A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Publicidade e Propaganda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Publicidade e Propaganda"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Publicidade e Propaganda
Agência de Propaganda Uma Introdução Aula 8 – Tanúzia Vieira

2 A Indústria da Propaganda
ANUNCIANTES AGÊNCIAS FORNECEDORES VEÍCULOS CONSUMIDORES/CLIENTES

3 Direcionamento Estratégico da Propaganda
Abordagem da era industrial Planejar Desenvolver Implementar Abordagem do cliente Perceber Adaptar Responder

4 Cenário Anunciantes com estrutura de Marketing cada vez mais profissionalizada; Melhor distribuição dos investimentos entre as diferentes ferramentas de comunicação; Alinhamento de Contas - fusões/ aquisições; Aumento da confiança em métodos de comunicação altamente dirigidos; Aumento de esforços para avaliar o retorno sobre o investimento. Maior demanda imposta às agências de comunicação.

5 Demandas do Mercado Agências ajustadas aos objetivos de marketing do cliente; Agências mais flexíveis em serviços e em sua organização interna; Agências mais ágeis e criativas; Agências capazes de fornecer soluções novas e de impacto; Agências onde os profissionais de atendimento sejam gestores da comunicação dos clientes.

6 Tendências Gerais

7 Para as Agências Diminuição da quantidade de agências como consequência da associação com outras empresas de comunicação e fornecedores de serviços, capazes de atender às estratégias dos clientes. A propaganda será cada vez mais importante como arma de competição entre marcas e haverá de se apropriar de outras formas de comunicação para introduzir novos conceitos e ideias sobre consumo.

8 Para as Agências Mesmo considerando a forte influência da globalização no processo criativo, a comunicação não perderá de vista os traços culturais locais. Mesmo com a internacionalização das agências haverá sempre a necessidade de agências e profissionais nacionais interagindo, culturalmente, com o consumidor. Na nova economia mundializada, com o incentivo à abertura de novos negócios e ao surgimento do pequeno empresário a partir de políticas de incentivo ao empreendedorismo, haverá uma expansão de oferta de trabalho na área, pois a sobrevivência do pequeno empresário depende de estratégias de comunicação.

9 Para as Agências A segurança, exigência básica do consumidor, será cada vez mais incorporada à tecnologia, ampliando e facilitando a oferta de serviços. A venda de produtos através da mídia on-line e o recebimento do produto ou serviço, em casa ou no local de trabalho, continuará sendo um negócios em franca ascensão. As novas forças sociais (tecnologia, cidadania e consumerismo) demandam serviços na área de educação, da saúde, do espaço urbano, do ecossistema, do comportamento social e dos meios de comunicação comunitários, constituindo nova opção de trabalho para o publicitário.

10 Para as Agências A segmentação do mercado por religião, etnia, sexo, opção sexual, idade e minorias será cada vez mais forte nas emissoras a cabo e na internet. Tudo isso requer estudos e pesquisas específicas sobre cada segmento mercadológico, assim como estratégias comunicacionais adequadas a cada perfil de classe e categoria de consumidor. Como consequência, a multiplicação e a diversidade do mercado de trabalho.

11 Para as Agências O futuro da propaganda exige mais profissionalismo e o mercado vai se expandir cada vez mais para outros campos da comunicação, possibilitando mais empregabilidade nas áreas de Marketing de Relacionamento, Promoção e Design.

12 Para as Agências A internet, como um grande ambiente de negócios, ira transformar, cada vez mais, o marketing e a propaganda. A interatividade de todos os meios irá provocar a grande transformação na maneira como se pratica a comunicação. Isso implica que se deve ter maior conhecimento sobre o consumidor e seu comportamento.

13 Para os Profissionais Executivo de anunciante deve liderar tarefa de integração e coordenação da comunicação, mas com grande suporte da agência. Performance vai influir na remuneração. Capacidade de trafegar do global ao local. Antecipar demandas e necessidades dos clientes. Líder deve olhar mais a estratégia e menos o job. Líder deve ser "clínico geral" e capaz de gerir/fazer o planejamento.

14 Para a área de Planejamento
Capacidade de integrar as atividades de comunicação e de desenvolver a "experiência da marca". Compreender a dinâmica do mercado, saber integrar processos e garantir resultados. o Planejador deve ser líder e visionário mais do que técnico.

15 Para a área de Mídia Concentração nos quatro pilares clássicos: TV, rádio, jornal e revista. Necessidade de desenvolver novos formatos. Profissionais de mídia mais bem informados, com maior competência técnica e capacidade gerencial. Melhorar competência de planejamento estratégico e negociação. Integração cada vez maior com o time criativo da agência e com a área de atendimento/planejamento.

16 Para os Veículos Mudanças importantes na estrutura do setor e fortalecimento dos grupos regionais. Conteúdo mais diversificado, mais internacional e mais local. Probabilidade de importantes mudanças no relacionamento comercial cliente/agência/veículo. Mais e melhores pesquisas — se os anunciantes exigirem. Profissionais das áreas comerciais dos veículos devem ser mais técnicos e conhecer melhor o marketing, a mídia e a pesquisa.

17 Dados de Mercado 2010 Fonte - Projeto Inter-Meios/ Grupo Meio & Mensagem (M&M) em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC).

18 Mercado Publicitário Crescimento – 17,7% em relação a 2009.
( Melhor ano {25,7%}) Faturamento – 35,9 bilhões de Reais (melhor resultado em 6 anos) Do volume total movimentado, R$ 29,1 bilhões foram consumidos pelos anunciantes na compra de espaço publicitário em veículos de comunicação. TV aberta movimentou R$ 16,4 bilhões. Previsão de Crescimento do Mercado para %.

19 Mercado Publicitário Causas do excelente desempenho:
O consumo aquecido o ano todo pelo aumento da renda e pelo desemprego em queda; A Copa do Mundo da África do Sul, que mobilizou os grandes anunciantes privados; As eleições para governador e presidente, que estimularam os gastos públicos com marketing.

20 Ranking 2010 - Considerando o investimento total em mídia
MEIO Share (%) Crescimento Comentário TV ABERTA 62,9% 21,6% Um recorde desde que o estudo começou a ser feito, em 1990. JORNAIS 12,36% 3,4%  Em 2009 o share foi de 14,1%. REVISTAS 7,5% 14,9% Em 2009 o share foi de 7,7% INTERNET 4,64% 27,9% meio em que os investimentos publicitários mais aumentaram. RÁDIO 4,18% 10,9% Em 2009 o share foi de 4,4%. TV POR ASSINATURA 3,86% 22,95% GUIAS E LISTAS 1,24% -7,78% Acesso mais fácil e customizado a listas e guias na Internet. Por conta dos anúncios classificados, o setor tem feito forte migração para o meio internet, que continua ascendente. CINEMA 0,35% 12,97%

21 Mercado Brasil X Mercado Internacional (em faturamento)
Estados Unidos Japão Alemanha China Inglaterra Brasil França OBS - Ainda no comparativo com o mercado internacional, a TV aberta brasileira em participação só fica atrás dos mercados de Estados Unidos e Japão, ocupando a terceira posição. Fonte - Relatório ZenithOptmedia.

22 Obrigada.


Carregar ppt "Administração de Publicidade e Propaganda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google