A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO. Um íon é um átomo que possui déficit ou excesso de elétrons. Para o primeiro caso, adquire carga positiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO. Um íon é um átomo que possui déficit ou excesso de elétrons. Para o primeiro caso, adquire carga positiva."— Transcrição da apresentação:

1 ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO

2 Um íon é um átomo que possui déficit ou excesso de elétrons. Para o primeiro caso, adquire carga positiva (cátion). Para o segundo, carga negativa (ânion) – uma vez que a carga do elétron é convencionada negativa. Ou seja, o ganho ou perda de elétrons de um átomo elimina-o da neutralidade e lhe confere carga elétrica.

3 Apesar de carregados eletricamente, os íons podem apresentar maior estabilidade do que os átomos neutros: o íon fluoreto (F-), por exemplo, é derivado de um átomo de flúor que recebeu 1 elétron e adquiriu, assim, carga negativa. Mas, como a adição desse faz com que sua camada de valência possua 8 elétrons, de acordo com a regra do octeto, adquire estabilidade elétrica.

4 Ou seja, o fato desse íon possivelmente se ligar a um cátion não é visando estabilidade elétrica, pois a mesma já foi atingida, mas por atração eletrostática. Assim, numa possível separação, tanto o F- quanto o cátion continuariam estabilizados.

5 O potencial de ionização, ou energia de ionização, de um átomo é a energia mínima necessária para que um elétron seja retirado da sua eletrosfera quando se encontra em estado gasoso e não excitado. Assim, quanto maior essa energia, menor a tendência desse átomo se tornar cátion.

6 Os halogênios são os elementos que apresentam os maiores potenciais de ionização. Ao contrário dos metais, em geral.

7 Ao contrário do potencial de ionização, a afinidade eletrônica mede a tendência de um átomo gasoso não excitado aceitar a adição de um elétron na sua eletrosfera. Portanto, determina a tendência de um átomo em se tornar ânion, onde quanto maior a afinidade eletrônica, mais energia é liberada pela entrada desse elétron. Assim, os metais apresentam valores mais baixos, em módulo, de energia liberada do que os halogênios.

8 http://www.infoescola.com/quimica/ion/


Carregar ppt "ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO. Um íon é um átomo que possui déficit ou excesso de elétrons. Para o primeiro caso, adquire carga positiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google