A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia"— Transcrição da apresentação:

1 Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Profa. Ms. Simone Gadelha

2 Auguste Comte ( ) Busca estabelece leis gerais para os fenômenos naturais: Positivismo. Em 1851 instituiu uma sétima ciência, a Moral. Formulou a Lei dos Três Estados, onde a evolução passa por três estados teóricos diferentes: o estado 'teológico' ou 'fictício', o estado 'metafísico' ou 'abstrato' e o estado 'científico' ou 'positivo’.

3 Émile Durkheim ( ) Definiu como o objeto da pesquisa sociologia, o fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica. Desenvolveu os conceitos de solidariedade dita mecânica (sociedades primitivas, arcaicas) e a orgânica (sociedades onde ocorreu a divisão econômica do trabalho).

4 Émile Durkheim Para Durkheim a sociedade é o conjunto das instituições e a sociologia é a ciência das instituições e a sua função é garantir a ordem social. O Estado para Durkheim é a instituição da disciplina moral que vai orientar a conduta do homem. 

5 Max Weber ( ) Crítico do materialismo histórico, para ele o "espírito do povo" é produto de inumeráveis variáveis culturais e não o fundamento real de todos os fenômenos culturais de um povo. Para Weber comunidade e sociedade coexistem. Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção.

6 Max Weber O Estado é um instrumento de dominação do homem pelo homem, para ele só o Estado pode fazer uso da força da violência, e essa violência é legítima, pois se apóia num conjunto de normas (constituição). Weber concebia que o desenvolvimento do capitalismo devia-se em grande parte à acumulação de capital a partir da Idade Média e pelas mãos dos protestantes.

7 Karl Marx (1818-1883) Desenvolveu diversos conceitos dentre eles:
Alienação (injustiça, desumanização), Classes sociais (relações estabelecidas entre os “donos dos meios de produção” e os “donos da força de produção”), Salário (valor da força de trabalho considerada como mercadoria),

8 Karl Marx Mais-valia (riqueza gerada pelo trabalho que é expropriada),
Trabalho (para o capitalismo a força de trabalho é uma mercadoria), Valor (incorporação do tempo de trabalho socialmente necessário para a produção de mercadorias) e Lucro (aquilo que se ganha a mais do que foi gasto na produção).


Carregar ppt "Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google