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COMUNICAÇÃO NO PROCESSO GERENCIAL Prof. Cassimiro Nogueira Junior UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM.

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1 COMUNICAÇÃO NO PROCESSO GERENCIAL Prof. Cassimiro Nogueira Junior UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

2 COMUNICAÇÃO Comunicare = por em comum. Pressupõe o entendimento das partes envolvidas

3 Conceitos de Comunicação É o processo de transmitir informações de pessoa para pessoa através da fala, da escrita, de imagens e sons com o objetivo de gerar conhecimentos. Paulina Kurcgant (1991)

4 Conceitos de Comunicação uma técnica A comunicação como parte do papel da enfermagem, constitui uma técnica como a da aplicação de injeções ou troca de curativos cirúrgico Murray (1989)

5 Finalidades da Comunicação Coleta de dados / informações Instruir/esclarecer Trocar idéias Registro de informações Troca de informações. Relacionamento

6 Elementos do processo de comunicação Estímulo Emissor Canal Receptor Mensagem Feedback

7 Formas de Comunicação (Verbal X Não verbal) As ações muitas vezes falam mais alto que as palavras. (Potter,1999)

8 Verbal (Palavra Falada e Escrita) Clareza e Concisão Vocabulário Significado Denotativo e Conotativo Ritmo Oportunidade e Relevância Humor

9 Não Verbal (expressão facial, gestos, postura... ) Aparência pessoal Entonação Expressão Facial Postura e Marcha Gestos Toque Figuras Objetos

10 Tipos de Comunicação (Fluxo e Instrumentos) Comunicação Ascedente Dos subordinados aos níveis superiores. (Ex.: Anotações de Enfermagem) Comunicação Descendente Dos níveis superiores aos subordinados. (Ex.: Normas, rotinas) Comunicação Horizontal Lado a lado nos mesmos níveis. (Ex.: Prontuário) Comunicação Diagonal Cruza diagonalmente a cadeia de comando. (ex.: Reuniões, relatórios)

11 Fluxo de Informação Caminho que a comunicação percorre para atingir o receptor. CirculoCanais RodaEm Y Cadeia X X X X X XXXXX XXX XXXX

12 Canais / Meios de Comunicação ERA DA INFORMAÇÃO

13 Sistemas de Informação CONHECIMENTO INFORMAÇÃO DADOS

14 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE... conjunto de componentes que atuam de forma integrada por meio de mecanismos de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária e oportuna para implementar processos de decisões no Sistema de Saúde. Seu propósito é selecionar dados pertinentes e transformá-los em informações para aqueles que planejam, financiam, provêem e avaliam os serviços de saúde. (OMS)

15 Os Sistemas de Informação... Integrados no ambiente que compõe; Possuem Canais/meios de comunicação; Possuem um Fluxo - obtenção de dados para a construção da informação e posterior conhecimento; Necessitam Interação Social - São compostos de pessoas, pessoas que se relacionam e fazem todo este processo acontecer

16 Clima Favorável para a Comunicação Ouvir atenciosamente Transmitir aceitação Dar informação (apropriada e direta / clara e concreta) Usar canais múltiplos (Visão, audição,...) Escuta ativa Empatia Sigilosidade Ambiente adequado

17 Fatores que afetam a Comunicação Emissor Dificuldade na fonação Estado físico e emocional Conhecimento dos símbolos

18 Mensagem Dificuldade de expressar Emissão de duas mensagens conflitantes

19 Fatores que afetam a Comunicação Receptor Problemas auditivos Nível cultural Integridade física e do processo fisiológico Fator emocional

20 Fatores que Interferem na boa Comunicação Presunção Não-Enunciada Apresentação Confusa Credibilidade Distância Física Defensidade (Falsas esperanças julgamentos, mudança de assunto)

21 Comunicação Informal Está dentro do fluxo de comunicação da organização; Surge da interação entre as pessoas (RELACIONAMENTO INTERPESSOAL); Existem basicamente três formas: Linguagem por sinais Linguagem por ações (movimentos do corpo) Linguagem por objetos (representação de ambientes, objetos)

22 O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

23 Relacionamento Interpessoal e a Comunicação As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação (COMUNICAÇÃO). Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO ( S).

24 ? É IMPORTANTE RELACIONAR-SE ?

25 RELAÇÕES INTERPESSOAIS Forças que Impulsionam Empatia Motivação Iniciativa Competência Apoio Forças que Restringem + Vaidade + Apatia + Dependência + Timidez + Manipulação

26 É realmente importante relacionar bem com as pessoas?

27 RELACIONAMENTO X SUCESSO...

28 O relacionamento entre os membros de um grupo, sejam de simpatia e amizade ou de antipatia e confronto, resulta na criação ou na destruição de sua eficácia como equipe.

29 A valorização dos relacionamentos vem tomando força no perfil profissional que as organizações exigem. habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência emocional, criatividade etc. Onde se buscava, acima de tudo, a experiência técnica, hoje ganhou-se o espaço para as habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência emocional, criatividade etc.

30 É fácil ?

31 ASSISTIR PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO INVESTIGAR EDUCAR GERENCIAR CUIDAR

32 Auxiliar de Enfermagem Médico Nutricionista Téc. em Laboratório Farmacêutico Téc. de RX Fisioterapeuta Assistente Social Bioquímico

33 desenvolver competências; desenvolver competências; liderança; liderança; cuidado como essência; cuidado como essência; gerenciar, ensinar, pesquisar e executar o cuidado – cuidando. gerenciar, ensinar, pesquisar e executar o cuidado – cuidando. ARTICULAR AS DIMENSÕES DO CUIDAR LIDERAR A EQUIPE PARA UM CUIDADO TERAPÊUTICO E COM COMPROMISSO DE TODOS

34 PAPEL ENFERMEIRO GERÊNCIA DO CUIDADO ASSUMIR GERÊNCIA DO CUIDADO, COM COMPETÊNCIA, ÉTICA, RESPONSABILIDADE, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA NOSSA FUNÇÃO.

35 Busque idéias; Debata propostas; Não combata pessoas; Evite questões pessoais; Leve em consideração apenas as idéias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe. COMPETÊNCIAS/ RELAÇÕES INTERPESSOAIS

36 Reflita sobre a sua forma de agir.

37 Competência/ Relacionamento Interpessoal X Enfermagem CUIDAR 1 - Mudança na forma de se relacionar com o paciente. 2 - Relação Terapêutica X Relação pessoal


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