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MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade

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Apresentação em tema: "MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Modelo 8S É um Programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos e podem ser aplicados tanto na vida profissional como na vida pessoal. Pessoas que praticam este conceito tornam-se gerentes de si mesmas proporcionando uma melhora para a organização e para o mercado de trabalho. Ms Prof. João Ricardo

2 Após a implantação do 8S os seguintes resultados podem ser observados:
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade Após a implantação do 8S os seguintes resultados podem ser observados: Melhoria das condições de trabalho; Criação de um ambiente de qualidade; Melhoria e racionalização no uso de espaço físico, materiais, ferramentas, energia e insumos; Melhoria do moral dos colaboradores; Redução no índice de acidentes; Melhoria da qualidade e produtividade;  Redução no tempo de parada de máquinas;  Redução do absenteísmo. Ms Prof. João Ricardo

3 Histórico do 8S O 8S é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada ficou conhecida como “Housekeeping”. Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, criam no programa 8S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. Ms Prof. João Ricardo

4 Metodologia do Programa dos Oito Sensos (8S)
O Programa 8S deve ser implantado nas cinco etapas a seguir:  Primeira etapa : Senso de Determinação e União (Shikari Yaro).  Segunda etapa: Senso de Treinamento (Shido).  Terceira etapa: Sensos de Utilização (Seiri), Ordenação (Seiton) e Limpeza (Seiso).  Quarta etapa: Sensos de Bem-Estar (Seiketsu) e Autodisciplina (Shitsuke).  Quinta etapa: Senso de Economia e Combate aos Desperdícios (Setsuyaku) . Ms Prof. João Ricardo

5 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Cabe observar que, na terceira etapa, não existe uma exigência rigorosa e inflexível na ordem de implantação, pois muitas vezes enquanto se faz a limpeza e ordenação se organiza e ordena, e vice-versa. Na quarta etapa, os Sensos de Bem-Estar e Autodisciplina não são propriamente implantados, sendo em verdade uma conseqüência natural dos cinco Sensos anteriores. Ms Prof. João Ricardo

6 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
De forma parecida, na quinta etapa, o Senso de Economia e Combate aos Desperdícios vai se implantando aos poucos, proporcionalmente à conscientização das pessoas, especialmente após todos os Sensos estarem sendo praticados com eficácia. Deve ser ressalvada a importância da avaliação e controle de todas as etapas e Sensos de forma que com a retro-informação (feedback) o programa seja continuamente melhorado. Ms Prof. João Ricardo

7 Etapas do Programa 8S Determinação e Shikari Yaro União Shido
Treinamento (educação) Utilização Ordenação Limpeza Retroinformação Shido Seiri Seiton Seiso Seiketsu Shitsuke 5 S Bem estar Autodiciplina Economia e Combate aos Desperdícios Setsuyaku Ms Prof. João Ricardo

8 Senso de Determinação e União (Shikari Yaro).
Primeira Etapa: Senso de Determinação e União (Shikari Yaro). O Programa 8S começa por este Senso, pois é preciso que inicialmente haja a determinação ou conscientização da alta administração da empresa sobre a importância do Programa e os resultados a serem obtidos. Esta afirmativa é enfatizada em praticamente toda a literatura sobre qualidade e regra dos 8S. Em seguida deve-se obter a união de todos, para que através do planejamento, treinamento e trabalho em equipe o programa tenha êxito. Ms Prof. João Ricardo

9 Conscientização da alta Administração
Este primeiro "S" do Programa possui dez passos conforme na figura abaixo: Conscientização da alta Administração Reunião com diretores e gerentes Escolha do coordenador do Programa 8S Comunicação da Empresa a todos os funcionários Reunião entre gerentes, supervisores e funcionários Divulgação do Programa Plano para motivação dos funcionários Auditoria operacional do RH Plano de ações imediatas para problemas críticos Avaliação Ms Prof. João Ricardo

10 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA 8S
SENSO DE DETERMINAÇÃO E UNIÃO (SHIKARI YARO) Avaliadores (Diretores) Assinaturas Data avaliação atual Data avaliação anterior Item Fator ou passo Pergunta Nota Observações 1 2 3 4 5 A Conscientização da alta administração A diretoria leu livros, artigos, fez curso sobre o programa 8S e visitou outras empresas? B Reunião com diretores e gerentes A diretoria e os gerentes concordam que o programa é bom para a empresa? C Escolha do coordenador do programa A diretoria está satisfeita e concorda com as tomadas pelo coordenador? D Comunicação da empresa a todos os funcionários Os funcionários receberam e entenderam o que é o programa? E Reunião entre gerentes, supervisores e funcionários Os gerentes conseguiram com que os funcionários entendessem e apoiassem o programa? F Concurso interno para escolha da frase, slogan e símbolo do programa Os funcionários participaram do concurso? G Ações iniciais de mudança na empresa Os funcionários aprovaram as mudanças? H Auditoria Operacional de RH Os funcionários concordaram que a auditoria é válida para as mudanças? I Plano de ações imediatas para problemas críticos Os funcionários aprovaram as ações? Média Atual = A+B+C+D+E+F+G+H+I = 9 Média Anterior = Em relação à avaliação anterior, este resultado está:  Melhor  Pior  Igual Documento Nº: Revisão Data

11 Senso de Treinamento (Shido).
Segunda Etapa: Senso de Treinamento (Shido). Em conjunto com o Senso de Determinação e União, o Senso de Treinamento também é fundamental, pois é ele que prepara e orienta todos os funcionários de todos os níveis para atuarem de forma objetiva e eficaz. Este Senso vai além do simples treinamento ou "adestramento" dos funcionários no programa 8S. Educação, treinamento e qualificação profissional são fatores que com pouco investimento financeiro despertam a motivação para o trabalho e a vida. Ms Prof. João Ricardo

12 Treinamento do Coordenador
Os dez passos para a execução deste senso: Treinamento do Coordenador Treinamento da Diretoria Montagem do escritório do Programa 8S Treinamento dos gerentes Seleção e treinamento dos facilitadores Elaboração do Plano Diretor Treinamento de todos os funcionários Registro e análise da situação atual Elaboração dos Planos de Execução Avaliação Ms Prof. João Ricardo

13 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA 8S SENSO DE TREINAMENTO (SHIDO)
Avaliadores (Diretores) Assinaturas Data avaliação atual Data avaliação anterior Item Fator ou passo Pergunta Nota Observações 1 2 3 4 5 A Treinamento do coordenador O coordenador leu livros, artigos, fez cursos e visitou empresas que usam o programa 8S? B Treinamento da diretoria A diretoria leu livros e artigos, fez curso interno e visitou empresas que usam o programa 8S? C Montagem do escritório do programa 8S O escritório é exclusivo, agradável, com micro, impressora, telefone e arquivos suficientes? D Treinamento dos gerentes Todos os gerentes foram treinados? E Seleção e treinamento dos facilitadores A seleção foi criteriosa, com apoio dos gerentes e todos foram treinados? F Elaboração do plano diretor O plano é eficaz e foi elaborado em conjunto e apoiado pela diretoria? G Treinamento de todos os funcionários Todos os funcionários foram treinados? H Registro e análise da situação atual Foram feitas fotos e filmagens de todos os setores na situação atual? I Elaboração dos planos de execução Os planos são eficazes, práticos e abrangem todos os setores da empresa? Média Atual = A+B+C+D+E+F+G+H+I = 9 Média Anterior = Em relação à avaliação anterior, este resultado está:  Melhor  Pior  Igual Documento Nº: Revisão Data

14 Sensos de Utilização (Seiri), Ordenação (Seiton) e Limpeza (Seiso)
Terceira Etapa: Sensos de Utilização (Seiri), Ordenação (Seiton) e Limpeza (Seiso) Estes três Sensos marcam a etapa operacional, ou física, do Programa, pois com as ações decorrentes, todos passam a perceber visualmente as mudanças. A rigor não existe como separar estes Sensos, e suas subdivisões são apenas didáticas ou acadêmicas. É muito importante esta ressalva porque não se deve tentar separá-Ios ou implantá-Ios de forma estanque. Quando se inicia o Senso de Utilização (Seiri), definindo os objetos e dados em necessários ou não, já estamos fazendo uma Ordenação (Seiton), bem como promovendo a Limpeza inicial (Seiso). Ms Prof. João Ricardo

15 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Cabe mais uma vez lembrar que o Programa 8S é de ação contínua, ou seja, tem princípio, mas não tem fim. O início desta terceira etapa deve ser precedido de ampla divulgação, com faixas e cartazes realçando estes três Sensos, pois algumas semanas já se passaram após o lançamento do Programa, com a implantação dos Sensos de Determinação e União (Shikari Yaro) e Treinamento (Shido). A alta administração deve emitir um comunicado oficial, informando a data deste evento e conclamando a todos para o "Dia da Grande Limpeza". Ms Prof. João Ricardo

16 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
O coordenador do Programa já tem que ter todo o planejamento desta etapa, inclusive com a divisão da empresa em setores e seus respectivos responsáveis e facilitadores, conforme definidos no Plano Diretor e de Execução. Este planejamento inclui ainda a definição dos locais de descarte de materiais e equipamentos, bem como a escolha da área da empresa que servirá de modelo, devendo esta ser de modo que todos os funcionários a vejam e assim acompanhem o progresso; isto é um forte fator de estímulo e motivação. Ms Prof. João Ricardo

17 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Materiais de limpeza e pintura, tais como vassouras, espátulas, rodos, vassourinhas, pás, latas e latões de lixo, baldes, caixas de papelão, rolos, pincéis, trinchas, brochas, tintas, solventes, massas, trapos, máscaras, luvas, óculos, enfim, todo o material de consumo e proteção tem que ser previamente providenciado e estar disponível na hora certa. As cores que serão usadas nas paredes, máquinas e acessórios têm que ser definidas previamente, assim como devem ser utilizados padrões e procedimentos para as pinturas, especialmente das máquinas e ambientes administrativos, pois não se deve interpretar a pintura apenas como embelezamento e um ato de "borrar" de tinta uma superfície. Ms Prof. João Ricardo

18 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Outra etapa a ser bem planejada é um plano de coleta seletiva de lixo, pois esta é a melhor ocasião para se lançar esta idéia, já que os funcionários estarão motivados e participativos. Devem estar disponíveis recipientes separados e identificados para papéis e papelões, madeiras, vidros, latas, plásticos, materiais ferrosos e não-ferrosos (como alumínio, cobre, bronze e latão). Tudo tem que ser muito bem planejado, caso contrário as pessoas sentir-se-ão trabalhando em atividades desorganizadas, o que é fatal para o Programa 8S. Ms Prof. João Ricardo

19 Comunicado oficial da alta administração
Fluxograma para implantação dos três Sensos: Seiri, Seiton e Seiso. Comunicado oficial da alta administração Colocação de faixas e cartazes Planejamento Preparo de ferramentas e EPI Escolha das áreas e máquina modelo Preparo do plano de coleta seletiva de lixo O dia da grande limpeza Balanço dos resultados iniciais Senso de Utilização SEIRI Senso de Ordenação SEITON Senso de Limpeza SEISO Avaliação Ms Prof. João Ricardo

20 Senso de Utilização (Seiri)
A síntese deste Senso está em definir claramente os objetos, documentos e dados em necessários e supérfluos, ou desnecessários. Existem diversas maneiras de se analisar a necessidade de uma coisa, e o que pode ser supérfluo para uma pessoa, setor ou empresa, pode ser essencial para outra. Assim esta definição deve ser precedida de uma análise criteriosa, com diversas pessoas sendo envolvidas. Um método conhecido é o 5W 1H, no qual são feitas as seguintes seis perguntas: O Quê? (What), Por Quê? (Why), Quando? (When), Quem? (Who), Onde? (Where?) e Como? How?). As respostas a estas perguntas auxiliam muito a definição da essencialidade. Ms Prof. João Ricardo

21 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
A avaliação da real necessidade de um objeto pode não ser tão fácil e eficiente, pois muitas pessoas costumam guardar "coisas" durante anos e se apegam a elas como se fossem bens valiosos. Cabe aos chefes e supervisores inspecionarem gavetas, armários e arquivos, para evitar este tipo de problema. Deve ser deixado bem claro que estoque se faz no almoxarifado, e mesmo assim deve ser o mínimo possível. Ms Prof. João Ricardo

22 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Para facilitar a implantação deste Senso, devem ser demarcadas, previamente, áreas para colocação provisória dos itens sem uso potencial (que devem ser vendidos ou dispostos) e dos potencialmente úteis ou valiosos que devem ser transferidos. Uma sugestão é criar um código de cores, sendo: vermelho para os sem uso potencial; azul para os úteis; e amarelo para os potencialmente úteis ou valiosos. Os equipamentos disponíveis ou passíveis de uso devem permanecer nestas áreas demarcadas durante alguns dias ou semanas, para que todos os funcionários os vejam e talvez os solicitem. Ms Prof. João Ricardo

23 Todas as trocas devem ser anotadas para posterior balanço.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade Devem ser feitos mapas detalhados dos itens sem uso ou potencialmente úteis, pois assim ter-se-á controle físico e financeiro das mudanças ocasionadas pelo Senso. Papel, papelão, vidro, alumínio, cobre e demais materiais recicláveis devem ser pesados diariamente e os valores anotados num mapa. Como são criadas várias áreas de descarte e depósito de materiais e itens gerais, deve-se incentivar os funcionários a visitarem áreas fora do seu setor de trabalho, pois pode-se descobrir um material descartado por um setor, porém útil para outro. Todas as trocas devem ser anotadas para posterior balanço. Ms Prof. João Ricardo

24 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Sucatas, materiais recicláveis e demais itens sem utilização devem ser vendidos. O valor arrecadado pode ser utilizado em investimentos que revertam para os funcionários, como, por exemplo, na compra de materiais esportivos e de recreação, ou ainda para reforma de banheiros, vestiários e restaurante. Outra sugestão para os valores arrecadados é realizar a distribuição dos mesmos para creches, orfanatos, asilos, etc.. A empresa deve divulgar o total arrecadado e como e onde o estará utilizando. Ms Prof. João Ricardo

25 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA 8S SENSO DE UTILIZAÇÃO (SEIRI)
Local avaliado: Responsável: Avaliadores Assinaturas Data avaliação atual Data avaliação anterior Item Fator ou passo Pergunta Nota Observações 1 2 3 4 5 A Guarda de materiais Os materiais estão sendo guardados de forma a obedecer às necessidades de uso? B Quadros de avisos Os quadros estão bem localizados e com os avisos dentro das datas utilizáveis? C Plano de coleta seletiva de lixo Os setores estão coletando todos os materiais conforme o plano estabelecido? D Acúmulo de objetos e materiais sobre armários e mesas Nestes locais só existem os materiais e objetos estritamente necessários? E Materiais em corredores, áreas de passagem Existem materiais espalhados nestas áreas? F Materiais sem utilização Os materiais estão sendo utilizados com freqüência e conforme o plano? G Sabonetes, papéis higiênicos e toalhas nos banheiros O suprimento tem atendido às necessidades, sem desperdícios? H Itens de segurança (extintores, mangueiras e macas) Existem na quantidade suficiente, nos locais certos, estão identificados e com instruções de uso? Média Atual = A+B+C+D+E+F+G+H = 8 Média Anterior = Em relação à avaliação anterior, este resultado está:  Melhor  Pior  Igual Documento Nº: Revisão Data

26 Senso de Ordenação (Seiton)
Este Senso pode ser resumido como o conjunto de ações que propiciam que os objetos, documentos e dados necessários sejam localizados de forma rápida, correta e segura. Ele também é responsável por uma perfeita comunicação visual, com o uso constante das cores e símbolos, de tal forma que qualquer pessoa entenda a mensagem. Este Senso acaba literalmente com os "feudos" e segredos, onde somente poucos funcionários sabem onde estão guardados os objetos, documentos e dados. Ms Prof. João Ricardo

27 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Os locais para guarda de documentos ou ferramentas devem estar claramente indicado, com nome e ou, seu contorno ou silhueta, pois assim não existe margem para erro e guarda no lugar indevido. Embora a padronização de procedimentos seja um dos pontos principais deste Senso, deve-se atentar que existem normas e padrões nacionais e internacionais que não devem ser alterados, pois a empresa se comunica não apenas internamente, mas principalmente com os clientes externos. Ms Prof. João Ricardo

28 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
É importante, logo após estarem definidos a necessidade, modo e local da guarda do item, criar um padrão, para que todos façam do mesmo modo. Estes padrões podem e devem sofrer revisões, à medida que as pessoas evoluem com a prática dos Sensos. Os padrões não são imutáveis e devem ser revisados após discussão dos benefícios da alteração. Ms Prof. João Ricardo

29 Guarda de documentos e dados.
Documentos são guardados em arquivos e estes devem ser identificados externamente, de forma que se saiba o conteúdo interno de cada gaveta. As pastas-suspensas devem ser identificadas uma a uma. Estantes e mapotecas também devem ser identificadas, bem como qualquer caixa usada como arquivo. Dados guardados em disquetes também devem ser facilmente identificados por qualquer usuário. As caixas com vários disquetes também devem indicar externamente o seu conteúdo. Devem ser feitas listas com códigos nas quais pode-se descobrir facilmente os nomes dos arquivos gravados. Ms Prof. João Ricardo

30 Comunicação visual. Esta é uma das etapas mais importantes deste Senso, pois é através da visão que melhor se fixam as mensagens. Assim sendo, desenhos, avisos, símbolos e frases devem ser muito bem estudados, principalmente quanto à localização, tamanho e cores. Todos os setores, máquinas e instalações devem ter indicações visuais precisas e estéticas de forma a serem facilmente identificáveis. As medidas adiante descritas devem ser objetos de estudos detalhados do ponto de vista da comunicação visual, na prática do Senso de Ordenação (Seiton). Ms Prof. João Ricardo

31 Pátios de estacionamento e estocagem.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade Ruas e corredores internos e externos, com indicação de velocidades máximas e sentido de circulação. Pátios de estacionamento e estocagem. Quadros, painéis de iluminação e força e disjuntores com indicação da voltagem e setor abrangido. Áreas de produção com delimitação de setores e máquinas. - Saídas de emergência. - Hidrantes, extintores, mangueiras, macas e mantas de proteção. Avisos de locais sujeitos a ruídos, temperatura, radiação e contaminação. Ms Prof. João Ricardo

32 - Áreas de descarte de materiais, com indicação de cada tipo.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade - Quadros de avisos, e de dados de segurança do trabalho, com ocorrências, recordes e metas. - Áreas de descarte de materiais, com indicação de cada tipo. - Recipientes para coleta seletiva de lixo, definindo-se o conteúdo. - Identificação de cada máquina com suas características principais. - Identificação de tubulações, especialmente sentido de fluxo e produto. - Pinturas de segurança em corrimãos e degraus de escadas. Nas áreas industriais, o primeiro e último degraus devem ser pintados na cor amarela e fluorescente. Todos os degraus de todas as escadas devem ser antiderrapantes. Ms Prof. João Ricardo

33 Capacidade máxima de elevadores, guinchos, talhas e pontes rolantes.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade Botões, alavancas, chaves e comandos de emergência devem ser pintados de amarelo com aviso escrito em letras grandes e na cor vermelha. Capacidade máxima de elevadores, guinchos, talhas e pontes rolantes. - Pontos passíveis de ruptura e acidentes em máquinas. - Avisos para uso de equipamentos de proteção individual, indicando o tipo. - Indicação clara de valores normais, máximos e mínimos de pressão, nível e temperatura em máquinas e instrumentos. - Indicação de sentido de rotação, velocidade, potência e voltagem de máquinas e motores. - Indicação, no corpo da máquina, dos códigos e datas de troca de correias, sapatas, facas ou itens específicos. Ms Prof. João Ricardo

34 - Indicação de voltagem em tomadas.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade - Indicação da data de validade da aferição e calibração de balanças, instrumentos e aparelhos especiais. - Indicação de voltagem em tomadas. - Indicação em pontos estratégicos da empresa de telefones úteis internos e externos, tais como: bombeiro, médico, polícia, companhia de água e luz. - Indicação em local visível do nome e ramal interno do responsável pela máquina ou equipamento em caso de pane. - Elaboração de um plano geral de emergência, com uma cópia na portaria, com o nome e telefones dos principais funcionários a serem acionados em casos de emergência, especialmente fora do expediente e fins de semana. Este plano também deve conter o nome dos órgãos e telefones das companhias de água e luz. Ms Prof. João Ricardo

35 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
- Indicação, numa pequena etiqueta, da data anterior da troca de uma lâmpada ou fusível. - Indicações, em pontos estratégicos, de avisos com toques de humor e dados práticos para economia de água e energia elétrica. - Indicação do sentido de abertura de válvulas, bem como de portas e aberturas especiais. - Quando uma máquina ou setor estiver sofrendo reparo ou manutenção, devem ser colocadas placas indicativas, inclusive com a data de início e previsão de término, além do responsável pelo serviço. - Quando uma pessoa se ausentar do seu local de trabalho deve deixar visível para onde foi, quando volta e como pode ser localizada. Ms Prof. João Ricardo

36 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA 8S SENSO DE ORDENAÇÃO (SEITON)
Local avaliado: Responsável: Avaliadores Assinaturas Data avaliação atual Data avaliação anterior Item Fator ou passo Pergunta Nota Observações 1 2 3 4 5 A Classificação e guarda de objetos, documentos e dados Todos os objetos, documentos e dados estão classificados e guardados conforme as necessidades? B Localização Todos os itens estão bem localizados? C Identificação de itens Todos os itens estão identificados segundo uma padronização? D Comunicação visual É total em todos os ambientes, inclusive com código de cores? E Empilhamento de itens Todos os itens estão ordenados de forma prática e segura? F Disposição (layout) A disposição é boa em todos os setores? G Padronização Todas as atividades da empresa estão padronizadas? H Plano geral de emergência Existe um plano geral de emergência e todos os funcionários, de todos os níveis, sabem utilizá-lo? Média Atual = A+B+C+D+E+F+G+H = 8 Média Anterior = Em relação à avaliação anterior, este resultado está:  Melhor  Pior  Igual Documento Nº: Revisão Data

37 Senso de Limpeza (Seiso)
Este Senso vai além do ato de limpar e, principalmente, deve ser enfocado como uma oportunidade de não sujar e de inspecionar, descobrindo as fontes das sujeiras e pontos potenciais de falhas e desperdícios. Embora não seja um hábito do homem ocidental, o Programa 8S, delega a cada pessoa a limpeza de sua máquina e ambiente de trabalho, pois esta é a melhor maneira para que todos mantenham limpo seus ambientes e tenham um contato maior com seus instrumentos diários de trabalho. Após a completa conscientização e implantação deste Senso, são necessários menos de dez minutos diários para as atividades de limpeza e inspeção geral. Ms Prof. João Ricardo

38 - Banheiros, vestiários, cantinas e refeitórios.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade Os pontos a seguir descritos devem ser considerados, visando-se a uma boa implantação do Senso de Limpeza (Seiso): - Banheiros, vestiários, cantinas e refeitórios. - Áreas de lazer e recreação. - Jardins, espelhos de água e quadras esportivas. - Portaria, recepção, ruas e avenidas internas à empresa. - Cercas, muros e grades. - Telhados, forros, lajes e locais de difícil acesso. - Calhas e canaletas de águas pluviais. - Fossas e caixas de gordura. Redes de esgoto. - Bueiros, manilhas e bocas de visita. Ms Prof. João Ricardo

39 - Estação de tratamento de efluentes. - Estação de tratamento de água.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade - Estação de tratamento de efluentes. - Estação de tratamento de água. - Caixas de água e cisternas. - Laboratórios e enfermaria. - Locais de armazenamento de lixo e sucatas. - Subestações de energia elétrica. - Caixas, painéis e quadros de luz e força. - Almoxarifados, armazéns, galpões e depósitos. - Ferramentaria. - Setores de estocagem de lubrificantes, tintas, gases e inflamáveis. - Áreas de produção e oficinas e laboratórios de manutenção. Ms Prof. João Ricardo

40 - Máquinas, motores, equipamentos e acessórios.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade - Partes internas e externas de prédios administrativos, de produção e apoio envolvendo paredes, teto, chão, janelas, portas, tapetes, carpetes, cortinas, persianas, móveis, lâmpadas e suas calhas. Quadros de avisos. - Máquinas, motores, equipamentos e acessórios. - Estruturas metálicas, escadas e corrimãos. - Tubulações em geral e dutos de ventilação e ar condicionado. - Filtros de água, ventilação e ar condicionado. Ms Prof. João Ricardo

41 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA 8S SENSO DE LIMPEZA (SEISO)
Local avaliado: Responsável: Avaliadores Assinaturas Data avaliação atual Data avaliação anterior Item Fator ou passo Pergunta Nota Observações 1 2 3 4 5 A Banheiros e vestiários Estão todos completamente limpos e desinfetados? B Refeitórios Está completamente limpo, higiênico e agradável? C Áreas de produção Estão todas completamente limpas e sem riscos de acidentes? D Áreas administrativas Estão todas limpas e com ótimo aspecto? E Proteção ambiental Existe alguma forma de poluição e os funcionários estão conscientizados? F Acúmulo de sujeira Existe acúmulo de sujeira em algum local da empresa? G Pintura Estão todos os ambientes da empresa pintados com cores vivas e alegres? H Inspeção A inspeção está sendo feita em todos os locais da empresa junto com a limpeza? Média Atual = A+B+C+D+E+F+G+H = 8 Média Anterior = Em relação à avaliação anterior, este resultado está:  Melhor  Pior  Igual Documento Nº: Revisão Data

42 Sensos de Bem-Estar (Seiketsu) e Autodisciplina (Shitsuke)
Quarta Etapa: Sensos de Bem-Estar (Seiketsu) e Autodisciplina (Shitsuke) Estes dois Sensos não são implantados, mas sim fruto dos anteriores, especialmente através do exemplo de comportamento das pessoas que ocupam cargos de chefia e gerência. O Senso de Bem-Estar é conseqüência direta das melhorias físicas no ambiente de trabalho bem como do clima de maior respeito que passa a existir entre as pessoas. O Senso de Autodisciplina é aquele de maior complexidade de ser alcançado, pois exige ações e tempo para que todos o desenvolvam. Não pode ser encarado, apenas, como uma ordem, pois a pessoa não deve simplesmente obedecer cegamente, somente para cumprir o que foi previamente estabelecido; este não é o objetivo. Ms Prof. João Ricardo

43 Portanto, se um elemento falha, os demais ficam sobrecarregados.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade Um dos pilares do Programa 8S é o trabalho em equipe ou coletivo, inclusive com grupos de poucas pessoas. Portanto, se um elemento falha, os demais ficam sobrecarregados. Esta é a essência do Senso de Autodisciplina, onde a falta ou enfraquecimento de um elo compromete toda a corrente, já que todos são importantes dentro da cadeia produtiva. Ms Prof. João Ricardo

44 Senso de Bem-Estar (Seiketsu)
Este Senso também é conhecido como de Saúde, Higiene ou ainda de Asseio. Diversos fatores contribuem para que as pessoas se sintam bem dentro do ambiente de trabalho e, portanto, possam realizar suas tarefas com alegria e criatividade, o que é positivo para a qualidade e produtividade. A seguir são descritos diversos fatores que contribuem para o Senso de Bem-Estar: - Limpeza e higiene de banheiros, vestiários e refeitórios. - Condições ambientais, como iluminação, temperatura, ruído e fontes poluidoras. - Pintura decorativa e artística - Plantas ornamentais e Jardins. Ms Prof. João Ricardo

45 Hortas e pequenos pomares. Áreas de recreação. Música ambiente.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade Hortas e pequenos pomares. Áreas de recreação. Música ambiente. Ginástica. Áreas esportivas. Festas e comemorações. Apresentações artísticas. Refeições. Assistência médica, social e seguros. Divulgação de material sobre cuidados com a saúde e alimentação. Ênfase constante da importância do trabalho em equipe e das lideranças. - Equipamentos de proteção individual (EPI). Ms Prof. João Ricardo

46 Incentivo para cursos e Treinamentos. Plano de cargos e salários.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade Ampla liberdade de atuação para as comissões internas de prevenção de acidentes (CIPA). Campanhas de preservação do meio ambiente, visando conscientizar a todos sobre o que pode causar poluição e quais suas conseqüências. - Campanha permanente da coleta seletiva de lixo, enfatizando a reciclagem como forma de proteção ambiental e redução de custos. Incentivo para cursos e Treinamentos. Plano de cargos e salários. Liberdade de expressão. Existência e atuação efetiva de comissão de funcionários, para que haja troca de informações e reivindicações com a alta administração. Plano de sugestões. Ms Prof. João Ricardo

47 Publicação de jornal ou revista interna. Política de comunicação.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade Publicação de jornal ou revista interna. Política de comunicação. Auditoria operacional de recursos humanos. Plano de integração. Intercâmbio com escolas. Integração da empresa com familiares dos funcionários. Usar a criatividade ao máximo, evitando a monotonia. Tratar a todos com respeito e dignidade, procurando sorrir o máximo possível. - Trabalhar com seriedade não é ficar de mau humor sempre. Ms Prof. João Ricardo

48 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA 8S SENSO DE BEM-ESTAR (SEIKETSU)
Avaliadores Assinaturas Data avaliação atual Data avaliação anterior Item Fator ou passo Pergunta Nota Observações 1 2 3 4 5 A Liberdade de expressão Existe total liberdade e nenhum tipo de discriminação? B Educação e treinamento A empresa tem um plano extensivo a todos os funcionários, de todos os níveis? C Trabalho em equipe É praticado com critério por todos os setores da empresa? D Condições ambientais de trabalho As condições são ótimas em todos os setores? E Assistência médica e social A empresa tem ambos com ótimos convênios e opções? F Jardins e áreas de lazer Existem em vários pontos da empresa e são bem cuidados, equipados? G Pinturas decorativas e plantas ornamentais Existem e estão espalhados por todos os setores da empresa? H Plano de sugestões Existe, é abrangente e tem a participação de todos os funcionários? Média Atual = A+B+C+D+E+F+G+H = 8 Média Anterior = Em relação à avaliação anterior, este resultado está:  Melhor  Pior  Igual Documento Nº: Revisão Data

49 Senso de Autodisciplina (Shitsuke)
Este é com certeza o Senso mais difícil de ser absorvido e praticado, pois exige muita educação e respeito para com os semelhantes e o meio ambiente. Ele mexe com a cultura e comportamento das pessoas. A rigor, bastaria este Senso para que uma pessoa e uma empresa alcançassem a perfeição em nível de qualidade e produtividade. Honestidade, integridade, paciência, perseverança e cooperação são as características principais da Autodisciplina, que são desenvolvidas e consolidadas ao longo de toda uma vida. Ms Prof. João Ricardo

50 . Delegação de autoridade e atribuição de responsabilidade.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade A melhor forma de divulgar este Senso é através do exemplo, pois assim como uma criança procura imitar seus pais, também os funcionários são diretamente influenciados pelos atos e atitudes de seus superiores hierárquicos. A seguir são descritas ações práticas que estimulam o desenvolvimento do Senso de Autodisciplina: . Delegação de autoridade e atribuição de responsabilidade. . Demonstração de exemplos compartilhando missão, visão e princípios. . Estabelecer padrões e normas simples e objetivas. O excesso de padronização inibe a criatividade. Ms Prof. João Ricardo

51 . Elogiar em público e repreender no particular.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade . Explicar e repetir a tarefa muitas vezes, procurando executá-la ou no mínimo observar sua execução pelo funcionário. Caso haja falha, a tarefa deve ser repetida desde o início. . Elogiar em público e repreender no particular. . Valorizar a comunicação e a expressão. . Obedecer avisos, horários, prazos, cronogramas, padrões, normas e regulamentos. . Manter hábitos de higiene e limpeza das instalações e do próprio corpo. . Respeitar as individualidades. . Manter um clima de relacionamento pessoal que valorize o trabalho em equipe, a cooperação, confiança e solidariedade. Ms Prof. João Ricardo

52 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA 8S
SENSO DE AUTODISCIPLINA (SHITSUKE) Avaliadores Assinaturas Data avaliação atual Data avaliação anterior Item Fator ou passo Pergunta Nota Observações 1 2 3 4 5 A Obediência ao programa 8S Todos os funcionários obedecem aos 8 sensos? B Clima interno de relacionamento Todos os funcionários, de todos os níveis, mantêm um excelente relacionamento? C Exemplos de conduta da alta administração Todos os membros da diretoria demonstram boa conduta D Hábitos pessoais de higiene e limpeza Todos os funcionários, de todos os níveis, aparentam higiene? E Cumprimento de prazos Todos os funcionários cumprem todos os prazos estabelecidos? F Pontualidade Todos os funcionários, de todos os níveis, são pontuais? G Cumprimento aos padrões estabelecidos Todos os funcionários cumprem todos os padrões estabelecidos? H Comunicação e expressão A empresa tem um excelente nível de comunicação e expressão? Média Atual = A+B+C+D+E+F+G+H = 8 Média Anterior = Em relação à avaliação anterior, este resultado está:  Melhor  Pior  Igual Documento Nº: Revisão Data

53 Senso de Economia e Combate aos Desperdícios (Setsuyaku)
Quinta Etapa: Senso de Economia e Combate aos Desperdícios (Setsuyaku) Este Senso encerra o ciclo de implantação do Programa 8S e assim deve ser, pois só após os sete Sensos anteriores estarem operativos, com as pessoas educadas, treinadas e conscientizadas, é que se tem condições de análise e propostas objetivas e simples, visando à economia e ao combate aos desperdícios. Existe um" palavra em japonês, Mottainai, que exprime um conceito enraizado no espírito de todas as pessoas, independente da idade e nível social. Talvez o sucesso dos japoneses advenha deste conceito. "Mottainai significa que todas as coisas boas no mundo são sagradas, são presentes dos deuses aos homens. Assim, desperdiçar, seja o que for, é uma ofensa grave ao Criador." Ms Prof. João Ricardo

54 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Para aqueles que não acreditam na existência do Criador, podemos dar um exemplo materialista da necessidade de preservar todos os recursos existentes na Terra. Nosso planeta é um corpo celeste que flutua no espaço onde, exceto a radiação, nada (ou quase nada) consegue entrar ou sair. Assim sendo, tudo que aqui existe tem um limite de uso e o que fazemos é transformar matérias-primas em bens e serviços. Até para mantermos boas condições de vida, e deixarmos algo para nossos descendentes, somos obrigados a preservar e combater os desperdícios; caso contrário nada restará no futuro. Ms Prof. João Ricardo

55 Estatísticas de desperdícios no Brasil
. Até 25% da energia elétrica gerada. . Até 40% da água tratada. . Cerca de 40% dos alimentos produzidos. . Perdas superiores a 30% na construção civil. Somos campeões mundiais em acidentes do trabalho e temos altos índices de morte e ferimentos devido a acidentes automobilísticos. Plano de combate aos desperdícios A maneira mais eficaz de operacionalizar o Senso de Economia e Combate aos Desperdícios (Setsuyaku) é através de um plano específico, de forma a organizar as ações e canalizar as sugestões dos funcionários. Ms Prof. João Ricardo

56 Campanha promovida pela alta administração
Reunião entre diretores, gerentes e chefes Divisão da empresa em setores e escolha de líderes Coleta de sugestões e idéias Idéias precisam de estudos e projetos? Estudos e projetos Execução Avaliação dos resultados Divulgação dos resultados Recompensa pelas idéias e sugestões Sim Não Ms Prof. João Ricardo

57 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA 8S
SENSO DE COMBATE AOS DESPERDÍCIOS (SETSUYAKU) Avaliadores Assinaturas Data avaliação atual Data avaliação anterior Item Fator ou passo Pergunta Nota Observações 1 2 3 4 5 A Apoio da alta administração Existe o apoio físico e financeiro da diretoria para todas as medidas de economia? B Atuação dos líderes dos grupos de apoio Os líderes têm atuado de forma a motivarem os funcionários para apresentarem idéias? C Participação dos funcionários com idéias e sugestões Os funcionários estão motivados e têm apresentado idéias e sugestões? D Realização de estudos e projetos Onde aplicável, têm sido feitos estudos e projetos das idéias e sugestões? E Execução das melhorias Todas as medidas de melhorias têm sido executadas dentro do prazo previsto? F Avaliação e registro dos resultados Todos os resultados das melhorias executadas têm sido avaliados e registrados? G Divulgação dos resultados Todos os resultados, independentemente do valor ou importância, têm sido divulgados? H Recompensa pelas idéias e sugestões Todas as idéias e sugestões têm sido recompensadas? Média Atual = A+B+C+D+E+F+G+H = 8 Média Anterior = Em relação à avaliação anterior, este resultado está:  Melhor  Pior  Igual Documento Nº: Revisão Data

58 Avaliação Global do Programa 8S
O Programa 8S possui três partes bem características. Na primeira temos os Sensos de Determinação e União (Shikari Yaro) e o de Treinamento (Shido), que formam o núcleo estratégico com a participação direta da alta administração. A avaliação destes Sensos não é por setores, mas, sim, da empresa como um todo e, desse modo, recomenda-se que após a implantação de todo o programa, a avaliação seja trimestral, podendo após alguns anos ser até semestral. Na segunda parte tem-se os Sensos executivos, ou operacionais, ou chão-de-fábrica propriamente ditos, que são: Utilização (Seiri), Ordenação (Seiton) e o de Limpeza (Seiso), os quais são avaliados por setores mensalmente, após a implantação. Ms Prof. João Ricardo

59 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Na terceira parte tem-se os Sensos táticos: Bem-Estar (Seiketsu), Auto- disciplina (Shitsuke) e o de Economia e Combate aos Desperdícios (Setsuyaku), que também não precisam ser avaliados por setores, mas com freqüência mensal, após a implantação. Uma sugestão é que os oito Sensos sejam agrupados num único gráfico e/ou tabela, com as médias dos diversos setores e as médias dos Sensos estratégicos sendo mantidas de forma trimestral. Ms Prof. João Ricardo

60 Economia e Combate aos Desperdícios
Modelo de Avaliação Março/2006 Fevereiro/2006 Senso Nota (média) Determinação e união 4,1 Treinamento 3,8 Utilização 2,6 2,9 Ordenação 3,1 Limpeza 3,5 3,2 Bem-Estar 3,3 3,7 Autodisciplina 2,8 Economia e Combate aos Desperdícios MÉDIA TOTAL 3,4 Ms Prof. João Ricardo

61 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Ms Prof. João Ricardo

62 Continuidade do Programa 8S
O Programa 8S tem princípio,mas não têm fim, pois, além da filosofia de melhoramento contínuo (Kaizen) e do Senso permanente de Economia e Combate aos Desperdícios (Setsuyaku), o programa se propõe a mudar a postura e o comportamento das pessoas, sendo, portanto, um processo complexo e sem fim. Sabe-se que com o passar do tempo as pessoas tendem a diminuir a participação, aliás isto é inerente ao ser humano e não acontece apenas na continuidade do Programa 8S. O importante é ter-se um plano e ações para manter as pessoas permanentemente motivadas e participativas; isto só é possível com uma estratégia de longo prazo. Ms Prof. João Ricardo

63 As pessoas têm que ser sempre estimuladas.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade Existem dados práticos que mostram Programas 8S que foram mal planejados e até apresentaram bons resultados no início, mas em poucos meses fracassaram e a situação voltou ao nível anterior ao início do Programa. Certamente a melhor forma de manter as pessoas permanentemente participativas é através dos exemplos da lata administração e chefias, além de uma contínua promoção do Programa. As pessoas têm que ser sempre estimuladas. Ms Prof. João Ricardo

64 Não sigam os conselhos de ninguém, se não acreditarem neles.
MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade Não sigam os conselhos de ninguém, se não acreditarem neles. Sigam sua intuição e suas vozes internas. Cada qual sabe melhor que ninguém o que é melhor para si. Ms Prof. João Ricardo

65 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
A tecnologia muda diariamente, mas a velha chave do sucesso continua a ser escrita com seis letras: P-A-I-X-Ã-O. Apaixonem-se pelas suas missões ou tarefas. Caso contrário, mudem, pois jamais terão sucesso no seu sentido mais profundo.” Ms Prof. João Ricardo

66 MBA em Gestão Estratégica e Controle da Qualidade
Ms Prof. João Ricardo


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