A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Fernando S. Coelho Brasília, 17 de abril de 2013 Prof. Dr. Fernando S. COELHO Apresentação Reflexões sobre a Importância do Processo de Transição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Fernando S. Coelho Brasília, 17 de abril de 2013 Prof. Dr. Fernando S. COELHO Apresentação Reflexões sobre a Importância do Processo de Transição."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Fernando S. Coelho Brasília, 17 de abril de 2013 Prof. Dr. Fernando S. COELHO Apresentação Reflexões sobre a Importância do Processo de Transição de Governo para a Continuidade Administrativa e a Governança Pública Congresso do CONSAD / Painel 21 – Transição de Governo

2 Prof. Dr. Fernando S. Coelho O que abordarei nesta exposição? Conceitos & princípios da Transição de Governo (TG) A institucionalização da TG no Brasil pós-redemocratização Reflexões sobre a TG no Brasil: limites à luz da cultura política Reflexões sobre a TG no Brasil: possibilidades pelos arranjos adm-inst. Agenda de Pesquisa e Orientação para Ação

3 Prof. Dr. Fernando S. Coelho Uma Palavra... Transição de Governo é... (... )

4 Prof. Dr. Fernando S. Coelho A Transição de Governo é um processo que se dá no período compreendido entre a divulgação do resultado eleitoral e a posse. Neste período, o eleito já deve tomar diversas providências para começar a governar e o governante em final de mandato deve se voltar para um encerramento responsável. Definição mais comum e operacional …

5 Prof. Dr. Fernando S. Coelho Democracia e a alternância de poder Algumas Idéias…Pensar mais no Estado e menos no Governo! Republicanismo e o interesse público O Ciclo de Gestão e a continuidade Governança e a accountability

6 Prof. Dr. Fernando S. Coelho A agenda da Transição de Governo como Pol. Pública de Gestão A agenda da Transição de Governo como Pol. Pública de Gestão Fluxo de Problemas... Processo de Redemocratização e as eleições majoritárias as descontinuidades administrativas a baixa performance da gestão entrave cultural...gram. Patrimonial Fluxo de Soluções... o sistema planejamento-orçamento as Leis... LRF, Ltransp. e LAI a indução de órgãos governamentais...a emergência do controle social

7 Prof. Dr. Fernando S. Coelho A Transição de Governo que se estende também para além do período tradicional (eleição-posse) vem assumindo importância cada vez maior na dinâmica política brasileira. Deixou de ser uma mera troca de governantes, para se tornar um dever e instrumento de avaliação e planejamento dos políticos e um direito dos cidadãos. Definição mais ampla e estratégica …

8 Prof. Dr. Fernando S. Coelho Dos Primeiros Exemplo à Normatização Dos Primeiros Exemplo à Normatização No último ano de mandato do Governo Fernando Henrique Cardoso, o país testemunhou um dos mais civilizados atos da democracia dentro de um processo claro de alternância de poder, a formação de uma Comissão de Transição que teve por objetivo, de forma transparente, entregar a máquina pública com um nível de conhecimento máximo sobre a situação dos direitos e obrigações que o próximo Governo iria herdar. Resultado: aprof. do planejamento + continuidades!

9 Prof. Dr. Fernando S. Coelho Ilustrando os avanços… Itabuna/BA – O prefeito Capitão Azevedo recebeu o prefeito eleito Claudevane Leite, o vice-prefeito, Wenceslau Júnior e demais representantes da equipe de governo, nesta terça-feira, no gabinete (07/11/2012)

10 Prof. Dr. Fernando S. Coelho Mas a intransição é o comum… Patrocínio de Muriaé-MG – A justiça da Comarca garantiu, na última semana, o direito do prefeito eleito de Patrocínio do Muriaé-MG, Pablo Emílio Campos Correa (PPS) e sua equipe, de constituírem uma comissão de transição para trabalhar junto à Prefeitura até o final do atual mandato, em 31 de dezembro. A liminar foi assinada pelo juiz Dr. Felipe Teixeira Cancela Jr. Chapadinha-MA – A prefeita eleita Ducilene Pontes, Belezinha, (PRB) já encaminhou ofício a prefeita Danúbia Carneiro no dia 25 de outubro comunicando a nomeação de uma Comissão de Transição para tratar dos assuntos de interesse da futura administração municipal. Não teve resposta!

11 Prof. Dr. Fernando S. Coelho Irresponsabilidade da INTransição (fonte: Cepam) Irresponsabilidade da INTransição (fonte: Cepam) Contratos de prestação de serviço em vencimento Venda de maquinário no último semestre Deletamento de Sistemas de Informação e Sumiço de HD Desaparecimento de chaves, materiais, documentos Falta de informação de convênios, pessoal e finanças Ausência de agenda de atuação dos primeiros dias/meses

12 Prof. Dr. Fernando S. Coelho Iniciativas de Institucionalização Recentes.... Do Poder Legislativo Dos Tribunais de Contas e CGU De Alguns Executivos Da Sociedade Civil Órgãos de Pesquisa (CEPAM), com radiografia do Estado de São Paulo (…)

13 Prof. Dr. Fernando S. Coelho

14 PPA apresenta diretrizes, objetivos e indicadores quantificados A LDO explicita metas e prioridades para cada ano A LOA prevê recursos para sua execução TG: Potencializando as Peças de Planejamento Constituição Federal (art. 165); Constituição Estadual e Leis Orgânica do Município

15 Prof. Dr. Fernando S. Coelho Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul Horizontes de Planejamento Macrogovernamental

16 Prof. Dr. Fernando S. Coelho O Processo de Transição está contido no Ciclo das Políticas Públicas. 16 s Transição!

17 Prof. Dr. Fernando S. Coelho Algumas Constatações Não ocorre naturalmente! Logo, deve ser induzida (lei, iniciativa política etc) Administrativamente, envolve regras, estruturas e pessoas É um ação tecnopolítica compartilhada que envolve prestação de contas, gestão da informação e planejamento. Nas últimas eleições vem ganhando espaço e adeptos, Mas ainda é uma realidade incipiente!

18 Prof. Dr. Fernando S. Coelho Muito Obrigado!


Carregar ppt "Prof. Dr. Fernando S. Coelho Brasília, 17 de abril de 2013 Prof. Dr. Fernando S. COELHO Apresentação Reflexões sobre a Importância do Processo de Transição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google