A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação."— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação ficou conhecido como Renascimento porque seus protagonistas achavam que estavam retomando a cultura greco-romana.

2 RENASCIMENTO O movimento renascentista estava relacionado ao fortalecimento da burguesia nas cidades medievais. Nesse novo mundo urbano, os ideias aristocráticos da cavalaria medieval deram lugar aos valores burgueses: lucro e sucesso individual. Os homens do Renascimento não negavam a existência de Deus mas colocavam em primeiro plano os interesses humanos e terrenos. Essas ideias deram origem ao humanismo.

3 VALORES HUMANISTAS ANTROPOCENTRISMO: o ser humano no centro do universo. ESTUDO DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA: os humanistas foram grandes estudiosos dos mestres da antiguidade clássica porque eles consideravam a antiguidade como a época de ouro da humanidade. RACIONALIDADE HUMANA: os humanistas defendiam a busca da verdade por meio da investigação e da reflexão pessoal. HOMEM RACIONAL – LIVRE - INDIVIDUAL

4 TIPOGRAFIA TIPOGRAFIA: até o século XV, os livros eram copiados a mão, um a um. O processo era lento e caro, além de ser restrito aos monges da Igreja Católica. A solução para o problema veio com a criação dos tipos móveis metálicos, processo desenvolvido pelo alemão Johannes Gutenberg.

5 ACADEMIAS E LICEUS Até o século XIV, as universidades, controladas pela Igreja, mantinham o método de estudo da Idade Média, baseado na memorização das velhas obras. As academias e os liceus laicos criadas com o Renascimento, enfatizavam o estudo do grego e do latim e desenvolviam um conhecimento reflexivo, racional e crítico.

6 TEORIA GEOCÊNTRICA X TEORIA HELIOCÊNTRICA
TEORIA GEOCÊNTRICA: elaborada pelo grego Ptolomeu no século II e defendida pela Igreja Católica. Por essa teoria, o Sol e todos os astros giravam em torno da Terra. TEORIA HELIOCÊNTRICA: elaborada pelo polonês Nicolau Copérnico em Nessa nova teoria, o Sol era o centro do universo e a Terra e os demais planetas giravam em torno dele.

7

8

9 NOVAS CIÊNCIAS As viagens marítimas impulsionaram o desenvolvimento de outras ciências: GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA, BOTÂNICA E ZOOLOGIA. Maior conhecimento do corpo humano: os artistas recorreram à matemática e à geometria para estabelecer proporções ideais e harmonia na representação das figuras humanas. A Igreja Católica combatia severamente a exumação de corpos para estudos anatômicos.

10 MECENATO MECENAS: eram pessoas ricas (banqueiros e comerciantes ) que financiavam e protegiam o trabalho de artistas e cientistas. Para os mecenas, o financiamento de atividades intelectuais e artísticas passou a representar uma forma de obter status social. As obras de arte embelezavam e davam prestígio às cidades, o que as levava a competir para contratar os melhores artistas da época.

11 ARTE RENASCENTISTA REALISMO DAS FIGURAS : os artistas procuravam recriar a realidade e destacar a natureza em suas obras. Desenvolveram estudos para reproduzir a expressividade e as proporções das figuras humanas. O realismo das obras de arte tornava as figuras mais familiares ao observador.

12 ARTE RENASCENTISTA TÉCNICA DA PERSPECTIVA: o emprego dessa técnica possibilita criar a sensação de profundidade e volume ao representar objetos no espaço. Esse avanço foi possível graças à utilização de formas geométricas e de estudos matemáticos, além de técnicas de pintura, como o jogo de luz e sombra.

13 ARTE RENASCENTISTA ARQUITETURA GRECO-ROMANA: nas edificações de palácios e igrejas, os artistas retomaram as linhas retas e as colunas e arcos típicos das construções clássicas.

14 ARTE RENASCENTISTA PINTURA: foi a expressão artística mais destacada do movimento renascentista. A difusão da técnica do óleo, contribuiu para valorizar ainda mais a pintura e fazer dos quadros um lucrativo investimento para os burgueses.

15

16 RENASCIMENTO NA PENÍNSULA ITÁLICA
O Renascimento na Itália foi dividido em três etapas: TRECENTO: no século XIV, é considerada uma transição do estilo gótico para a cultura renascentista. QUATROCENTO: no século XV, vista como a maturidade do Renascimento, teve como centro a cidade de Florença. QUINTOCENTO: no século XVI, centrou-se na cidade de Roma.

17 FLORENÇA: O QUATROCENTO
No século XV Florença foi governada pelos Médicis, uma poderosa família de banqueiros mecenas. Destaque para: Sandro Botticelli ( ): em geral suas obras representam cenas da mitologia clássica. Donatello ( ): suas esculturas tratam de temas religiosos, embora exaltem a figura humana. Filippo Brunelleschi ( ): projetou a cúpula da catedral de Florença, modelo

18 ROMA: O QUINTOCENTO No século XVI, Roma tornou-se o centro do Renascimento. Os papas desse período embelezaram a cidade encomendando novas construções. A mais importante foi a basílica de São Pedro. Destaque para: Michelângelo ( ): atuou na pintura, na escultura e na arquitetura. Entre suas obras, pintou o teto da Capela Sistina e esculpiu Pietà, Davi e Moisés. Rafael ( ): construiu um estilo baseado na clareza das figuras, que pode ser visto, por exemplo, na obra Escola de Atenas.

19 SANDRO BOTTICELLI Madona

20 SANDRO BOTTICELLI O nascimento de Vênus

21 DONATELLO São Jorge

22 FILIPPO BRUNELLESCHI Cúpula da catedral de Florença

23 MICHELÂNGELO Davi

24 RAFAEL Escola de Atenas

25 LEONARDO DA VINCI Monalisa

26 LEONARDO DA VINCI Homem vitruviano

27 Referências Bibliográficas
Toledo, Eliete; Dreguer, Ricardo. História. Editora: Atual. São Paulo, 2009. Projeto Araribá - História. Editora: Moderna. São Paulo, 2007. Campos, Flavio de; Miranda, Renan Garcia. A Escrita da História. Editora: Escala Educacional. São Paulo, 2005. Cotrim, Gilberto. História global e geral. Editora: Saraiva. São Paulo, 2007.


Carregar ppt "RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google