A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Moderno Ambiente de Negócios Professor Antonio Benedito Silva Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Moderno Ambiente de Negócios Professor Antonio Benedito Silva Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Moderno Ambiente de Negócios Professor Antonio Benedito Silva Oliveira

2 Ambiente Competitivo Atual Globalização; Tecnologia; Legislação; Blocos Econômicos; Grandes Empresas; Volume dos Recursos Financeiros; Exigência do Consumidor; e Papel do Ativo Intangível na Geração da Riqueza. 2Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

3 Globalização Mercado de Capitais; As empresas de Call Center de Minas Gerais (Uberlândia); Empresas de Software da Índia; O Caso da Empresa de Software; e Empresas de Contabilidade da Índia. 3Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

4 Tecnologia Informática; Telecomunicações; Rede Mundial; Concentração da Geração de Novas Tecnologias no Hemisfério Norte; Analfabetismo Digital; e Programas de Inclusão Tecnológica 4Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

5 Tecnologia Nova Economia: A Economia do Conhecimento; Transações Eletrônicas: Dinheiro Virtual; Riqueza ligada à Produtividade e Geração de Novos Conhecimentos (Criatividade). 5Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

6 Tecnologia Novos produtos; Novos tipos de negócios; Novos modos de vida; Ciclo de Vida do Produto; Novas formas de se realizarem coisas antigas, Ex.: e-Ticket 6Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

7 Legislação Busca de Padrões Internacionais; Protecionismo persistente; Proteção às Marcas e Patentes; Aparecimento de novas legislações ambientais e do consumidor; Reforma do Estado; Abertura (relativa) de mercado; Disputas na OMC. 7Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

8 Blocos Econômicos O Mundo se organiza em torno de grandes Blocos Econômicos: UE; NAFTA, ALCA, MERCOSUL; Na Ásia: Japão, Taiwan, Korea, China. África buscando retomar o rumo do desenvolvimento. 8Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

9 Grandes Empresas Receita Bruta da GM (2003): US$ bi; Receita Bruta da Microsoft (2003): US$ 10,1 bi; Receita Bruta da Petrobrás (2003): US$ 42.7 bi 9Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

10 Dados para Comparação PIB do Brasil (2003); US$492,337,700,000 PIB da Argentina (2003): US$ 129,735,100,000 PIB do Japão (2003): US$ 4,326,444,000,000 PIB DOS EUA (2003): US$ 10,881,610,000,000 10Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

11 Volume de Recursos Financeiros Desproporcionalidade entre bolsas internacionais e bolsas locais (p.ex. BOVESPA); Capital sem pátria; Taxas de Câmbio Menor nos Países do Primeiro mundo; Ataques à Moeda – Crises Mundiais 11Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

12 Consumidor mais Exigente Leis de proteção ao consumidor; O consumidor também quer margem. Solução: Adicionar Valor. Aumento da liberdade de escolha do consumidor – exemplo: Dell; Modelos da Indústria Automobilística; Contra Marketing. Ex.: Revisão do Cardápio do McDonalds; Indústria de Cigarros; Consumidor avesso a atitudes unilaterais – consumidor usa seu poder de decisão de comprar ou não para pressionar; 12Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

13 Papel do Ativo Intangível na Geração da Riqueza Capital de Risco (Venture Capital) Capital de Relacionamento (Redes) Capital Estrutural (Sistemas, Imagem, Conhecimento) Exemplos: Amazon; MICROSOFT; Vale do Rio Doce; COCA-COLA; Intel; Dell; Universidades Corporativas 13Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

14 Antecedentes do Problema O Ciclo de vida dos produtos é menor; Os custos de desenvolvimento se tornam muitas vezes mais relevantes do que o custo de produção. Ex.: Indústria farmacêutica; indústria de software e muitas outras; Infidelidade dos clientes; Crescimento dos concorrentes (Ex. Indústria de Auto-peças; Bancos ); Risco de guerra de preços versus cartéis (exemplo: aviação e indústria automobilística); Pressão dos acionistas por retorno (melhor retorno entre os concorrentes); O risco e a incerteza percebidas na gestão de um negócio aumentam dramaticamente. 14Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

15 O Problema do Tomador de Decisão Como sobreviver e prosperar no moderno ambiente de negócios? 15Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

16 Agregar Valor Para o Cliente Para o Acionista Demais Stakeholders

17 A competição nos dias atuais não se dá entre produtos mas entre Modelos de Negócios Bill Gates 17Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

18 Modelos de Negócios Modelo de Negócio é uma hipótese de como oferecer valor ao cliente. É uma hipótese sobre coisas que estão em constante mudança na sociedade, mercados, clientes e tecnologia O Modelo de Negócio portanto tem que possuir a capacidade de se modificar Peter Drucker, Controladoria - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

19 Exemplo de Modelo de Negócio com Estratégia Vencedora Venda e depois Fabrique

20 O Caso DELL Ações valorizaram mais de 30 mil vezes desde Lucro 500 milhões maior do que todos os outros fabricantes de PCs juntos. Ações dobram de valor a cada 6 meses. Alto índice de esgotamento nervoso e divórcio entre os funcionários. O dinheiro ajuda a suportar isso. Número de crachá baixo é sinônimo de milionário – pagamento dos funcionários com ações da empresa A fábrica: tamanho de 3 estádios de futebol

21 O Caso DELL Ciclo operacional negativo Modelo: substituição de estoques por informação – só produz o que já foi encomendado e pago. O produto é fabricado virtualmente na rede antes de ser produzido fisicamente na fábrica. O cliente é o projetista Valores de mercado de componentes e sistemas de computadores declinam em média 1% por semana

22 O Caso DELL Utiliza a rede para especificar componentes para seus fornecedores, da mesma forma como fazem seus clientes. Cada computador encomendado recebe um código de ativo que permitirá que o cliente acompanhe a montagem do seu micro e os testes de verificação e depois servirá para o atendimento pós-venda.

23 O Caso DELL Processo de vendas altamente dependente de máquinas e processo de produção altamente dependente de mão-de-obra. Produção de um microcomputador personalizado: menos de 4 horas com instalação de softwares personalizados e testes de desempenho.

24 O custo decrescente da tecnologia da informação está mudando a estrutura de custos das empresas e eliminando as fronteiras entre empresas

25 O segredo é desenvolver um conjunto de capacidades únicas que você faz melhor que qualquer outra pessoa e subcontratar o resto: equipes de empresas trabalhando juntas e interligadas em rede.

26 A Lição das Empresas de Sucesso Situação default (Internacionalização; usar ERP; investimentos em TI; colaboradores com formação de pós-graduação); Soluções adaptativas; Gestão de performance integrada; Todos os colaboradores focados no negócio e mercado (empowerment). 26Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

27 Algumas Soluções Propostas EVA e MVA TOC BSC Gestão Econômica 27Contabilidade Gerencial - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

28 As Mudanças Do Ambiente De Negócios Pouca Diferenciação entre os Produtos Produtos Com Grande Diferenciação Grande Participação dos Custos de Mão de Obra Em Relação ao Total de Custos Grande Participação dos Custos Fixos em Relação ao Total de Custos Ciclo de Vida dos Produtos com Maior Duração Menor Tempo de Vida Para os Produtos Consumidores Menos Exigentes Consumidores Mais Exigentes Mercados Protegidos Por Barreiras Econômicas, Legais e Geográficas Abertura de Mercados Poucos produtos por empresa. Linhas de produtos às vezes com centenas de itens. Alto Custo para Gerar Informação. Informação Tem Baixo Custo (Pelo Avanço da TI). Ambiente Anterior Ambiente Atual 28

29 Desafios à Contabilidade Visão holística; Acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos; Acompanhar as mudanças na gestão das empresas (tecnologias de gestão); Acompanhar as mudanças organizacionais (frutos das mudanças tecnológicas, de gestão, políticas e econômicas); Agregar valor. 29Controladoria - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

30 Indicador de Eficácia O Resultado Econômico é o melhor indicador da eficácia. 30 Controladoria - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

31 As Mudanças No Novo Ambiente de Negócios -Aprimoramento Contínuo; -Eliminação de desperdícios; - Manter a liderança com novos produtos rentáveis ou com a diversificação de produtos; -Variáveis deste ambiente são: -o aumento de automação e informatização; -a redução da mão de obra direta e de estoques; -a maior atenção ao produto e ao planejamento da produção; -ciclos de vida do produto mais curtos; -Novas filosofias de manufatura: -Just In Time (JIT); -gerenciamento da qualidade total(CQT ou TQM); -e planejamento dos recursos de manufatura (MRPII); -implantação de tecnologias avançadas. 31

32 Impactos nos Sistemas de Informações Gerenciais e De Custos Grande Parte dos Conceitos Utilizados nos Sistemas de Informações Gerenciais surgiram no começo do século, atendendo a uma outra realidade de tecnologia e negócios. Assim, seu repertório de tecnologias e conceitos, seus Paradigmas, tornaram-se obsoletos. A Confecção de Sistemas de Informações Gerenciais mais Eficazes passa pelo Questionamento e Atualização Destes Paradigmas. 32Controladoria - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

33 Ambiente Próximo Ambiente Remoto Outras Instituições Outros países Sociedade FornecedoresFornecedores EMPRESA Concorrentes Outros Agentes ClientesClientes ConsumidoresConsumidores Ambiente Próximo e Remoto 33Controladoria - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

34 CUMPRIMENTO DA MISSÃO Visão Sistêmica da Empresa RECURSOS HUMANOS RECURSOS MATERIAIS RECURSOS TECNOLOGIA SERVIÇOS PRODUTOS SUBSISTEMA ORGANIZACIONAL SUBSISTEMA SOCIAL SUBSISTEMA INSTITUCIONAL SUBSISTEMA DE INFORMAÇÃO SUBSISTEMA FÍSICO SUBSISTEMA DE GESTÃO COMPRAS PRODUÇÃO MANUTENÇÃO VENDAS FINANCAS OUTRAS RECURSOS FINANCEIROS RESULTADO ECONÔMICO INTERAÇÃO VALORES ECONÔMICOS VALORES ECONÔMICO S CONTINUIDADE 34 Controladoria - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

35 ALCANCE DE OBJETIVOS CONSUMO DE RECURSOS 35Controladoria - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

36 AUMENTAR EFICÁCIA DA EMPRESA A EFICÁCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS SURGE DO GRAU EM QUE VIABILIZE A OTIMIZAÇÃO DAS DECISÕES DOS GESTORES. 36Controladoria - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

37 O Problema da Contabilidade Gerencial Gerar-se Sistemas de Informações Gerenciais que Possibilitem a tomada de Decisões Eficazes No Ambiente de Negócios Atual, Em Termos de Sua Base Conceitual e Tecnologia. 37 Controladoria - Tema 1 - Professor Antonio Benedito

38 Referências ATKINSON, A.A.; BANKER, R.D.; KAPLAN, R.S. ; YOUNG, M.S. Management Accounting. 3rd ed. Sddle River: Prentice Hall, BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCHAEFER, S. Economics of Strategy. 3rd ed. New York: John Wiley & Sons, Inc., CATELLI, A. (Coordenador). Controladoria: uma abordagem da Gestão Econômica GECON. 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, HAMEL, G.; PRAHALAD, C.K. Competing for the Future. Massachesets: Harvard Business School Press, HORNGREN, C.T.; SUNDEM, G.L.; STRATTON, W.O. Contabilidade Gerencial. 12ª ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, KOTLER, P. Marketing para o século XXI. 9ª ed. São Paulo: Editora Futura, OLIVEIRA, A.B.S. Controladoria: Fundamentos do Controle Empresarial. São Paulo: Editora Saraiva, Controladoria - Tema 1 - Professor Antonio Benedito


Carregar ppt "Moderno Ambiente de Negócios Professor Antonio Benedito Silva Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google