A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ursula Martins Catarino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ursula Martins Catarino"— Transcrição da apresentação:

1 Ursula Martins Catarino
Necessidades em Saúde Ursula Martins Catarino

2

3 Necessidade de Boas Condições de Vida
Fatores do “ambiente”, “externos”, que determinam o processo saúde-doença Os diferentes lugares ocupados pelos homens e mulheres no processo produtivo nas sociedades capitalistas como as explicações mais importantes para os modos de adoecer e morrer Moradia, água tratada, lazer, boa educação, emprego, bons salários, hábitos saudáveis, amigos, família... Foco: nas múltiplas necessidades básicas humanas, para além da “fisiológicas, principalmente na intersetorialidade – Promoção da Saúde.

4 Necessidade de Acesso Ter acesso e se poder consumir toda tecnologia de saúde capaz de melhorar e prolongar a vida. O diagnóstico precoce de uma hipertensão arterial, para determinada pessoa, em determinado momento de sua vida, é tão crucial quanto o acesso a um exame de cineoangiocoronariografia para outro, que vive outro momento. A “hierarquia” de importância do consumo das tecnologias não a estabelecemos unicamente nós, técnicos, mas, também, as pessoas com suas necessidades reais. Foco: consumo de tecnologias duras, leves-duras e leves, de forma integrada e contínua, de forma a garantir a integralidade da atenção (horizontal e vertical).

5 Necessidade de Vínculo
-Vínculo enquanto referência e relação de confiança, algo como o rosto do "sistema" de saúde para o usuário. A reconceitualização aqui é reconhecer que o vínculo, mais do que a simples adscrição a um serviço ou a inscrição formal a um programa, significa o estabelecimento de uma relação contínua no tempo, pessoal e intransferível, calorosa: encontro de subjetividades. Foco:A Intersubjetividade, a relação de referência/segurança baseada no encontro de “sujeitos”.

6 Necessidade de Autonomia no Modo de Andar a Vida
Cada pessoa ter graus crescentes de autonomia no seu modo de andar a vida. A reconceitualização desta necessidade é de que informação e educação em saúde são apenas parte do processo de construção da autonomia de cada pessoa. A autonomia implicaria na possibilidade de reconstrução, pelos sujeitos, dos sentidos de sua vida e esta resignificação ter peso efetivo no seu modo de viver, incluindo aí a luta pela satisfação de suas necessidades, da forma mais ampla possível. Foco: no autocuidado/ ser “seu próprio médico”, ter autonomia para influenciar e modelar os serviços de saúde segundo necessidades dos usuários.


Carregar ppt "Ursula Martins Catarino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google