A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem
Ana Rita Seribelli de Souza Atividade do Modulo F – Curso EAD Toptic

2 Dimensões da Avaliação Educacional
Avaliação Institucional Avaliação de programas e Projetos Avaliação de Sistemas Avaliação da Aprendizagem

3 Conselho de Classe; Encontro Pedagógico; Avaliação da UE.
Ocorrem: Conselho de Classe; Encontro Pedagógico; Avaliação da UE. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Realizada pela equipe escolar, pode ocorrer em diferentes momentos e espaços durante o ano letivo. Alimentam o Plano de Gestão, onde indicadores, metas e ações são revisados. SARESP Prova Brasil ENEN SAEB AVALIAÇÃO DE SISTEMAS É uma Avaliação Externa de larga escala, que se constitui como um dos indicadores para avaliar a qualidade do ensino.

4 Plano de Trabalho Docente, Processo
Avaliar para incluir; Prazer de bem estar; Vamos enfrentar de frente a Violência; etc. AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS É destinada a obter dados e informações de maneira válida e confiável sobre o processo e resultados obtidos por um determinado projeto ou programa. Plano de Trabalho Docente, Processo AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É realizada pelo professor junto aos alunos, na sala de aula.

5 Avaliação Educacional
Aprendizagem do aluno Avaliação de Sistemas Avaliação Institucional Avaliação da Aprendizagem Avaliação de Programas e Projetos

6 Avaliação Educacional
Avaliação da Aprendizagem Avaliação de Sistemas Aprendizagem do Aluno Avaliação de Programas e Projetos Avaliação da Institucional

7 E os tipos de Avaliação Da Aprendizagem, quais são Eles???

8 TIPOS DE AVALIAÇÃO – CONFRONTANDO IDÉIAS
DIAGNÓSTICA: Permite ao docente conhecer o que o aluno sabe sobre determinado assunto, para tomada de decisão. FORMATIVA: É um processual e contínua, possibilitando o professor e ao aluno conhecerem e regularem o caminho que percorrerão durante o processo de construção do conhecimento. SOMATIVA/CLASSIFICATÓRIA: Realizada ao final do processo de ensino e aprendizagem, tem o objetivo de verificar a aquisição de um conjunto de conhecimentos, ao final de um conteúdo, período, etapa, ano letivo.

9 CLASSIFICATÓRIA/SO-MATIVA
TIPOS DE AVALIAÇÃO TIPOS O QUE É? QUANDO OCORRE? PARA QUE SERVE? PARA QUEM SERVE? FORMATIVA Avaliação que ocorre durante o processo de ensino e aprendizagem. Apresenta caráter regulador, mediador, inclusivo/colaborativo, reflexivo e dinâmico. Durante todo o processo de construção do conhecimento. Possibilita a obtenção de evidências de aprendizagem e a tomada de decisão para o (re)planejamento de ações. Aluno Professor CLASSIFICATÓRIA/SO-MATIVA Esta avaliação tem por objetivo verificar a aquisição de um conjunto de conhecimentos, que se materializa no registro em Diário de Classe Ao final de um conteúdo, de um período, de uma etapa educativa ou de um ano letivo. Para certificar, comparar e medir o sucesso e insucesso através da atribuição de notas. Seus resultados podem servir de indicadores para ações formativas ou aprimoramento do plano de gestão da Escola Comunidade Escolar DIAGNÓSTI-CA Avaliação que permite ao professor conhecer o que os alunos sabem sobre determinado assunto, sendo desnecessário a atribuição de notas. Antes do início da aprendizagem Tomada de decisão (Re) Planejamento

10 FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA/ SOMATIVA DIAGNÓSTICA FORMATIVA

11 Validação do Documento Diálogos sobre a Avaliação da aprendizagem
Trabalho em grupo Validação do Documento Diálogos sobre a Avaliação da aprendizagem Se os conceitos expressos no documento estão de acordo com a concepção de ensino e aprendizagem da rede escolar ; Se os conceitos e as ideias estão expostos de forma clara; Se os conceitos e as ideias apresentados são passíveis de transposição para a prática no cotidiano escolar; Se é possível encontrar práticas nas UEs que já se aproximam do apresentado no documento e quais são elas. Qual o papel de cada ator escolar nesse processo. Dúvidas, sugestões e observações.

12 Socialização/Reflexão das questões para chegar em um único Relatório .
Mensagem: “O papel do professor é criar as condições para a invenção, em vez de fornecer o conhecimento” Seymour Papert, matemático e professor sulafricano.


Carregar ppt "Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google