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PRODUTO.

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Apresentação em tema: "PRODUTO."— Transcrição da apresentação:

1 PRODUTO

2 O que é Produto? É algo a ser oferecido ao mercado para satisfazer uma necessidade/desejo.

3 O Que Está Incluído em Produtos? (não existe posse de nada).
Incluem objetos físicos, lugares, organizações, “serviços, eventos, pessoas, ideias” ou uma combinação delas. Serviços Serviços são um “tipo de produto” que pode incluir atividades, benefícios ou satisfações colocadas à venda que são essencialmente intangíveis (não existe posse de nada). 

4 Exemplo de Serviços Atua no mercado por mais de 20 anos fornecendo as ferramentas de apoio (softwares) à decisão que ajudam na eficiência e na lucratividade dos agricultores na gestão dos seus negócios.

5 Classificação de Produto e Serviço
Produtos e Serviços dividem-se em duas classes: de consumo e organizacionais. Produtos de Consumo São produtos e serviços adquiridos para uso por consumidores pessoas físicas.

6 Produtos Organizacionais
São aqueles para processamento posterior de algo ou para uso na gestão do dia-a-dia de uma organização jurídica. A diferenciação entre produto de consumo e organizacional está na finalidade de utilização.

7 Grupos de Produtos Organizacionais
Incluem peças e materiais, bens de capital, suprimentos e serviços. Peças e materiais incluem peças manufaturadas e as matérias-primas: fios, parafusos, pneus, trigo, petróleo, etc.

8 Grupos de Produtos Organizacionais
Bens de capital incluem instalações (fábricas/ escritórios), equipamentos imobilizados utilizados na produção (prensas/ injetoras), equipamentos acessórios (ferramentas portáteis), equipamentos de escritório (computadores/mesas).

9 Grupos de Produtos Organizacionais Suprimentos e serviços incluem
itens operacionais (lubrificantes/lápis) e de manutenção (tinta/vassoura) e os serviços de reparo/manutenção ou de consultoria jurídica/publicitária, entre outros.

10 Marketing Organizacional:
A Empresa Como Produto Incluem as atividades que focam em criar, manter ou mudar as atitudes de um público-alvo em relação à uma organização.

11 Incluem as atividades que focam em
Marketing Pessoal: A Pessoa Como Produto Incluem as atividades que focam em criar, manter ou mudar as atitudes ou comportamentos em relação determinada pessoa.

12 Incluem as atividades que focam em
Marketing de Lugares: O Lugar Como Produto Incluem as atividades que focam em criar, manter ou mudar as atitudes ou comportamentos em relação a determinado lugar.

13 Marketing de Idéias Sociais
Incluem as atividades que focam influenciar comportamentos das pessoas para melhorar o seu bem estar e da sociedade (reduzir tabagismo, etc.).

14 Níveis de Decisões de Produtos e de Serviços
Decisão de produto ou serviço individual; Decisão de linha de produtos; e Decisão de mix de produtos.

15 um produto e um serviço individual;
4ª. Para o tipo de produto escolhido por você identifique para o fabricante (dizer qual é): um produto e um serviço individual; uma linha de produtos; e finalmente um mix de produtos.

16 Decisão de Produto e de Serviço Individual Serviços de Assistência
O Que Inclui? Atributos do Produto Branding Embalagem Rotulagem Serviços de Assistência

17 Decisão de Produto e de Serviço Individual qualidade, características,
Desenvolver produto e ou serviço inclui definir os seus atributos a serem fornecidos, tais como: qualidade, características, estilo e design.

18 Características do Produto
Qualidade de Produto Exerce impacto direto sobre o produto ou serviço, e está diretamente relacionada à satisfação do público-alvo. Características do Produto A partida acontece, em regra geral, com um modelo básico. Ser o primeiro a oferecer uma característica nova é uma maneira eficaz de competir.

19 Estilo e Design de Produto Estilo = aparência
Design = aparência + utilidade Semeadoras Prima da Stara destacam-se por sua robustez e simplicidade de manuseio.

20 Branding Trata da criação e gerenciamento da marca (nome, termo, sinal, símbolo, etc.) que identifica um produto ou seu fabricante.

21 As Marcas Mais Valiosas no Brasil
em R$ Bilhões em 2014 Fonte: Interbrand 21,7 15,1 11,6

22 As Marcas Mais Valiosas no Brasil
em R$ Bilhões em 2014 Fonte: Interbrand 10,5 9,4 7,6 6,8 -23% perda de valor em um ano

23 vem de sua capacidade de conquistar a preferência e fidelidade
Estratégia de Marca A marca é o ativo de maior durabilidade da organização. O valor da marca vem de sua capacidade de conquistar a preferência e fidelidade do seu público-alvo. Uma das medidas do ativo de marca é o quanto o cliente-alvo estaria disposto à pagar a mais por ela.

24 Embalagem Contém e protege o produto, mas inclui também atrair a atenção dos clientes e também descrever o produto. Rotulagem Deve identificar o produto ou sua marca, quem fabrica, seu conteúdo, como consumir, como estocar, validade, e ainda promover o produto e reforçar seu posicionamento.

25 Serviço de Assistência
São serviços de apoio ao cliente, devem avaliar o valor dos serviços prestados e ao mesmo tempo desenvolver novos serviços que agreguem valor.

26 Serviço de Assistência

27 Decisão de Linha de Produtos A linha de produtos representa um
grupo de itens relacionados que proporcionam benefícios semelhantes à determinado público alvo. 5ª. Vamos identificar uma linha de produtos da John Deere

28 Decisão de Mix de Produtos
Mix de produtos consiste de todas as linhas de produto que uma empresa possui. 6ª. O que inclui o mix de produtos da Stara?

29 Principais Decisões da Estratégia de Marca
Posicionamento Seleção de Nome Patrocínio Desenvolvimento

30 Posicionamento de Marca (na Mente do Cliente)
Podem ser realizados em três níveis: Mais fraco – mostra ingredientes utilizados (fácil copiar); Médio – mostra benefícios (desejável); e Mais forte – mostra valores (carga emocional).

31 Qual é o Posicionamento de Marca da
MAS (John Deere)? Ao longo dos dois últimos anos, tem se demonstrado que o sistema de controle das secções de pulverizadores representa uma economia de custos significativa. Como o custo com produtos químicos está crescendo a cada ano, assim como outros custos, esta economia significativa pode ser alcançada no trabalho de semeadura e adubação.

32 7ª. Como você classificaria o Posicionamento de Marca da MAS da John Deere:
Mais fraco – mostra ingredientes; ou Médio – mostra benefícios (vantagens); ou Mais forte – baseado em valores (características que determinam como se comportam e interagem com outros indivíduos ou com o meio ambiente).

33 Seleção do Nome de Marca Deve
Conter indicações dos benefícios e qualidade do produto; Ser fácil de reconhecer, lembrar e pronunciar;

34 Seleção do Nome de Marca Deve Ser inconfundível e permitir expansão;
Ter significado semelhante em diferentes idiomas e permitir registro (não existir ainda). Plantando confiança, colhendo resultados PIC

35 Marketing de Serviços O setor de serviços cresce tão mais rápido, quanto mais forte se torna a economia de um país.

36 Características dos Serviços
Intangibilidade; Inseparabilidade; Variabilidade; e Perecibilidade.

37 Intangibilidade dos Serviços
Não podem ser sentidos, provados ou vistos antes de sua compra. Isso obriga o consumidor a identificar os sinais de qualidade (ou falta dela) nas instalações, no pessoal, ou seja naquilo que podem ver/sentir do prestador de serviços.

38 Inseparabilidade dos Serviços
Não permitem separação de seus fornecedores. O trabalhador é parte do serviço fornecido. Normalmente o cliente e o prestador do serviço interagem durante a execução do trabalho.

39 Variabilidade dos Serviços A qualidade dos serviços depende de
quem, como, quando e onde eles são fornecidos. Tudo vai influir incluído o grau de motivação do funcionário.

40 Perecibilidade dos Serviços
Não podem ser armazenados para uso ou venda posterior. Uma consulta qualquer não atendida, não poderá ser recuperada, estará definitivamente perdida.

41 Estratégias de Marketing Para Serviços
Existe uma cadeia de valor de serviços que interliga os lucros da prestadora, com a satisfação do seu funcionário e a de seu cliente.

42 O Que Inclui a Cadeia de Valor de Serviços?
Qualidade de serviço – deve focar fortemente a seleção, treinamento e motivação do colaborador; Serviço eficaz – agrega e entrega valor ao cliente; e Desempenho superior do prestador – assegura fidelidade dos clientes e do lucro.

43 Produtividade dos Serviços
A correta seleção, treinamento e motivação dos colaboradores permite serem mais eficazes (fazer as coisas certas = resultado esperado), e apresentar os ganhos de produtividade que representam custos menores, ou seja ser eficiente (fazer de maneira certa com o mínimo de recursos).

44 Diferenciação de Serviço praticar preços também diferenciados.
A oferta e entrega de um serviço superior permite ao prestador, assegurar a fidelização dos clientes e com isso praticar preços também diferenciados.

45 Desenvolvimento de Novos Produtos
Começa na identificação de uma oportunidade a partir da geração de ideias: Effectual Design Thinking Canvas

46 Estágios de Desenvolvimento
Identificação de Oportunidades Seleção de Oportunidades Desenvolvimento e Teste de Conceito Desenvolvimento de Produto Análise do Negócio Desenvolvimento da Estratégia de Marketing Teste de Marketing Comercialização

47 Seleção de Oportunidades
A seleção das oportunidades permite identificar aquelas que indicam a maior rentabilidade. Desenvolvimento de Conceito O desenvolvimento de conceito é uma versão detalhada da oportunidade com foco no consumidor. A imagem é como o cliente percebe esse produto.

48 Teste de Conceitos O teste de conceitos devem ser realizados com grupos do mercado-alvo. Esses conceitos podem ser simbólicos ou físicos.

49 Teste de Conceitos A apresentação concreta (física) dos conceitos aumenta a confiabilidade do resultado. As respostas dos grupos permitem à empresa decidir quais dos conceitos tem apelo mais significativo.

50 Perguntas de um Teste de Conceitos Fonte: Kotler adaptado
Você entende o conceito do produto? Você acredita nos dados de desempenho? Quais são os benefícios mais importantes? Quais melhorias você sugere?

51 Perguntas de um Teste de Conceitos Fonte: Kotler adaptado
Quais são as vantagens que você vê? Quais outros usos você daria a ele? Qual seria um preço aceitável? Você compraria esse produto?

52 A Estratégia de Marketing
A estratégia de marketing deve ser construída utilizando-se o Mix (Composto) de Marketing focado no Mercado-Alvo. Produto Praça Mercado-Alvo Promoção Preço

53 Análise do Negócio Inclui estabelecer as
metas de vendas, custos e lucro para checar se atende às metas/objetivos da empresa. Se conclusão for positiva a empresa vai para a fase de desenvolvimento.

54 Desenvolvimento de Produto
O desenvolvimento é realizado na área de engenharia (de produto e de manufatura), que tem a responsabilidade de transformar os conceitos em um produto. Teste de Marketing É a apresentação do produto ao mercado para teste, o que inclui testar a estratégias de posicionamento, propaganda, distribuição, preço, marca e embalagem.

55 Demanda tempo longo e recursos expressivos.
Teste Padrão Trata-se de um dos testes possíveis onde em umas poucas regiões se lança a campanha de marketing e o produto, pesquisando os resultados do lançamento. Permite checar previsão de vendas, lucros, identificar problemas e fazer os ajustes necessários. Demanda tempo longo e recursos expressivos.

56 Ciclo de Vida do Produto
O ciclo de vida descreve o comportamento das vendas de um produto no decorrer do tempo: Introdução; Crescimento; Maturidade; e Declínio.

57 Ciclo de Vida do Produto

58 Introdução Começa no lançamento do produto, requer tempo e tem (em geral) o seu crescimento de vendas lento. Os lucros são negativos ou baixos e tem altas despesas de distribuição e promoção. 8ª. Identifiquem um produto em Agricultura de Precisão que esteja nessa fase.

59 Preços tem tendência a cair, mesmo que ligeiramente, nessa fase.
Crescimento Se atender às necessidades do público-alvo, as vendas aumentarão, sobretudo se a propaganda boca-a-boca for positiva. Preços tem tendência a cair, mesmo que ligeiramente, nessa fase. 9ª. Identifique um produto em Agricultura de Precisão que esteja nessa fase.

60 Maturidade Em geral, a mais longa das quatro fases. O crescimento das vendas diminui e exige esforços de marketing para manter os volumes. Inicia-se nessa fase um acirramento da concorrência, com redução de preços, aumento da propaganda/promoções e a busca de novas versões para o produto. 10ª. Identifique um produto em Agricultura de Precisão que esteja nessa fase.

61 É quando as vendas caem a um
Declínio É quando as vendas caem a um nível baixo ou a zero. Isso pode ocorrer por razões tecnológicas, mudanças no público-alvo ou aumento de concorrência. O produto pode se tornar deficitário a ponto de ser retirado do mercado.

62 Ciclos de Vida – Características Fonte: Kotler
Introdução Crescimento Maturidade Declínio Volume de Vendas Baixo Crescimento rápido Máximo Queda Custo por cliente Alto Médio Crescente Lucro Baixo ou negativo Em declínio Concorrentes Poucos Estável Decrescente

63 Objetivos de Marketing Fonte: Kotler
Ciclos de Vida Objetivos de Marketing Fonte: Kotler Introdução Crescimento Maturidade Declínio Desenvolver consciência do produto e experimentação (test drive) Maximizar participação de mercado Maximizar lucros e defender participação de mercado Reduzir gastos e extrair o máximo do produto

64 O QUE APRENDEMOS ATÉ AQUI?

65 3.1. Como é possível “diferenciar” produto de consumo e produto organizacional? Em qual dos dois posso enquadrar um cortador de grama? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3.2. Explique o que são considerados “bens de capital”. Cite exemplos. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

66 3.3. O que está incluído no “Marketing Organizacional”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3.4. Quais são os atributos a serem definidos no desenvolvimento do produto ou serviço? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

67 3.5. Quais são os níveis em que podemos realizar o posicionamento de uma marca?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3.6. O que se entende por “Branding”? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

68 3.7. De onde vem o valor de uma “Marca”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3.8. Quais são os níveis em que podemos realizar o posicionamento de uma marca? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

69 3.9. O que deve conter a seleção de um nome de marca?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3.10. Quais são as características principais dos serviços? Detalhe uma delas. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

70 3.11. Explique o que é “Desenvolvimento de Conceito”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3.12. Como é construída a “Estratégia de Marketing”? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

71 3.13. Explique como é o Teste Padrão de um novo produto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3.14. Quais são as quatro fases do Ciclo de Vida de um produto? Detalhe uma delas. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


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