A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A 1ª Guerra Mundial 1914-18.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A 1ª Guerra Mundial 1914-18."— Transcrição da apresentação:

1 A 1ª Guerra Mundial

2 A Europa antes da Guerra
Diversidade Política : Europa Ocidental – democracias liberais; Europa Oriental - regimes autoritários. Diversidade Económica: Inglaterra, França e Alemanha – potências industrializadas; Áustria – Hungria, Rússia e Itália – países pouco desenvolvidos. Rivalidades Económicas: As potências industriais travavam entre si uma competição imperialista pelas melhores colónias.

3 A Europa antes da Guerra
Intensificação dos patriotismos: Exaltação dos valores de do passado de cada nação denegrindo os dos outros. Reivindicações Nacionalistas: França exige que a Alemanha devolva a Alsácia-Lorena; Polónia e Finlândia querem a Independência; Povos Balcânicos querem libertar-se do domínio do Império Austro-Húngaro

4 A política de alianças Tríplice Entente(1904):
A rivalidades entre os países europeus conduziu à perceção de que a qualquer momento poderia surgir um conflito , isto conduziu a uma corrida aos armamentos e a um clima de paz armada. Para melhor se protegerem os países europeus formaram alianças: Tríplice Aliança (1882): Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. Tríplice Entente(1904): França, Inglaterra e Rússia.

5 A Grande Guerra – 1ª Fase – Guerra de Movimento (Verão e Outono de 1914)
Os alemães consideravam a França como o inimigo mais perigoso, mas também aquele que podia ser derrotado mais depressa. O fracasso, na Batalha do Marne, Agosto de 1914 , levou os exércitos à Guerra de Trincheiras e ao Impasse na Frente Ocidental.

6 A Grande Guerra – 2ª Fase – A estabilização da Frente Ocidental – A Guerra das Trincheiras

7 A Frente Ocidental –

8 Uma paz precária O tratado de Versalhes e o novo mapa político
A conferência da paz preparou vários tratados, o mais importante dos quais seria o Tratado de Versalhes, com a Alemanha. Estes tratados impuseram aos países vencidos condições humilhantes e definiram um novo mapa político mundial. O Império Austro-húngaro e o Império Turco ficaram desmembrados Surgiram na Europa países independentes, Polónia a Hungria, a Checoslováquia, a Jugoslávia. A Alemanha, além de abandonar os territórios, perdeu a Alsácia e a Lorena.

9 A Sociedade das Nações A Sociedade das Nações (SDN), fundada em 1919, começou por agrupar 32 dos países vencedores da guerra. O principal objetivo da Sociedade das Nações era manter a paz do mundo. Apesar dos esforços feitos para defender a paz, a SDN não conseguiria atingir esse objetivo.


Carregar ppt "A 1ª Guerra Mundial 1914-18."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google