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3.1. Mudanças nos transportes, nas comunicações e no ensino Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia História e Geografia de Portugal.

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1 3.1. Mudanças nos transportes, nas comunicações e no ensino Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia História e Geografia de Portugal Prof. J. António Sousa Abril 2008

2 O atraso económico Portugal em meados do século XIX destruídoempobrecidoatrasado Invasões Francesas e luta entre liberais e absolutistas Gastos com as guerras e perda dos lucros vindos do Brasil Não tinham sido introduzidos os inventos técnicos registados noutros países

3 Transportes e comunicações Desenvolvimento do País: vias de comunicação - estradas e linhas férreas - instalação de redes de telégrafo Gastos muito elevados Governo liberal – Regeneração Um dos principais responsáveis por esta política de modernização foi Fontes Pereira de Melo, ministro de D. Maria II, D. Pedro V e D. Luís I.

4 Estradas - Em 1849, iniciou-se a construção de uma rede de estradas - Até ao início da 2.ª metade do séc. XIX, a rede de estradas era pequena e estava em muito mau estado - Em 40 anos, a rede de estradas teve um grande aumento

5 A mala-posta A mala-posta era um serviço de transporte de passageiros e de mala de correio que tinha, ao longo das estradas, pousadas para descanso das pessoas e muda dos cavalos.

6 caminhos de ferro - O comboio foi a grande invenção do séc. XIX, pois revolucionou os transportes - Uma só locomotiva puxava muitas carruagens, que transportavam muitas pessoas e mercadorias - Fez diminuir o preço do transporte A viagem inaugural de comboio em Portugal foi em 1856, entre Lisboa e o Carregado, numa extensão de 36 km.

7 caminhos de ferro Para o comboio circular, foi necessário construir vias férreas e também estações, pontes e túneis 1856: 50 km 1894: 2353 km

8 caminhos de ferro O comboio aumentou a mobilidade: facilidade de deslocação de pessoas O comboio facilitava o transporte de mercadorias de uma região para outra desenvolveu COMÉRCIOAGRICULTURA INDÚSTRIA

9 Portos e faróis O transporte por mar foi sempre muito importante no País Na 2.ª metade do séc. XIX, os barcos a vapor começaram a substituir os barcos à vela Para facilitar o embarque de pessoas e o carregamento de mercadorias, foi necessário fazer obras nos portos Em certos pontos da costa, construíram-se faróis para aumentar a segurança nas viagens marítimas

10 Alterações registadas Novos meios de transporte Novas vias de comunicação Outras construções - Diligência - Comboio a vapor - Barco a vapor - Estradas - Vias férreas - Pontes - Túneis - Estações e apeadeiros - Faróis - Portos

11 Meios de comunicação - Os correios foram modernizados: criaram-se os selos postais e colocaram-se marcos do correio. - Contrataram-se carteiros - Colocaram-se milhares quilómetros de fios telegráficos: - Telégrafo - Telefone Anos Número de telegramas nacionaisInternac

12 Meios de comunicação Novos meios de comunicação Novos serviços TELEFONE TELÉGRAFO CORREIOS Mudanças que facilitaram Troca de ideias e de informação Desenvolvimento das atividades económicas

13 Censos Desde há muito tempo que se faziam contagem ou numeramentos, que permitiam conhecer o número aproximado de pessoas existentes no País, com o objetivo de lançar impostos ou recrutar homens para a guerra. O 1.º recenseamento da população portuguesa foi feito em Durou 2 anos e apurou-se que havia habitantes em Portugal. A partir de 1890, passaram a ser feitos de 10 em 10 anos. Recenseamento: inquéritos periódicos que se destinam a recolher dados sobre a população.

14 Ensino Para realizar as mudanças que o desenvolvimento do País exigia, o Governo precisava de pessoas preparadas. Foi necessário reformar o ensino, desde as escolas primárias até às universidades. Neste período, os vários governos reformaram o ensino: - o ensino primário tornou-se obrigatório e gratuito - o ensino liceal alargou-se a todas as capitais de distrito - foram criadas as primeiras escolas de ensino técnico - foram criados cursos universitários


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