A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
PLANTAS MEDICINAIS EM ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE TRATAMENTO CONTRA INFESTAÇÃO DE PIOLHOS COM PLANTA MEDICINAL

2 A pediculose da cabeça é uma doença parasitária, causada pelo Pediculus humanus var. capitis, vulgarmente chamado de piolho. A doença tem como característica principal a coceira intensa no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça e que pode atingir também o pescoço e a região do tronco, onde se observa pontos avermelhados semelhantes a picadas de mosquitos. Atinge principalmente criança em idade escolar e mulheres, e é transmitida pelo contato direto interpessoal ou pelo uso de utensílios, como pentes de pessoas contaminadas. INFORMAÇÕES

3 As lêndeas são os ovos do piolho
As lêndeas são os ovos do piolho. Os ovos são depositados próximos ao couro cabeludo. Procure os ovos na nuca e atrás das orelhas. Esses ovos não podem ser removidos com água nem retirados com pente. Eles devem ser catados. CAUSAS: Os piolhos podem se espalhar rapidamente de uma pessoa para outra através das seguintes maneiras: - Compartilhar chapéu, bonés, cachecóis, pentes, escovas, prendedores de cabelos ou tiaras, faixas e roupas; - Deitar na mesma cama, sofá ou tapete; - Participar de jogos de contato; - Usar peças de roupas que foram guardadas em armários e gavetas com piolhos ou lêndeas.

4 COZIMENTO DE MELÃO-DE-SÃO-CAETANO
COMPONENTES: Meio frasco de folhas de melão-de-são-caetano cortadas Meio frasco de água fervida e filtrada MODO DE FAZER: Colocar a água e as folhas de melão-de-são-caetano em uma panela e ferver durante três minutos. Deixar esfriar e coar para um frasco limpo.

5 INDICAÇÃO: MODO DE USAR: Tratamento contra piolhos
-Lavar os cabelos e secá-los com uma toalha;  -Aplicar o cozimento de melão-de-são-caetano nos cabelos e assegurando molhar a nuca e atrás das orelhas;  -Deixar o produto atuar nos cabelos por 10 minutos; -Passar um pente fino nos cabelos para retirar os piolhos e as lêndeas.  -Pode ser útil dividir o cabelo em seções.  -Os ovos devem ser removidos e se necessário catar os ovos com a mão; -Colocar os ovos em um saco plástico, feche-o bem e jogue fora; -Lavar bem as mãos e esfregar a parte de baixo das unhas; -Vestir roupas limpas; -Fazer esse tratamento durante cinco(5) dias consecutivos. Melão-de-são-caetano Momordica charanthia L.

6 Repetir o tratamento após 7 dias.
OBSERVAÇÕES: Repetir o tratamento após 7 dias. O cozimento de melão-de-são-caetano pode ser usado misturado ao xampu em quantidades iguais. Nesse caso, ao lavar os cabelos deixar o produto também atuar por 10 minutos e enxágüe. Passar o pente fino conforme o modo de usar explicado. A arruda (Ruta graveolens L.) também tem ação contra piolhos.Neste caso fazer a preparação com o dobro da quantidade das folhas de melão-de-são-caetano. Cuidado! Esses cozimentos não devem ser utilizados por via oral.

7 ATENÇÃO! Se a pediculose não for tratada, ou seja, a infestação por piolhos,poderá causar marcas vermelhas ou feridas na cabeça, às vezes com secreção e crostas. Essas lesões normalmente são encontradas atrás das orelhas ou da nuca. Se ao coçar as feridas, elas abrirem, poderão infeccionar e deverão ser tratadas por um médico. Com a coçadura das lesões pode ocorrer a infecção secundária por bactérias, levando inclusive ao Surgimento de gânglios no pescoço.

8 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Práticas Integrativas e Complementares; Plantas Medicinais e Fitoterapia na Atenção Básica/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. MATOS, F. J. A., Farmácias Vivas. 3º Ed. Fortaleza: EUFC, 1998, 219p. MATOS, F. J. A., BANDEIRA, M.A.M.. Manual de Orientação Farmacêutica sobre Preparação de Remédios Caseiros com Plantas Medicinais. Fortaleza: Projeto Farmácias Vivas, 2010, 40p. MATOS, F. J.A.. Plantas Medicinais: Guia de Seleção e emprego de Plantas usadas em Fitoterapia no Brasil. 3. Ed. Fortaleza: Ed. UFC, p. SOUSA et al. . Constituintes Químicos Ativos e Propriedades Biológicas de Plantas Medicinais Brasileiras. 2{ Ed. Fortaleza: EUFC, 2004, 448p. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA


Carregar ppt "CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google