A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPANSÃO BURGUESA CAPÍTULO 1 PÁGINAS: 11 ATÉ 22. SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Ocorreu na segunda metade do século XIX e início do século XX. Grupos burgueses.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPANSÃO BURGUESA CAPÍTULO 1 PÁGINAS: 11 ATÉ 22. SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Ocorreu na segunda metade do século XIX e início do século XX. Grupos burgueses."— Transcrição da apresentação:

1 EXPANSÃO BURGUESA CAPÍTULO 1 PÁGINAS: 11 ATÉ 22

2 SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Ocorreu na segunda metade do século XIX e início do século XX. Grupos burgueses investiram na produção industrial e grupos financeiros da França, da Bélgica e da Alemanha implantaram ferrovias interligando seus países.

3

4 SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Os burgueses incentivaram o trabalho dos inventores. Invenção dos motores de explosão, movidos pela energia de petróleo; produção de tipos de aço mais puros; produção de máquinas mais resistentes e baratas.

5 CARTÉIS CARTÉIS: são acordos comerciais entre empresas que se unem, mas mantêm sua autonomia interna. OBJETIVO: repartir os mercados consumidores e determinar preços comuns, eliminando a concorrência.

6 TRUSTES São formados pela fusão de várias empresas. OBJETIVO: com a fusão uma companhia pode controlar todas as fases do processo produtivo, barateando seus custos e aumentando seu poder econômico.

7 HOLDINGS Empresas que detém o controle financeiro e interfere no gerenciamento de um conjunto de empresas que se mantêm separadas, com produção diversificada.

8 CAPITALISMO MONOPOLISTA Nova forma de organização caracterizada pela ação de grandes cartéis e trustes que detinham a exclusividade de compra e venda de determinados produtos. Pequenos e médios empresários perderam mercado para os CARTÉIS E TRUSTES.

9 CAPITALISMO MONOPOLISTA Os consumidores foram prejudicados pela falta de concorrência. Elevação dos preços. Os CARTÉIS e TRUSTES chegavam a monopolizar vários setores produtivos.

10 BURGUESIA Grupo social que controlava complexos industriais e atuavam em várias atividades: Mineração, indústria pesada, setor têxtil. Bancos, atividades agrícolas e comerciais.

11 BURGUESIA Os burgueses influenciavam as decisões dos governantes e dos parlamentares de seus países. Status social: os burgueses procuravam demonstrar a riqueza que possuíam, tendo uma vida de luxo e adquirindo objetos e bens que demonstrassem tal prestígio social.

12 OPERÁRIOS E CAMPONESES A mecanização das lavouras permitiu o aumento da produtividade e a queda nos preços dos produtos agrícolas. Os pequenos proprietários que não conseguiram comprar máquinas, não puderam concorrer com os grandes fazendeiros e acabaram falindo.

13 OPERÁRIOS E CAMPONESES Um grande número de camponeses deixaram o campo e se deslocaram para as grandes cidades engrossando a massa de desempregados e trabalhadores temporários. Exploração do trabalho: longas jornadas de trabalho; condições inadequadas e baixos salários.

14

15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Toledo, Eliete; Dreguer, Ricardo. História. Editora: Atual. São Paulo, Projeto Araribá - História. Editora: Moderna. São Paulo, Campos, Flavio de; Miranda, Renan Garcia. A Escrita da História. Editora: Escala Educacional. São Paulo, Cotrim, Gilberto. História global e geral. Editora: Saraiva. São Paulo, 2007.


Carregar ppt "EXPANSÃO BURGUESA CAPÍTULO 1 PÁGINAS: 11 ATÉ 22. SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Ocorreu na segunda metade do século XIX e início do século XX. Grupos burgueses."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google