A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antecedentes: ►Renascimento; ► Ascenção da burguesia; └ A burguesia pretendia aumentar seus lucros e acumular riquezas. Isso era condenado pela Igreja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antecedentes: ►Renascimento; ► Ascenção da burguesia; └ A burguesia pretendia aumentar seus lucros e acumular riquezas. Isso era condenado pela Igreja."— Transcrição da apresentação:

1

2 Antecedentes: ►Renascimento; ► Ascenção da burguesia; └ A burguesia pretendia aumentar seus lucros e acumular riquezas. Isso era condenado pela Igreja Católica, embora ela mesma fosse detentora de enorme fortuna. ► Fortalecimento do poder dos reis └ Os reis buscavam aumentar seus poderes, no entanto viam na força da igreja um grande obstáculo.

3 Críticas a Igreja Católica: ►Venda de cargos eclesiásticos a pessoas que não tinham vocação religiosa; ►No luxo e na riqueza que os membros do alto clero desfrutavam; ► No despreparo intelectual de grande parte dos padres. Vamos lembrar que ao longo de toda a Idade Média os poderes e ações da Igreja eram quase inquestionáveis, quem ousasse discordar era considerada Herege e condenada a fogueira.

4 Lutero o pioneiro da Reforma: ► Em 1517 o papo Leão X decretou a venda de indulgência, que garantiriam o perdão dos pecados dos fiéis (vivos ou mortos) mediante ao pagamento de uma taxa. O dinheiro seria usado para terminar a construção da basílica de São Pedro. ► Revoltado com a cobrança das Indulgencia o frei Martinho Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg um documento com 95 pontos contrários a doutrina da Igreja Católica. └ Como se recusou a voltar atrás com suas ideias Lutero foi excomungado pelo Papa. ► Após este fato e apoiado pelos príncipes alemãs Lutero continua a difundir suas ideias e assim dar início a Reforma Protestante.

5

6 Luteranismo: ►A doutrina de Lutero estava pautada em três pontos fundamentais: ●Justificativa pela fé: a pessoas é salva pela fé e não pelas obras que pratica; ● Sacerdócio universal: todos os crentes podem interpretar por si só os textos sagrados; ● Negação da Infalibilidade da Igreja : a única fonte de verdade é a bíblia e não os ensinamentos da Igreja.

7 ●Manteve apenas dois sacramentos, o batismo e a eucaristia, ●Negação da infalibilidade do Papa e dos clérigos; ●Condenou o culto aos santos e a virgem Maria; ●Traduziu a bíblia para o alemão, para que todos os fiéis tivessem acesso a palavra de Deus. ► Além destes três pontos fundamentais Lutero ainda:

8 JOÃO CALVINO:  Desenvolveu suas idéias religiosas na Suíça.  Segundo o calvinismo, as pessoas nasciam predestinadas à salvação.  Podia-se reconhecer um predestinado pelas seguintes qualidades: trabalhador, poupador, seguidor da Bíblia.  Ao reconhecer as virtudes do trabalho, o lucro e a prosperidade material teve um grande apoio da Burguesia.

9 HENRIQUE VIII:  Henrique VIII, rei da Inglaterra, fez a reforma anglicana.  Ele rompeu com a Igreja Católica para poder se separar e casar novamente.  No entanto, sua real intenção era confiscar as terras e os bens da Igreja para poder fortalecer a monarquia e consolidar seu poder.  No anglicanismo (Igreja Anglicana), o rei (ou rainha) é chefe da igreja.

10  Contra Reforma:  A Contra- Reforma, teve caráter conservador, na medida em que foi realizada após a reforma protestante, mas já era esperada há muito tempo: Os momentos fundamentais da reforma foram: Concílio de Trento- Negou qualquer valor ás doutrinas protestantes, mantendo toda a doutrina. Criou os seminários, proibiu a venda de indulgencias e crio o INDEX ( índice de livros proibidos); Criação da Companhia de Jesus e o Tribunal do Santo ofício

11 Companhia de Jesus Tribunal do Santo ofício

12  Principais reflexos da Reforma: Religioso => Rompimento da unidade Cristã; crescente intolerância religiosa. Político=> ruptura do poder político do Papado; Fortalecimento do poder monárquico; guerras provocadas por pretextos religiosos. Econômico => expansão das práticas capitalista, devido a determinadas teorias protestantes. Culturais => expansão da educação popular; retrocesso científico devida a extrema importância atribuída a bíblia e á negação do racionalismo.


Carregar ppt "Antecedentes: ►Renascimento; ► Ascenção da burguesia; └ A burguesia pretendia aumentar seus lucros e acumular riquezas. Isso era condenado pela Igreja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google