A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO: DESAFIOS E BENEFICIOS DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO: DESAFIOS E BENEFICIOS DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO: DESAFIOS E BENEFICIOS DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO

2 FOCO : 1- DESAFIOS DA VENDA DIRETA: NA FEIRA DA AAO 2- APOIO DA CÂMARA SETORIAL DE AGRICULTURA ECOLÓGICA PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO 01 / 03 / 2011

3 A FEIRA DA AAO ANOS DE EXPERIÊNCIA PIONEIRA DE VENDA DIRETA AO CONSUMIDOR COM APOIO DA SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO REFERÊNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL DE FEIRA DE PRODUTORES ORGÂNICOS

4 SINGULARIDADE DA FEIRA DE PRODUTORES ORGÂNICOS DA AAO ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTURA ORGÂNICA ESPAÇO GERADOR DE RELAÇÃO E DIÁLOGO DIRETO DE PRODUTORES COM CONSUMIDORES. ESPAÇO CONSTRUTOR DE EMPATIA, RESPEITO E RECONHECIMENTO DO VALOR RECIPROCO. FEIRA SEDIADA EM GALPÃO DO PARQUE DA ÁGUA BRANCA E COORDENADA PELA AAO, QUE GARANTE E VALIDA AOS CONSUMIDORES E À SAA, A ORIGEM DOS PRODUTOS ORGÂNICOS CERTIFICADOS EXPOSTOS E COMERCIALIZADOS NESSA FEIRA.

5 A FEIRA DO PRODUTOR ORGÂNICO COMO ECOMERCADO PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS ÚTEIS E NECESSÁRIOS À VIDA E À SAÚDE, SEM CAUSAR IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS NEGATIVOS; ESPAÇO CULTURAL DA FEIRA COM CAFÉ ORGÂNICO, MANHÃS DE AUTÓGRAFO, OFICINAS E EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS DE ECONOMIAS SOLIDÁRIAS; ECOMERCADO QUE TRADUZ UM JOGO ONDE TODOS GANHAM, PRODUTORES, CONSUMIDORES, PROCESSADORES, REPRESENTANTES DE GRUPO DE PRODUTORES, SAA, AAO, PARCEIROS E APOIADORES.

6 PROJETO DE REFORMA DO GALPÃO DA FEIRA DO PRODUTOR ORGÂNICO DA AAO COM APOIO DA FAUM PROJETO DE REFORMA DENTRO DE PRINCIPIOS DE SUSTENTABILIDADE AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE BANCAS PARA GRUPOS DE PRODUTORES AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS COM INCLUSÃO DE ARTESANATOS, PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E DE ESPAÇOS GASTRONÔMICOS ORGÂNICOS.

7 COMPARAÇÃO DE PREÇOS PELO IDEC

8 APOIO DA CSAE PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS COM O APOIO E A INTERMEDIAÇÃO DA CÂMARA SETORIAL DE AGRICULTURA ECOLÓGICA ESTÁ SENDO ATUALIZADA E FORMALIZADA, PELA SAA, A CESSÃO PARA A AAO DO GALPÃO DA FEIRA DO PRODUTOR ORGÂNICO, SITUADO NO PARQUE ESTADUAL DA ÁGUA BRANCA

9 OS APOIO DA CSAE PARA A PRODUÇÃO DE ORGÂNICOS ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTA DE LINHA DE FINANCIAMENTO FEAP/BANAGRO PARA A PRODUÇÃO ORGÂNICA APOIO À CPOrg PARA O CADASTRO DE PRODUTORES ORGÂNICOS E DE FEIRAS DE PRODUTORES ORGÂNICOS DIVULGAÇÃO DAS LEGISLAÇÕES E DAS INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO MAPA ESPAÇO ABERTO PARA ESTUDO E PROPOSITURA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PROMOTORAS DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGÂNICOS

10 CRIAÇÃO DE FORUNS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA ORGÂNICA INTEGRAÇÃO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NA MERENDA ESCOLAR FORTALECIMENTO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS PARA VIABILIZAR SISTEMAS DE PARCERIAS PARA A PROMOÇÃO DA AGRICULTURA ORGÂNICA CONTINUAÇÃO

11 DESAFIOS ATUAIS FORTALECIMENTO DE OUTROS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS: VENDA INSTITUCIONAL MERENDA ESCOLAR FEIRAS EM PRAÇAS E PARQUES ENTREGAS EM DOMICILIO VENDA PELA INTERNET EVENTOS RESTAURANTES LOJAS ENTREPOSTOS

12 APOIOS NECESSÁRIOS DOS SETORES PÚBLICOS PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE ORGÂNICOS AÇÕESMUNICIPAISESTADUAISFEDERAIS CADASTRO DE PRODUTORES E ASSOCIAÇÕES SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA CPOrg/SPMAPA MDA COMPRAS INSTITUCIONAIS PREFEITURASSECRETARIA MERENDA ESCOLARPREFEITURASSEDRETARIA DE EDUCAÇÃO FEIRAS EM PRAÇASPREFEITURASSAA ENTREPOSTOS LOCAIS MAPA

13 CADASTRO VOLUNTÁRIO DO PLANETA ORGÂNICO DADOS PARCIAIS: 8 A 9 PONTOS DE FEIRAS 12 SERVIÇOS DE ENTREGA A DOMICILIO 10 PONTOS DE VENDA EM LOJAS

14 DADOS ESTATISTICOS CENSO AGROPECUÁRIO ESTABELECIMENTOS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA DESTES, 85% SÃO ESTABELECIMENTOS DE AGRICULTURA FAMILIAR MERCADO ANUAL DE US$ 400 MILHÕES: 40% MERCADO LOCAL, 60% EXPORTAÇÃO 75% A 80% DA COMERCIALIZAÇÃO É VENDIDA EM SUPERMERCADOS

15 CENÁRIO ATUAL DO COMERCIO DE ALIMENTOS APENAS DEZ GRANDES EMPRESAS DE COMERCIALIZAÇÃO DOMINAM O MERCADO. (SEMENTES, ALIMENTOS, INSUMOS E TRANSGÊNICOS) NO BRASIL TRÊS GRANDES REDES DE SUPERMERCADOS DOMINAM A COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS: WAL MART, CARREFOUR E PÃO DE AÇUCAR A SUSTENTABILIDADE LOCAL NECESSITA DE BASES PRODUTIVAS ORGÂNICAS LOCAIS COM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ENTREPOSTOS REGIONALIZADOS OS MODOS DE PRODUÇÃO ORGÂNICO, NATURAL, BIOLÓGICO, BIODINÂMICO, AGROECOLÓGICO E OUTROS SÃO COMPROMETIDOS COM A SUSTENTABILIDADE LOCAL

16 META DESEJADA A SUSTENTABILIDADE DAS POPULAÇÕES LOCAIS COM SANIDADE E SOLIDARIEDADE DEPENDE DA BUSCA COLETIVA DE ALTERNATIVAS E ARRANJOS QUE VIABILIZEM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONSUMO DE ORGÂNICOS, EVITANDO A TENDÊNCIA ATUAL DE ELITIZAÇÃO DO SEU CONSUMO


Carregar ppt "SEMINÁRIO: DESAFIOS E BENEFICIOS DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google