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Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.

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1 Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo depende apenas do contexto, operante depende das consequências + contexto) Como explicar o conhecimento e o autoconhecimento? Conheço melhor meu mundo interno ou o externo? Mentalismo: o rato pressiona porque sabe, o sujeito exibe seu conhecimento de francês falando e entendendo francês. Conhecimento como coisa. Conhecimento explica comportamento? Tipos de conhecimento tradicionais: operacional (saber como) e declarativo (saber sobre) e autoconhecimento Conhecimento operacional “saber como” - O sujeito efetivamente se comporta. (eu ou outros). Sabe nadar, falar, namorar, dirigir, brincar, etc etc etc Visão pública e “visão” privada Conhecimento declarativo “saber sobre” - envolve controle de estímulos. O rato sabe “sobre” a luz? (responde) César sabe “sobre” aves? (nomeia, explica, imita etc). O que se “sabe”? – respostas apropriadas a estímulos discriminativos. Qual critério? História de reforçamento e punição. Pombos bicando fotos de seres humanos: “sabem sobre” seres humanos. Não falam, exibem seu “conhecimento” se comportando. O que fazer? Falar “saber sobre” (significando discriminação e reforço) ou falar de discriminação e reforço, controle de estímulos? - mais precisão técnica, menor chance de confusão por conta do mentalismo e teoria mais simples. Estímulo = contexto, Controle = mudar freqüência ou probabilidade de uma ou mais ações. Ex:discriminação no laboratório: PGE‏

2 Tipos de estimulação discriminativa (relacionada ao conhecimento): Simples, compostos, condicionais, presentes, “ausentes (já apresentados no passado e ainda com efeito)”. Em cadeia com reforçadores condicionados. Processo de discriminação: mudança de comportamento com mudança de estímulo resultante de história (evolutiva ou aprendida). - única explicação. Mentalismo: usa comportamento privado como explicação, usa “coisas” como explicação. (fiz porque sei, fiz porque tenho conhecimento, pois prestei “atenção”) Behavioristas analisam o conhecimento focalizando as condições em que ele ocorre. Controle de estímulo: estimulo controla comportamento (não organismo) Mentir? Mentalismo? Reforço/esquiva, inconsistência, história Autoconhecimento: o que é e como se aprende? Mentalismo, cultura popular: mundo interno subjetivo e mundo externo objetivo. (behaviorismo não faz essa distinção)‏ Conheço melhor meu mundo interno ou o mundo externo? Tradução: o que exerce mais controle sobre meu comportamento? Estímulos públicos ou privados? Ou, sob quais circunstâncias se diz que alguém tem autoconhecimento? Estímulos públicos versus Estímulos privados: Dificuldades para ensinar discriminação de eventos privados Dicas públicas colaterais: ex: dor – choro, ferimento, queda etc Sem dicas públicas – muito mais difícil: “entrar em contato com meus sentimentos”, zanga ou medo? Amor ou culpa? (como interpretar a informação ? (os Sds públicos, privados, passados e presentes)‏ Aprendizado do relato verbal baseado em SD privado acontece acompanhado de dicas públicas (sutis ou pouco confiáveis). Raiva, aperto no peito, engolir em seco, etc

3 Autoconhecimento depende dos mesmos tipos de observação pública que o conhecimento sobre os outros. (behaviorismo)‏ Não sobre informação privilegiada e inacessível aos outros (visão convencional, cultural ou mentalista)‏ Skinner: eventos privados são menos conhecidos que os públicos. Questão não é a falta de estimulação (pública, privada, passada e presente) mas falta de uma história de reforço para discriminação Pesquisas: “quem recebe menos tem maior credibilidade, independente de ser o próprio sujeito ou outra pessoa” Pessoas discriminam entre “pessoas que são pagas para dizer e as que não são pagas” - baseado em uma história de reforçamento Introspecção e autoconhecimento: Pessoa adquire autoconhecimento olhando o mundo interno da mente para ver pensamentos, idéias, sensações, etc ? Um problema lógico da instrospecção: observar externo e nos observar pensando – nos observar observando - regressão infinita (looping)‏ Skinner: sob quais circunstâncias se pode falar de instrospecção? – eventos privados são SD para falar sobre eles. Relato verbal sob controle de SD inteiramente público ou parcialmente privado: operantes sob controle de estímulos Discussão: Autoconhecimento na clínica comportamental? Como ocorre? Implicações da visão behaviorista sobre conhecimento para a educação.


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