A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lockout-Tagout (Trancar e Avisar)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lockout-Tagout (Trancar e Avisar)"— Transcrição da apresentação:

1 Lockout-Tagout (Trancar e Avisar)
TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA Lockout-Tagout (Trancar e Avisar)

2 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Regulamentar o uso e guarda de chaves de multiplo uso, que restrinja acessos em algumas operações especificas, tais como ajustes de máquinas, manobras em cubículos de alta tensão.

3 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Regulamentar o uso e guarda de chaves de multiplo uso, que restrinja acessos em algumas operações especificas, tais como ajustes de máquinas, manobras em cubículos de alta tensão.

4 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
ABRANGÊNCIA Cumprimento obrigatório a todos os empregados, quando da necessidade de intervenção em máquinas, equipamentos e instalações, nos casos de : Manutenção  “Set up” Ajustes Gerais  Novas Instalações Outras Situações

5 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
DEFINIÇÕES ENERGIA: Qualquer fonte de alimentação de máquinas, equipamentos ou sistemas. As mais usuais são: elétrica, pneumática, mecânica e térmica.

6 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
ENERGIA RESIDUAL: Energia latente que pode se apresentar após o desligamento da fonte de alimentação. (Ex: gravitacional, estática, térmica, pressão residual, etc).

7 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
ENERGIA ZERO: Condição do equipamento, instalação ou sistema, onde todas as formas de energia estão bloqueadas e ou desativadas.

8 Definições Energia Elétrica: compreende-se como energia elétrica perigosa a vida, para efeito desta norma, às que se enquadram como baixa, média e alta tensão aonde o perigo tornar-se-á imediato por contato ou na transformação em energia cinética e/ou térmica e seus subprodutos.

9 Mecânica : Resultado típico de ação / reação de transformação de energia primária, tem como exemplo o movimento de partes unidas com objetivo de realizar um trabalho.

10 Química: Diversos elementos químicos encontrados na natureza possuem características que, associada a outras substâncias químicas simples e/ou compostas, permitem a liberação de energia em diferentes formas.

11 Hidráulica: É uma das mais difundidas fontes de energia e muito empregada na movimentação de cargas e provedora de “força” para a movimentação de braços e pistões. Uma empilhadeira é um exemplo clássico do uso deste tipo de energia.

12 Energia Residual: Este é um tipo espacial que compreende basicamente qualquer tipo de energia que possa ser acumulada através de confinamento e/ou reação. Uma tubulação de ar comprimido, um pistão hidráulico, tubulação de água ou outro fluido

13 Energia Pneumática: Este tipo de energia é empregado para prover movimentação rápida de partes de uma máquina ou equipamento, movimentação de pistões, motores, pressurização de câmaras diversas e etc.

14 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
DISPOSITIVO DE BLOQUEIO: Qualquer dispositivo que previna fisicamente a transmissão ou liberação de energia, não se limitando a cortadores de circuitos elétricos, tendo ainda dispositivos para bloqueio de válvulas, registros, chaves, etc.

15 Lockout Lockout é um método de bloqueio do equipamento de forma que esta não entre em movimento colocando os trabalhadores em riscos de acidentes. É a colocação do dispositivo de lockout em um dispositivo de isolamento de energia com o objetivo de garantir que o equipamento, sob controle, não possa ser operada ou entre em operação até que o dispositivo de lockout seja removido.

16 Tagout Tagout é a colocação da etiqueta de aviso no dispositivo de isolamento de energia do equipamento para indicar ou alertar que o dispositivo de isolamento de energia e o equipamento sob o controle não possam ser operados ou abertos sem antes ter a liberação intencional do trabalhador autorizado.

17 Dispositivos de Lockout
DISPOSITIVO DE LOCKOUT Quaisquer dispositivos tais como cadeados, trancas, etc usados para "travar" o dispositivo de isolamento de energia em posição desligada ou na posição segura. DISPOSITIVO DE LOCKOUT INDIVIDUAL É o dispositivo de lockout que pertence a um único trabalhador autorizado e somente ele deverá ter acesso e utilizá-lo.

18 Dispositivos de Tagout
DISPOSITIVO DE TAGOUT São placas de aviso e meios de fixação, que quando fixados ao dispositivo de isolamento de energia indica que o equipamento não deve ser operado até que a placa e/ou dispositivo de lockout sejam removidos.

19 BLOQUEIO DE FONTE DE ENERGIA
É uma ação, através de um bloqueador específico, que garante que o dispositivo de isolação de energia e o equipamento sob controle não possam ser operados até que o bloqueador seja removido.

20 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
OBJETIVO SALVAGUARDAR PESSOAS DA LIBERAÇÃO INESPERADA DE ENERGIA ENQUANTO EXECUTAM SERVIÇOS OU MANUTENÇÃO EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS OU COMPONENTES DO PROCESSO

21 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
OBJETIVO Definir conceitos, ações e responsabilidades para o travamento de fontes de energia, assegurando que na realização de trabalhos com máquinas, equipamentos e instalações, estes estejam totalmente desenergizados.

22 Procedimento de entrada NR 10.5.1
“Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para serviço mediante os procedimentos apropriados obedecida a sequência abaixo:”

23 Procedimento de entrada NR 10.5.1
Seccionamento; Impedimento de reenergização; Constatação de ausência de tensão; Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada; Instalação da sinalização de impedimento de energização.

24 Procedimento de entrada NR 10.5.1
“O estado de instalação desenergizado deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a sequência dos procedimentos abaixo:”

25 Procedimento de entrada NR 10.5.1
Retirada de todas as ferramentas, equipamentos e utensílios; Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de energização; Remoção do aterramento temporário da equipotencialização e das proteções adicionais; Remoção da sinalização de impedimento de energização; Destravamento, se houver, e religação dos dispositivos de seccionamento.

26 Procedimento de entrada NR 10.5.1
“As medidas constantes das alíneas apresentadas nos itens e podem ser alteradas, substituídas, ampliadas ou eliminadas, em função das peculiaridades de cada situação, por profissional legalmente habilitado, autorizado e mediante justificativa técnica previamente formalizada, desde que seja mantido o mesmo nível de segurança originalmente preconizado:”

27 PREPARAÇÃO • Identifique a energia envolvida (tipos, fontes e perigos) • Identifique os tipos de dispositivos de controle existentes (válvulas, chaves comutadoras, botoeiras, etc)

28 COMUNICAÇÃO INICIAL • Ao pessoal afetado que o serviço ou manutenção será realizado; • Que a máquina ou equipamento será desligado e bloqueado.

29 DESLIGAMENTO •Desligue a máquina ou equipamento através de todos os dispositivos existentes, tais como: Botoeira de parada, chave liga - desliga, válvulas, etc..

30 ISOLAMENTO Isole todas as fontes de energia da máquina ou equipamento desativando os dispositivos normalmente utilizados: Chaves gerais, válvulas mestras, etc

31 BLOQUEIO E IDENTIFICAÇÃO
• Bloqueie as fontes de energia com dispositivos adequados e afixe a etiqueta devidamente preenchida

32 DESCARGA DE ENERGIA RESIDUAL
OU RE-ACUMULADA • Carga estática de capacitores; • Trechos de tubulações ainda pressurizados; • Partes mecânicas móveis; • Calor em partes aquecidas. Utilize: aterramento, bloqueio de partes móveis, calço de peças suspensas, drenagem e purga de tubulações, resfriamento de partes aquecidas.

33 VERIFICAR O ISOLAMENTO
Assegure-se que ninguém esteja exposto ou em contato com o equipamento; Verifique a isolação do equipamento, operando a botoeira (na posição LIGA) ou outro dispositivo de controle. Utilize instrumentos de medição se necessário.

34 EXECUÇÃO DO TRABALHO É garantido que há um estado de “energia nula” ou “energia zero”. Autorizados podem executar os serviços, com total segurança, no equipamento.

35 APÓS ENCERRADO SERVIÇO
QUANDO O SERVIÇO OU MANUTENÇÃO FOR CONCLUÍDO E A MÁQUINA OU EQUIPAMENTO ESTIVER PRONTO PARA RETORNAR À OPERAÇÃO NORMAL, ENTÃO PROCEDA DO SEGUINTE MODO...

36 RESTABELECER A ENERGIA
Certifique-se que todas as proteções foram desinstaladas e o equipamento está seguro para voltar a operar; Assegure-se que ninguém esteja em contato com o mesmo; Confirme que os controles ou botoeira estejam na posição DESLIGA ou neutra;

37 RESTABELECER A ENERGIA
Cada seus dispositivos de bloqueio e etiquetas de campo; Deve ser removido pelo mesmo que o aplicou Proceda ao acionamento e efetue testes para garantir que tudo está em perfeito funcionamento.

38 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento para disjuntores e interruptores elétricos

39 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento para disjuntores e interruptores elétricos

40 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento para disjuntores e interruptores elétricos

41 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento para disjuntores e interruptores elétricos

42 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento para disjuntores e interruptores elétricos

43 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento para disjuntores e interruptores elétricos

44 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento para disjuntores e interruptores elétricos

45 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento para disjuntores e interruptores elétricos

46 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento multiplo

47 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento multiplo

48 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento multiplo

49 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento multiplo

50 Examplo de lockout/tagout
20

51 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento para plugs elétricos

52 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento para plugs elétricos

53 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Travamento para válvulas tipo “registro”

54 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
CADEADO DE SEGURANÇA: Fechadura portátil, numerada com o registro do empregado habilitado. Deve ser acoplado diretamente no equipamento a ser bloqueado (painel, válvula, etc.). (ex: dispositivo para múltiplos cadeados; cabos de aço; bloqueadores mecânicos, etc.)

55 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Dispositivo para multiplos cadeados e cabo de aço

56 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Cadeados de segurança

57 IDENTIFICAÇÃO É uma ação, através de uma etiqueta específica, que indica que o dispositivo de isolação de energia e o equipamento sob controle não possam ser operados até que a etiqueta seja removida. DISPOSITIVO DE IDENTIFICAÇÃO (TAGOUT) É uma etiqueta à prova de tempo, indelével, que suporta tração de até 22 Kgf, fixada por abraçadeira auto travante não reutilizável

58 IDENTIFICAÇÃO

59 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Cartões de Travamento

60 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
OBSERVAÇÕES: Durante as mudanças de turno, os equipamentos que precisam ser mantidos sem energia não devem ficar desbloqueados. Portanto a nova equipe que estiver assumindo o trabalho deverá substituir os dispositivos de bloqueio, o cadeado de segurança e o cartão de travamento.

61 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
RESPONSABILIDADES CHEFIA DO SETOR SOLICITANTE: Solicitar por escrito o tipo de serviço a ser executado (O.R./O.S.). Comunicar e envolver todos os afetados com a paralisação do equipamento.

62 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
CHEFIA DO SETOR SOLICITADO: Analisar o serviço que esta sendo solicitado. Comunicar outras áreas envolvidas (outras manutenções). Controlar o cadeado de terceiros (fornecimento e guarda).

63 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
EMPREGADOS HABILITADOS: Aplicar corretamente todas as etapas do procedimento. Manter a guarda das chaves dos cadeados de segurança e etiquetas. Inspecionar o local após o desbloqueio, para liberação do serviço.

64 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
SUPERVISOR DAS ÁREAS DE MANUTENÇÃO: Fazer com que todos os subordinados cumpram a diretriz. Fornecer os meios (suprimentos) necessários para o travamento de energias, incluindo os terceiros no caso de envolvimento dos mesmos.

65 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
DISPOSIÇÕES FINAIS: Em todos os serviços que envolvam aumento de carga em qualquer tipo de energia, o solicitante deverá informar às áreas de Engenharia de Fábrica e Engenharia de Construções e Utilidades, para aprovação.

66 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Nas trocas de turno, onde deva permanecer o bloqueio, a equipe que esta saindo deverá manter seus cadeados no local até que o responsável pelo setor (encarregado, lider, etc.) se dirija ao local onde esta aplicado o bloqueio e libere os mesmos com auxílio de chave mestra sob sua responsabilicade, para em seguida ser aplicado os cadeados da equipe que esta assumindo o serviço. Obs: a guarda dos cadeados retirados é de responsábilidade do encarregado, lider, etc. que realizou o desbloqueio.

67 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Áreas de Engenharia e Manutenção na aquisição de novos equipamentos, os mesmos deverão ser providos de meios para travamento de energia.

68 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
PLANO DE AÇÃO: Levantamento dos meios de travamento necessários e quantidades.( cadeado, cartão, trava multipla, dispositivos, etc.) Levantamento do número de empregados envolvidos e necessidade de treinamento. Levantamento dos equipamentos que necessitam de adequação para a utilização do sistema de travamento de fontes de energia.

69 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
EXEMPLO DE “ ESTAÇÃO DE BLOQUEIO ” PARA GUARDA DOS EQUIPAMENTOS :

70 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
EXEMPLO DE “ ESTAÇÃO DE BLOQUEIO ” PARA GUARDA DOS EQUIPAMENTOS :

71 TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
EXEMPLO DE “ ESTAÇÃO DE BLOQUEIO ” PARA GUARDA DOS EQUIPAMENTOS :

72 1999 NEC Desligamento M Desligamento da chave geral
Before we discuss the new 2002 requirement, let’s look at the 1999 requirement for location of motor disconnecting means. The basic requirement from the 1999 NEC was that a disconnecting means was required for the motor controller. In addition, this disconnecting means was required to be located in sight of the motor controller. This is per (a) of the 1999 National Electrical Code. M

73 1999 NEC 430-102(b) Motor Desligado
Desligamento da chave geral Barreira The 1999 National Electrical Code required a separate disconnecting means in sight of the motor. This is per (b) of the 1999 National Electrical Code. In the example, since the disconnect for the controller is not in sight of the motor, another disconnect must be added which is in sight of the motor. Separação painel de comando M

74 1999 NEC Motor Desligado M Apenas um ponto da desconexão da rede
Barreira However, the 1999 had an exception under (b). With the exception, the separate disconnecting means in sight of the motor could be omitted if the disconnecting means for the controller were capable of being locked in the “off” position. The situation that resulted was that this “exception” started to become the “rule” without thinking about the possible negative implications for safety and maintenance. Thus, with this exception… ...Nâo existe separação M

75 Examplo - Instalação sem desconexão
Ponto de bloqueio …this could be the typical installation. An MCC, with a lockable combination starter, feeds a 50 hp motor located 500 feet from the MCC. According to the 1999 NEC, a disconnecting means was not required within sight of the 50 hp motor because the disconnecting means for the controller, in the MCC, was capable of being locked in the “off” position. A maintenance worker that was called to the motor for repair... M

76 Examplo - Instalação sem desconexão
Ponto de bloqueio ...would have to walk the 500 feet back to the MCC... M

77 Examplo - Instalação sem desconexão
Ponto de bloqueio ...de-energize the motor circuit and lock out the disconnect for the motor controller... M

78 Examplo - Instalação sem desconexão
Ponto de bloqueio …and then walk back 500 feet to work at the motor. M

79 Examplo - Instalação sem desconexão
Ponto de bloqueio After the work was finished... M

80 Examplo - Instalação sem desconexão
Ponto de bloqueio ...the worker must walk 500 feet back to the locked out disconnect for the motor controller... M

81 Examplo - Instalação sem desconexão
Worker Reenergizes ...to re-energize the motor circuit... M

82 Examplo - Instalação sem desconexão
Reenergized ..then the worker must walk back 500 feet to the motor... M 500 feet

83 Examplo - Instalação sem desconexão
Reenergized ...to assure that everything is working correctly. In situations like this, some workers were tempted to work the equipment “hot”, rather than walk back and forth to properly shut down and lock out the motor circuit. M

84 Examplo - Instalação com desconexão
Thus, the new general rule is that a disconnecting means is required within sight of every motor, whether or not the disconnecting means at the controller is capable of being locked in the off position. This is a very significant change and an enormous advancement for improved worker safety since there is much less chance that the worker will attempt to work the equipment “hot”. Thus, with the new rule... M

85 Examplo - Instalação com desconexão
…if an MCC is located 500 feet away, the worker does not need to walk back to the MCC to properly de-energize and lock-out the motor circuit. Instead, the worker can simply de-energize and lock-out the disconnect at the disconnect located in sight of the motor. M

86 The picture on the left shows the type of lockout provision or fixture (not the lock) that is added onto the circuit breaker or switch at the time of the lockout procedure. This type of lockout provision is not permissible with the new requirements in the exception. The picture on the right shows an acceptable type of lockout provision, which is permanently installed.

87

88 Lock electrico de painel Lock de plug
The picture on the left shows the type of lockout provision or fixture (not the lock) that is added onto the circuit breaker or switch at the time of the lockout procedure. This type of lockout provision is not permissible with the new requirements in the exception. The picture on the right shows an acceptable type of lockout provision, which is permanently installed. Lockde circuito Lock electrico de painel Lock de plug

89 Bloqueio fisicos Truck Prensas

90 The picture on the left shows the type of lockout provision or fixture (not the lock) that is added onto the circuit breaker or switch at the time of the lockout procedure. This type of lockout provision is not permissible with the new requirements in the exception. The picture on the right shows an acceptable type of lockout provision, which is permanently installed.

91

92 LEMBRE-SE SEMPRE CUMPRA OS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA,
QUEM FAZ SUA SEGURANÇA É VOCÊ MESMO.


Carregar ppt "Lockout-Tagout (Trancar e Avisar)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google