A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 História da Matemática

2 Construindo o conceito de número
Foi contando objetos com outros objetos que a humanidade começou a construir o conceito de número. Para o homem primitivo o número cinco, por exemplo, sempre estaria ligado a alguma coisa concreta: cinco dedos, cinco peixes, cinco bastões, cinco animais, e assim por diante. A idéia de contagem estava relacionada com os dedos da mão. Assim, ao contar as ovelhas, o pastor separava as pedras em grupos de cinco. Do mesmo modo os caçadores contavam os animais abatidos, traçando riscos na madeira ou fazendo nós em uma corda, também de cinco em cinco.

3 Símbolos usados pelos egípcios

4 Matemática no Cotidiano
A matemática está abertamente relacionada às situações do cotidiano, uma vez que essa interfere direta e indiretamente em nossas vidas.   Ela propicia grandiosas relações como: o sistema monetário, as operações de débito, crédito, porcentagem, adição, subtração, relação de medidas, entre outros.  

5 Senso Numérico Com relação ao senso numérico (Ginsburg 1997) cita: “Que seu desenvolvimento é influenciado pela dinâmica do ambiente”. (Gersten; Chard 1999): “Este desenvolvimento ocorre através de interações sociais com adultos e a partir de jogos e brincadeiras com outras crianças”.

6 Jogo de operações 5ª série
Escreva o cálculo para obter : 7 Você deve usar os números : 1 , 4 , 3 Você pode usar adição + , subtração - , multiplicação * e parênteses ( ). Exemplo : 8*(3+4)  Resposta:1*(4+3)

7 Bingo da Tabuada Organização da sala: individual ou em dupla; o professor realiza o sorteio. Material necessário: uma cartela para cada aluno ou dupla (cartela de bingo comum); marcadores (milho ou feijão) para que os alunos possam marcar os pontos sorteados que constam de suas cartelas; uma cartela de controle para o professor e “pedras” para serem sorteadas.Deve-se pedir aos alunos que registrem o cálculo (multiplicação) no caderno. Isto permite verificar, posteriormente, o desempenho dos alunos.

8

9 “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” Paulo Freire

10 Bibliografia Ideias Pessoais do grupo; Google; ATPS.


Carregar ppt "História da Matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google