A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Tales K. Cabral talescabral@colegiodaimaculada.com.br
Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Circuitos Lógicos Prof. Tales K. Cabral 1º Módulo

2 Lógica digital - Introdução
Computador digital Máquina que armazena e manipula informações representadas por algarismos que só podem assumir 2 valores distintos (0 e 1).

3 Lógica digital - Introdução
Circuitos digitais ou lógicos Circuitos eletrônicos que armazenam e realizam operações sobre sinais binários. Porta lógica Elementos que constituem os circuitos lógicos. Elemento de hardware que recebe um ou mais sinais entrada e produz um ou mais sinais de saída, que dependem de uma regra lógica. Elemento básico de um sistema de computação. Álgebra booleana Permite que se realize o projeto de circuitos lógicos.

4 Portas e operações lógicas
Uma operação lógica produz um resultado que pode assumir somente dois valores (0 e 1). Na álgebra booleana 0 corresponde a FALSO e 1 a VERDADEIRO. A tabela verdade de uma operação lógica é uma tabela que mostra os possíveis resultados de uma operação lógica de acordo com as diferentes possibilidades de entrada. A álgebra booleana não é utilizada apenas para montagem de circuitos digitais, mas também para confecção de programas.

5 Portas e operações lógicas

6 Operação lógica ou porta AND
Conceito É a operação que produz um resultado verdade, somente se todas a entradas forem verdade. Exemplos Se, A = 1 e B = 0, então, A.B = 0. Se A = 0110 e B = 1101, então, A.B = 0100.

7 Operação lógica ou porta OR
Conceito É a operação que produz um resultado verdade, se pelo menos umas das entradas for verdade. Exemplos Se, A = 1 e B = 0, então, A+.B = 1. Se A = 0110 e B = 1101, então, A+B = 1111.

8 Operação lógica ou porta NOT
Conceito É a operação que produz um resultado contrário àquele que entrou. Exemplos Se, A = 0, então, Ã = 1. Se, A = 1, então, Ã = 0.

9 Operação lógica ou porta XOR
Conceito É a operação que produz um resultado verdade se somente 1 de duas entradas for verdade. A saída será verdade se os valores das entradas forem diferentes. Conhecida como EXCLUSIVE OR. Exemplos Se, A = 1 e B = 0, então, AÅB = 0 . Se A = e B = 11110, então, AÅB =

10 Expressões lógicas Expressão lógica Prioridades
É uma expressão algébrica formada por variáveis lógicas (binárias), símbolos representativos de operações lógicas , parênteses e sinal de igualdade. Pode ser representada pela fórmula ou por um diagrama interligando os símbolos correspondentes às operações. Prioridades AND tem prioridade sobre OR.

11 Expressões lógicas

12 Uso de Expressões Lógicas
Um exemplo de uso para as expressões lógicas é o caso do circuito meio-somador. O circuito meio-somador representa o cálculo da soma de números binários (mas somente para dois números binários). Para duas entradas na operação de soma no circuito meio-somador, existirá uma saída (S) e o bit equivalente ao “vai-um” (C – carry)

13 Circuito meio-somador
and B not S or not and C and S = (A * B) + (A * B) C = (A * B)

14 Circuito meio-somador (simplificado)
xor S B C and S = (A + B) C = (A * B)

15 Exercícios Crie as expressões booleanas equivalentes aos circuitos abaixo: Crie os circuitos lógicos que representam as expressões abaixo: a) b) a) ((A + B) * (B + C)) + (C + B) b) ((X + Y) * (Z * X)) + (X * Y)


Carregar ppt "Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google