A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Solos e Rochas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Solos e Rochas."— Transcrição da apresentação:

1 Solos e Rochas

2 Tipos de solo e suas características
O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é comumente chamado de chão ou terra. Composto basicamente de três fases: Matéria orgânica e minerais; água; ar, sendo chamado assim de sistema trifásico. Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License

3 As camadas do solo Horizonte O: camada orgânica superficial;
Horizonte A: formado de fragmentos de rocha, matéria orgânica e húmus; Horizonte B: camada mineral pobre em matéria orgânica, rica em compostos de ferro e minerais resistentes. Horizonte C:  camada mineral pouco ou parcialmente alterada; Imagem: Soil profile/ United States Department of Agriculture/ Public Domain Horizonte R: rocha matriz, não alterada que deu origem ao solo.

4 Rochas, minérios e minerais
Minerais são elementos químicos com composição cristalizadas e formados naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos. Rocha: termo usado para descrever uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológicos, acabam ficando intimamente unidos. Embora coesa e, muitas vezes, dura, a rocha não é homogênea. Já termo minério é utilizado apenas quando o mineral ou a rocha apresentar uma importância econômica.

5 Tipos de rochas Rochas Magmáticas ou Ígneas - São aquelas resultantes da consolidação do magma. Quando a consolidação do magma ocorre no subsolo formam- se rochas intrusivas. Ex.: Granito. Quando ocorre em superfície (lava vulcânica) formam-se rochas extrusivas. Ex.: Basalto; Rochas Sedimentares - Resultam da deposição de detritos de outras rochas (magmáticas ou metamórficas), ou do acúmulo de detritos orgânicos. Ex.: Arenito, Calcário, etc. Rochas Metamórficas - Resultam da transformação de outras rochas preexistentes, agora, sob novas condições de temperatura e pressão. Ex.: Mármore, Gnaisse, etc.

6

7 Lixiviação e laterização
Lixiviação é o processo de perda dos minerais da superfície para o subsolo, causado pela "lavagem" promovida pelas chuvas torrenciais e pela infiltração de água no solo. A água que se infiltra pelos poros, como em uma esponja, vai, literalmente, lavando os sais minerais hidrossolúveis (sódio, potássio, cálcio etc.) e diminui a fertilidade do solo. Laterização é uma consequência da lixiviação e ocorre quando há o surgimento de uma crosta ferruginosa no solo, que, em certos casos, chega a impedir a penetração das raízes no solo. Esse acumulo de ferro ou formação de "laterita", torna o solo deficiente para o cultivo. Esse processo pode ser acelerado pela ação humana, ao derrubar a cobertura vegetal que naturalmente protege o solo.

8


Carregar ppt "Solos e Rochas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google