A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vamos salvar o Lobo Ibérico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vamos salvar o Lobo Ibérico"— Transcrição da apresentação:

1 Vamos salvar o Lobo Ibérico

2 Ficha de registo Eu penso que é um texto _______________
porque _____________________. Eu acho que o texto é sobre _______________ Porque _______________________________. O que sei sobre o assunto O que gostava de saber __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 Lobo Ibérico predador Caçados e envenenados Nordeste português Destruição do habitat extinção

4 A minha resposta estava
Eu penso que A minha resposta estava sim Não Certa Errada Os lobos são herbivoros Os lobos são mamíferos Em Portugal há lobos Os lobos vivem em florestas Os lobos vivem sozinhos Os lobos alimentam-se de ovelhas

5 Texto É provável que já tenhas visto um Lobo Ibérico no Jardim Zoológico. É também provável que já os tenhas visto na televisão. O Lobo-Ibérico é uma das várias subespécies de lobos que existem. Tem este nome porque habita nas zonas altas da Península Ibérica (Portugal e Espanha). O Lobo-Ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo-cinzento. Outrora muito abundante, sua população actual deve rondar os 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região norte de Portugal.

6 O lobo é um mamífero de grande porte, sendo actualmente o maior canídeo selvagem.
A espécie é caracterizada por uma cabeça volumosa, de aspecto maciço, com orelhas rígidas e triangulares, relativamente curtas e pouco pontiagudas. Os olhos são da cor do topázio. O lobo ibérico é, de entre as subespécies de lobo, a que apresenta menores dimensões e peso ( altura ao garrote - 70 cm; peso - 25 a 40Kg).

7 Trata-se de uma espécie que vive em alcateias formadas por três a oito exemplares. Cumprem uma hierarquia de poder, sendo que existe um par dominante (par alfa). Habitam zonas humanamente pouco frequentadas, mas com grande actividade pecuária e de topografia acidentada tais como florestas, matas e matagais. O lobo ibérico tem uma actividade sobretudo nocturna e é capaz de percorrer, num só dia, entre 20 e 40 quilómetros, em busca de uma presa (leia-se comida), geralmente mamíferos de médio e grande porte.

8 Caracteriza-se por possuir uma pelagem castanho amarelada no tronco
Caracteriza-se por possuir uma pelagem castanho amarelada no tronco. O focinho, ruivo com tons intermédios entre o canela e o amarelo canela, apresenta uma região mais clara, em tons de branco sujo, que parte obliquamente da garganta até ao ângulo externo do olho. O dorso é marcado por uma lista negra, que se estende do pescoço à cauda.

9 Os membros são fortes e robustos, com uma coloração entre o castanho e o bege, internamente, e o castanho e o ocre, externamente. Para além disso exibem, longitudinalmente, na região anterior, uma lista negra muito bem definida, que é mais visível no Inverno A pelagem de Inverno apresenta tons mais escuros que a pelagem de Verão.

10 Após um período de gestação de 2 meses nascem entre 3 e 8 crias (lobachos), cegas e indefesas. As crias e a mãe permanecem numa área de criação e são alimentadas com comida trazida pelo resto da alcateia.

11 A sua alimentação é muito variada, dependendo da existência ou não de presas selvagens e de vários tipos de pastoreio em cada região. A vida em alcateia permite ao lobo caçar animais bastante maiores que ele próprio. As suas principais presas são o javali, o corço e o veado, e as presas domésticas mais comuns são a ovelha, a cabra, a galinha, o cavalo e a vaca. Ocasionalmente também mata e come cães e aproveita cadáveres que encontra, isto é, sempre que pode é necrófago.

12 Perseguido directamente por pastores, agricultores e caçadores, as suas crias selvagens são, com frequência exterminadas, o que provoca a extinção da raça. Um atentado também ao ecossistema em que se inserem Esta situação é agravada pela fragmentação e destruição do seu habitat, substituído pela construção de grandes infra-estruturas viárias. O Lobo Ibérico é mais uma vitima do Homem.

13 A diminuição do número de ungulados silvestres (corço e veado) levou a que este predador tivesse que recorrer aos animais domésticos como recurso alimentar. Assim, os lobos ibéricos são obrigados a procurar rebanhos o que, inevitavelmente, os leva a ser caçados pelos pastores, apesar de as leis o proibirem.

14 Por todos estes motivos, é certo, que a espécie se extinguirá dentro de poucos anos, a menos que sejam intensificadas as medidas de protecção do seu habitat.

15 Destruição de habitat favorável
Causas Mortos por atacarem os rebanhos Perigo de extinção Destruição de habitat favorável Isolados nas montanha Efeito Falta de alimento

16 javalis, lebres, coelhos florestas matas e matagais
Identificação Lobo Ibérico Classe Alimentação mamífero javalis, lebres, coelhos Habitat Comportamento florestas matas e matagais *pacífico *astuto * tímido Características físicas É um animal musculado * grande cabeça, membros compridos e patas volumosas * As orelhas triangulares, pequenas e muito rijas. Cauda peluda

17

18 Textos Informativos

19 Obter informação sobre a vida e sobre o mundo natural ou social
Objectivo da leitura: Obter informação sobre a vida e sobre o mundo natural ou social Tipo de texto Informativos Exemplo: * Artigos temáticos, * Notícias, …

20 O que é um texto Informativo?
É um texto real e verdadeiro, que descreve, explica e transmite informação sobre acontecimentos ou opiniões sobre um determinado assunto.


Carregar ppt "Vamos salvar o Lobo Ibérico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google