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Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação

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Apresentação em tema: "Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação"— Transcrição da apresentação:

1 Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação
Não há pedagogia que esteja isenta de pressupostos filosóficos. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo, dentro da sociedade? ! Uma compreensão da educação e do seu direcionamento!

2 Três são as tendências filosófico-políticas que buscam compreender a educação e que se constituíram ao longo da prática educacional. Filosóficas, porque compreendem o seu sentido; e políticas, porque constituem um direcionamento para sua ação. Educação como redenção da sociedade; Educação como reprodução da sociedade; Educação como transformação da sociedade.

3 Para que a compreensão sobre essas tendências???
Para agirmos com um nível significativo de consciência na prática pedagógica e produzir, criticamente, uma visão que venha a nortear o nosso trabalho!!!

4 1. Educação como redenção da sociedade
CONCEP-ÇÃO DE SOCIEDADE CONCEP-ÇÃO DE EDUCAÇÃO PAPEL DA EDUCAÇÃO DEFENSO-RES CARACTE-RÍSTICAS Conjunto de seres em harmonia, com desvios de grupos e indivíduos que ficam à margem do todo. Natural A- histórica Exterior à sociedade; Autônoma; Interventora. Redentora da sociedade; Adaptar o indivíduo à sociedade; Promover a coesão social e garantir a integração de todos no corpo social. Comênio Enciclope-distas Pedagogos revonados Teoria não crítica da educação Prática pedagógica isenta de comprometimento político.

5 2.Educação como reprodução da sociedade
CONCEP-ÇÃO DE SOCIEDADE CONCEP-ÇÃO DE EDUCAÇÃO PAPEL DA EDUCAÇÃO DEFENSO-RES CARACTE-RÍSTICAS Dispõe de todos os meios para sua autopreserva-ção Natural A-histórica Instância dentro da sociedade. A serviço da sociedade e de seus condicionantes. Reproduz o modelo de sociedade vigente. Faz parte da sociedade e a reproduz. Instrumento de reprodução. Marx ( Infra-estrutura: elementos econômicos; supra-estrutura: elementos culturais. Althusser Teoria crítico-reprodutivista da educação. É pessimista. Defende que façam o que fizerem os professores será em vão já que sempre reproduzirão a ideologia dominante.

6 Louis Althusser Nasceu em Birmandreis, Argélia em 19/10/1918 e morreu em Paris em 22/10/ Foi um filósofo francês. A teoria dos Aparelhos Ideológicos de Estado constrói uma visão monolítica e acabada de organização social, onde tudo é rigidamente organizado, planejado e definido pelo Estado, de tal sorte que não sobra mais nada para os cidadãos. Não há mais nenhuma alternativa a não ser a resignação ante o Estado onipresente e absolutamente dominante.

7 Força de trabalhao Prole/tariado Salário Biológica Formação profissional (de acordo com a necessidade da divisão social do trabalho) Cultural: Produção de bens materiais A base material das relações de produção entre homem e natureza e homem e homem (relação proprietário e proletariado, por exemplo). O sistema produtivo (capitalismo). Infra-estrutura: É a forma de dominação no sentido ideológico e institucional: religião, escola, família, sistema jurídico, sistema político, sindicatos, cultura (letras, belas artes, esportes, etc.), meios de comunicação (imprensa , rádio, televisão, internet etc. Superestrutu-ra

8 Sujeição absoluta à ideologia dominante
Dá forma, padroniza Otimiza o sistema produtivo Ensina os saberes do trabalho Imprime os valores vigentes Ensina os saberes práticos Ensina as ideologias (comportamento) da religião, escola, família, sistema jurídico, sistema político, sindicatos, cultura (letras, belas artes, esportes, etc.), meios de comunicação (imprensa , rádio, televisão, internet etc. ESCOLA Sujeição absoluta à ideologia dominante Assegura a reprodução da força de trabalho

9 Papéis definidos pela divisão social do trabalho de acordo com a escolaridade de cada um:
Papel de explorado: com consciência profissional, moral, cívica, nacional e apolítica altamente desenvolvida; Papel de agente da exploração: saber mandar e falar aos operários – relações humanas;

10 De agentes de repressão: saber mandar e ser obedecido sem discussão ou saber manejar a demagogia da retórica dos dirigentes políticos. Profissionais da ideologia: que saibam tratar as consciências com respeito, isto é, com o desprezo, a chantagem, a demagogia que convém [...].

11 Assim, para Althusser: “A escola age por valores e otimiza, ao máximo, o sistema dentro do qual está inserida e ao qual serve. Não é a escola que institui a sociedade, mas, é, ao contrário, a sociedade que institui a escola para o seu serviço. É pois, instrumento de reprodução e, por isso mesmo, de manutenção do sistema social vigente.”

12 3. Educação como transformação da sociedade
CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PAPEL DA EDUCAÇÃO CARACTERÍSTICAS Definida a partir dos próprios condicionantes históricos-sociais. Poderá ser reprodutora ou criticizadora da ordem social vigente. Mediadora tanto de projetos conservadores, quanto de projetos transformadores. Recusa-se tanto ao otimismo ilusório, quanto ao pessimismo imobilizador. Propõe-se a desvendar e utilizar-se das próprias contradições da sociedade, para trabalhar criticamente pela sua transformação.


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