A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS Prof.: Moreno De Franceschi e Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS Prof.: Moreno De Franceschi e Lima"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS Prof.: Moreno De Franceschi e Lima morenoarts@gmail.com morenoarts@gmail.com

2 DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS Cenário é o espaço onde a história se passa, com seus objetivos e sequências de ações e eventos. É um ambiente composto por elementos e objetos que definem o espaço, como cores, texturas, mobiliário e obstáculos, todos com a finalidade de caracterizar o personagem. É a informação por trás do personagem.

3 PALETA DE CORES O AMARELO, o AZUL e o VERMELHO são chamadas de cores primárias (pigmento), pois todas as outras cores e tons originam-se destas quando combinadas. As cores quentes são o amarelo, o amarelo-alaranjado, o alaranjado, o vermelho e o vermelho-violeta. São cores frias o amarelo-verde, o verde, o verde-azul, o azul, o azul-violeta e o violeta. As cores possuem diferentes significados que variam entre diferentes culturas. Na cultura ocidental, as cores estão relacionadas com as emoções do ser humano. Também podem assumir diferentes funções, por exemplo, através das cores padronizadas dos semáforos.

4

5 CORES ANÁLOGAS As Cores Análogas são aquelas que são “vizinhas” no Círculo das Cores, portanto próximas e semelhantes entre si. São chamadas de análogas, pois há nelas uma mesma cor base. Por exemplo, o laranja e o violeta tem em comum a cor vermelha. As Cores Análogas, ou da mesma “família” de tons, são usadas para dar a sensação de uniformidade. Uma Paleta de Cores Análogas em geral é muito elegante, porém deve-se tomar o cuidado para não deixá-la monótona, utilizando uma Cor Complementar, por exemplo.

6 CORES COMPLEMENTARES As Cores Complementares são aquelas que se localizam opostas no Círculo das Cores. O complemento de uma cor primária será uma cor secundária, resultante da mistura das outras duas cores primárias, e vice-versa. O complemento de uma cor intermediária será outra cor intermediária. Por exemplo, a cor complementar do vermelho, será o verde, porque esta cor se obtêm a partir da mistura das outras duas cores primárias que não o vermelho, ou seja, o azul e o amarelo. As cores complementares são as que mais contrastes entre si oferecem, sendo assim, se queremos destacar um amarelo, devemos colocar junto dele um violeta.

7

8 EXEMPLOS DE CENÁRIOS QUENTES

9 Onde: Skyloft Game: The Legend of Zelda: Skyward Sword | Console: Nintendo Wii

10 Onde: Deserto e montanha Game: Journey | Console: PS3

11 Onde: Albion Game: Fable III | Plataforma: PC | Console: Xbox 360

12 EXEMPLOS DE CENÁRIOS FRIOS

13 Onde: Salões de pedra de Solitude Game: The Elder Scrolls V: Skyrim | Plataforma: PC | Console: Xbox 360/PS3

14 Onde: Bionis Leg Game: Xenoblade Chronicles | Console: Nintendo Wii

15 Onde: Colinas de Sovngarde Game: The Elder Scrolls V: Skyrim | Plataforma: PC | Console: Xbox 360/PS3

16 Onde: Citadel Game: Mass Effect | Console: Xbox 360

17 10 – Onde: Outside City 17 Game: Half Life 2: Episode 2 | Plataforma: PC/Mac/Linux | Console: PS3/Xbox 360

18 DICAS PARA CRIAR UM CENÁRIO Estude, leia, observe, viaje e converse bastante. Um barzinho, uma praia, um cinema, não tem nada melhor que isso para abrir sua mente! Pense na máquina como uma ferramenta. Criar conceitos começa em sua mente. O conjunto papel, lápis e borracha ainda são os melhores na hora de planejar. Fotografia, escultura, artesanato, música, outra prática artística vai ajudar bastante na hora de refletir sobre seus conceitos. Desenhar, conversar, jogar, tudo deve ter seu tempo. Não force, às vezes é preciso dar um tempo, mudar o foco e recomeçar.

19 Briefing: Desenvolver 03 cenários dentro do conceito “Vamos mais longe pelas melhores ideias”, com os temas: Onde o diabo perdeu as botas, No cafundó do Judas e Lá na Conchinchina. Estilo dos Cenários: Ilustração Realista. Paleta de Cores: Sombria. Referência Tim Burton. Ferramenta Utilizada: Desenho à mão e Adobe Photoshop. ESTUDO DE CASO

20

21

22

23

24

25

26 Grupos devem desenvolver um Sketch (esboço) do cenário que será utilizado na Arte Conceitual do Game. EXERCÍCIO GRUPOS

27 http://fengzhudesign.com REFERÊNCIA ARTE CONCEITUAL CENÁRIOS


Carregar ppt "FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS Prof.: Moreno De Franceschi e Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google