A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(1) Pierre Bourdieu e o Estruturalismo 17/03/2009 Artigo de Maria Valéria V. Rezende.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(1) Pierre Bourdieu e o Estruturalismo 17/03/2009 Artigo de Maria Valéria V. Rezende."— Transcrição da apresentação:

1 (1) Pierre Bourdieu e o Estruturalismo 17/03/2009 Artigo de Maria Valéria V. Rezende

2 (2) Bourdieu e sua crítica ao estruturalismo, principalmente ao estruturalismo antropológico de Lévi-Strauss; A noção de estrutura no pensamento de Bourdieu; Entendimento sobre os significados dos termos estrutura e estruturalismo tomando como base três autores, Jean Piaget (1979),Wolfgang Wieser (1972) e Henri Lefebvre (1963) TEMAS PROPOSTOS:

3 (3) BOURDIEU X ESTRUTURALISTAS Les Sens Pratique (1980), desenvolve a sua teoria da prática, a partir de sua crítica, baseada na sua experiência pessoal de pesquisa, partindo do ponto de vista estruturalista ao estruturalismo antropológico

4 (4) Wolfgang Weiser (1972) Henri Lefebvre (1963) Jean Piajet (1979) Espaço onde encontramos vários ramos da Ciência. O conceito de estrutura torna-se obscuro na medida que expandimos para vários ramos do conhecimento. Há um ideal comum de inteligibilidade que alcançam ou investigam todos os estruturalistas. Rede de relações entre elementos e processos elementares. A estrutura é imanente ao real. Aquilo que é inteligivel no real é sua essência. Uma estrutura é um sistema de transformações que comporta leis enquanto sistema. Estruturas seguem determinadas leis. A estrutura é um modelo, construído pelo teórico antecipando relações. Se conserva ou se enriquece pelo próprio jogo de suas transformações. A totalidade das estruturas chamamos de SISTEMA. A estrutura é um equilibrio precário entre multiplas hierarquias que estao em constante movimento. Uma estrutura compreende os caracteres de totalidade, de transformação e de auto- regulação. Há sistemas inorganicos, organicos, sociológicos e técnicos. Estrutura = Forma A análise dialética pode revelar as vias de transformaçoes das estuturas. A auto-regulação significa que as transformações inerentes à estrurura não conduzem para fora de suas fronteiras. O conceito de Estrutura:


Carregar ppt "(1) Pierre Bourdieu e o Estruturalismo 17/03/2009 Artigo de Maria Valéria V. Rezende."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google