A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO"— Transcrição da apresentação:

1 TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
SEMINÁRIO: DESAFIOS E BENEFICIOS DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO

2 CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
FOCO : 1- DESAFIOS DA VENDA DIRETA: NA FEIRA DA AAO 2- APOIO DA CÂMARA SETORIAL DE AGRICULTURA ECOLÓGICA PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO 01 / 03 / 2011

3 REFERÊNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL DE FEIRA DE PRODUTORES ORGÂNICOS
A FEIRA DA AAO 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA PIONEIRA DE VENDA DIRETA AO CONSUMIDOR COM APOIO DA SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO REFERÊNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL DE FEIRA DE PRODUTORES ORGÂNICOS

4 SINGULARIDADE DA FEIRA DE PRODUTORES ORGÂNICOS DA AAO ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTURA ORGÂNICA ●ESPAÇO GERADOR DE RELAÇÃO E DIÁLOGO DIRETO DE PRODUTORES COM CONSUMIDORES. ●ESPAÇO CONSTRUTOR DE EMPATIA, RESPEITO E RECONHECIMENTO DO VALOR RECIPROCO. ●FEIRA SEDIADA EM GALPÃO DO PARQUE DA ÁGUA BRANCA E COORDENADA PELA AAO, QUE GARANTE E VALIDA AOS CONSUMIDORES E À SAA, A ORIGEM DOS PRODUTOS ORGÂNICOS CERTIFICADOS EXPOSTOS E COMERCIALIZADOS NESSA FEIRA.

5 A FEIRA DO PRODUTOR ORGÂNICO COMO ECOMERCADO
● PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS ÚTEIS E NECESSÁRIOS À VIDA E À SAÚDE, SEM CAUSAR IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS NEGATIVOS; ● ESPAÇO CULTURAL DA FEIRA COM CAFÉ ORGÂNICO, MANHÃS DE AUTÓGRAFO, OFICINAS E EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS DE ECONOMIAS SOLIDÁRIAS; ● ECOMERCADO QUE TRADUZ UM JOGO ONDE TODOS GANHAM, PRODUTORES, CONSUMIDORES, PROCESSADORES, REPRESENTANTES DE GRUPO DE PRODUTORES, SAA, AAO, PARCEIROS E APOIADORES.

6 PROJETO DE REFORMA DO GALPÃO DA FEIRA DO PRODUTOR ORGÂNICO DA AAO
COM APOIO DA FAUM ● PROJETO DE REFORMA DENTRO DE PRINCIPIOS DE SUSTENTABILIDADE ● AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE BANCAS PARA GRUPOS DE PRODUTORES ● AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS COM INCLUSÃO DE ARTESANATOS, PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E DE ESPAÇOS GASTRONÔMICOS ORGÂNICOS.

7 COMPARAÇÃO DE PREÇOS PELO IDEC

8 APOIO DA CSAE PARA A COMERCIALIZAÇÃO
DE PRODUTOS ORGÂNICOS COM O APOIO E A INTERMEDIAÇÃO DA CÂMARA SETORIAL DE AGRICULTURA ECOLÓGICA ESTÁ SENDO ATUALIZADA E FORMALIZADA, PELA SAA, A CESSÃO PARA A AAO DO GALPÃO DA FEIRA DO PRODUTOR ORGÂNICO, SITUADO NO PARQUE ESTADUAL DA ÁGUA BRANCA

9 OS APOIO DA CSAE PARA A PRODUÇÃO DE ORGÂNICOS ● ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTA DE LINHA DE FINANCIAMENTO FEAP/BANAGRO PARA A PRODUÇÃO ORGÂNICA ● APOIO À CPOrg PARA O CADASTRO DE PRODUTORES ORGÂNICOS E DE FEIRAS DE PRODUTORES ORGÂNICOS ● DIVULGAÇÃO DAS LEGISLAÇÕES E DAS INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO MAPA ● ESPAÇO ABERTO PARA ESTUDO E PROPOSITURA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PROMOTORAS DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGÂNICOS

10 CONTINUAÇÃO ● CRIAÇÃO DE FORUNS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA ORGÂNICA
● INTEGRAÇÃO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NA MERENDA ESCOLAR ● FORTALECIMENTO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS PARA VIABILIZAR SISTEMAS DE PARCERIAS PARA A PROMOÇÃO DA AGRICULTURA ORGÂNICA

11 DESAFIOS ATUAIS FORTALECIMENTO DE OUTROS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS: ● VENDA INSTITUCIONAL ● MERENDA ESCOLAR ● FEIRAS EM PRAÇAS E PARQUES ● ENTREGAS EM DOMICILIO ● VENDA PELA INTERNET ● EVENTOS ● RESTAURANTES ● LOJAS ● ENTREPOSTOS

12 APOIOS NECESSÁRIOS DOS SETORES PÚBLICOS PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE ORGÂNICOS
AÇÕES MUNICIPAIS ESTADUAIS FEDERAIS CADASTRO DE PRODUTORES E ASSOCIAÇÕES SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA CPOrg/SP MAPA MDA COMPRAS INSTITUCIONAIS PREFEITURAS SECRETARIA MERENDA ESCOLAR SEDRETARIA DE EDUCAÇÃO FEIRAS EM PRAÇAS SAA ENTREPOSTOS LOCAIS

13 12 SERVIÇOS DE ENTREGA A DOMICILIO 10 PONTOS DE VENDA EM LOJAS
CADASTRO VOLUNTÁRIO DO PLANETA ORGÂNICO DADOS PARCIAIS: 8 A 9 PONTOS DE FEIRAS 12 SERVIÇOS DE ENTREGA A DOMICILIO 10 PONTOS DE VENDA EM LOJAS

14 DADOS ESTATISTICOS CENSO AGROPECUÁRIO ● ESTABELECIMENTOS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA ● DESTES, 85% SÃO ESTABELECIMENTOS DE AGRICULTURA FAMILIAR ● MERCADO ANUAL DE US$ 400 MILHÕES: 40% MERCADO LOCAL , 60% EXPORTAÇÃO ● 75% A 80% DA COMERCIALIZAÇÃO É VENDIDA EM SUPERMERCADOS

15 CENÁRIO ATUAL DO COMERCIO DE ALIMENTOS
● APENAS DEZ GRANDES EMPRESAS DE COMERCIALIZAÇÃO DOMINAM O MERCADO. (SEMENTES, ALIMENTOS, INSUMOS E TRANSGÊNICOS) ● NO BRASIL TRÊS GRANDES REDES DE SUPERMERCADOS DOMINAM A COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS: WAL MART, CARREFOUR E PÃO DE AÇUCAR ● A SUSTENTABILIDADE LOCAL NECESSITA DE BASES PRODUTIVAS ORGÂNICAS LOCAIS COM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ENTREPOSTOS REGIONALIZADOS ● OS MODOS DE PRODUÇÃO ORGÂNICO, NATURAL, BIOLÓGICO, BIODINÂMICO, AGROECOLÓGICO E OUTROS SÃO COMPROMETIDOS COM A SUSTENTABILIDADE LOCAL

16 META DESEJADA A SUSTENTABILIDADE DAS POPULAÇÕES LOCAIS COM SANIDADE E SOLIDARIEDADE DEPENDE DA BUSCA COLETIVA DE ALTERNATIVAS E ARRANJOS QUE VIABILIZEM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONSUMO DE ORGÂNICOS, EVITANDO A TENDÊNCIA ATUAL DE ELITIZAÇÃO DO SEU CONSUMO


Carregar ppt "TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google