreve um bom trabalho, mas aquele que sabe o porquê não só escreve um ótimo artigo, como também sabe corrigir o próprio trabalho e o dos outros autores”. Artigo Científico: do desafio à conquista – Victoria Secaf, 2004.

15 ESTRUTURA RECOMENDADA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Título e subtítulo (se houver) Nome do(s) autor(es) Crédito(s) do(s) autor(es) - *nota de rodapé Resumo (no idioma do país) Palavras-chave ou descritores

16 Resumo Palavras-chave Breve currículo
Título do artigo Nome(s) do(s) autores Resumo Palavras-chave Breve currículo

17 ELEMENTOS TEXTUAIS São elementos que compõe o texto do artigo. Introdução (tema, objetivo, relevância) Desenvolvimento (metodologia, resultados e discussão) Argumentação ou fundamento lógico Conclusão

18 Definição do assunto tratado Objetivos da pesquisa
INTRODUÇÃO Definição do assunto tratado Objetivos da pesquisa Situar o tema do artigo Citações de acordo com a NBR 10520

19 Exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado
DESENVOLVIMENTO Exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado Citações de acordo com a NBR 10520

20 CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclusão ou Considerações finais correspondentes aos objetivos ou hipóteses, com base nos dados apresentados

21 Citação mais de 3 autores
Tabelas recebem numeração sequencial. Títulos são indicados acima da tabela.

22 REFERÊNCIAS Conjunto padronizado de elementos descritivos, que permite a identificação dos documentos consultados ou citados no artigo De acordo com a NBR 6023.

23 Espaçamento simples na referência
Título centralizado Espaçamento simples na referência 1 espaço simples em branco entre as referências Modelo de acordo com NBR 14724, de apresentação de trabalhos acadêmicos (Sistema de chamada autor-data)

24 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Cont. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Referências Apêndices (elaborados pelo autor) Anexos (documentos) Tradução do Resumo Tradução dos descritores Data

25 REFERÊNCIAS Conjunto padronizado de elementos descritivos, que permite a identificação dos documentos consultados ou citados no artigo De acordo com a NBR 6023.

26 A redação dos elementos textuais deve obedecer à seguinte formatação
Letra arial ou times new roman, O espaçamento deve ser 1,5 e a fonte tamanho 12. As páginas devem ser numeradas a partir da introdução, no canto superior direito da folha.

27 Para finalizar a atividade de hoje...
A escrita de um bom artigo depende de muito trabalho e não somente de uma boa ideia. Porém uma ideia que não necessariamente é brilhante pode dar um bom artigo, com bastante trabalho. MUITO TRABALHO

28 REFERÊNCIAS ALVES, M. B. M.; ARRUDA, S. M. de. Como elaborar um artigo científico. Disponível em: < Acesso em: 4 maio 2007. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008 MARCONI, A. M.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007. MINAYO, Maria CecÌlia de Sousa (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade Petrópolis: Vozes, 2001. SEVERINO, Antônio Joaquim Severino. Metodologia do trabalho cientÌfico. São Paulo: Cortez, 2001.


Carregar ppt "Profª . Deyse Karla de Oliveira Martins"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google