A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA GERAL & PROFISSIONAL Massacre de Sabra e Chatila – Sul de Beirute – 1982 – mais de 3.500 vítimas – Milícia Maronita liderada por Elie Hobeika Massacre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA GERAL & PROFISSIONAL Massacre de Sabra e Chatila – Sul de Beirute – 1982 – mais de 3.500 vítimas – Milícia Maronita liderada por Elie Hobeika Massacre."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA GERAL & PROFISSIONAL Massacre de Sabra e Chatila – Sul de Beirute – 1982 – mais de vítimas – Milícia Maronita liderada por Elie Hobeika Massacre de My Lai – Vietnã – 1968 – 504 vítimas – 11ª Bda Inf comandada pelo Ten William Calley Holocausto – 1939/ de de vítimas – Adolf Hitler

2 Clique no link e veja o vídeo

3

4 CONCEITUAÇÃO BÁSICA & REFLEXÕES A ÉTICA É PARTE DA FILOSOFIA. CONSIDERA CONCEPÇÕES DE FUNDO ACERCA DA VIDA, DO UNIVERSO, DO SER HUMANO E DE SEU DESTINO, ESTATUI PRINCÍPIOS E VALORES QUE ORIENTAM PESSOAS E SOCIEDADES. UMA PESSOA É ÉTICA QUANDO SE ORIENTA POR PRINCÍPIOS E CONVICÇÕES. DIZEMOS, ENTÃO, QUE TEM CARÁTER E BOA ÍNDOLE. (LEONARDO BOFF) PORTANTO, A ÉTICA EMERGE DO ÂMAGO DO SER HUMANO....É UM COMPLEXO DE IMPULSOS E SENTIMENTOS REGIDOS POR BOAS CONVICÇÕES E PRINCÍPIOS INTERNOS NOBRES. ÉTICA É SINÔNIMO DE MORAL? NÃO! A MORAL É PARTE DA VIDA CONCRETA. TRATA DA PRÁTICA REAL DAS PESSOAS QUE SE EXPRESSAM POR COSTUMES, HÁBITOS E VALORES CULTURALMENTE ESTABELECIDOS. UMA PESSOA É MORAL QUANDO AGE EM CONFORMIDADE COM OS COSTUMES E VALORES CONSAGRADOS. ESTES PODEM, EVENTUALMENTE, SER QUESTIONADOS PELA ÉTICA. UMA PESSOA PODE SER MORAL (SEGUE OS COSTUMES ATÉ POR CONVENIÊNCIA), MAS NÃO NECESSARIAMENTE ÉTICA (OBEDECE CONVICÇÕES E PRINCÍPIOS). (LEONARDO BOFF)

5 NESTE CONTEXTO, DOIS PENSAMENTOS PODERIAM SINTETIZAR A IDEIA DE ÉTICA: 1.EPÍCURO FAZE TUDO COMO SE ALGUÉM TE CONTEMPLASSE Com este pensamento, Epícuro alinhou a ideia de Ética, estabelecendo que o Ético seria representado em sua plenitude exatamente quando não houvesse sensores externos e, ainda assim, o ser humano agisse de forma virtuosa. Exemplo clássico seria uma pessoa que observasse uma joia esquecida em cima de uma mesa. Não há ninguém na sala, ninguém saberá se ele se apropriar da joia, mas, ainda assim, a pessoa decide restituir a joia ao seu legítimo dono, impulsionada por sentimentos internos, vindos de seu âmago, que indicam que agir contrariamente seria errado. 2.NIKLAS LUHMANN POR QUE O INDIVÍDUO SERIA HONESTO NO ESCURO? Com esta indagação, Luhmann pretende exatamente questionar os motivos que levariam uma pessoa a ser honesta, mesmo que ninguém pudesse descobrir seu ato de desonestidade. Trata, portanto, da questão ética, pois somente a ética conduziria uma pessoa a agir honestamente, ainda que estivesse diante de uma situação que, se agisse de forma desonesta, revestir-se-ia dos benefícios daquele ato e não correria nenhum risco de ser descoberto.

6 Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas; Ética é permanente, moral é temporal; Ética é universal, moral é cultural; Ética é regra, moral é conduta da regra; Ética é teoria, moral é prática. LIBERDADE LIBERDADE PURA HOMEM ISOLADO LIBERDADE REAL SOCIEDADE O homem somente é puramente LIVRE quando não interage socialmente, o que não desponta como possível. A Liberdade real, em sua essência, é limitada pelos VALORES MORAIS. Estes, podem ser questionados pelo homem, através da reflexão originária da ÉTICA. Para Descartes, age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas que precedem à escolha.


Carregar ppt "ÉTICA GERAL & PROFISSIONAL Massacre de Sabra e Chatila – Sul de Beirute – 1982 – mais de 3.500 vítimas – Milícia Maronita liderada por Elie Hobeika Massacre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google