A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Hídricos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Hídricos."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Hídricos

2 Índice Recursos Hídricos – 3 Existência da água – 4,5
Consumo mundial de recursos hídricos – 6 Consumo Domestico – 7 Consumo Agrícola – 8, 9 Consumo Industrial – 10 Consequências - 11 Conclusão - 12 Bibliografia - 13

3 Recursos Hídricos Representa a quantidade de água doce superficial e subterrânea que está à disposição do homem.

4 Existência da água De toda a agua existente na terra 97,5% é salgada e 2,5% é agua doce. A água esta distribuída da seguinte forma água salgada encontra-se nos oceanos e nos mares, a água doce 68,9% esta presa em geleiras 30,8% no subsolo e 0,3% nos lagos e nos rios.

5 Nos lençóis de água subterrânea, existe cem vezes mais água do que nos lagos e rios.
Os lençóis de água menos profundos são rapidamente esgotados. Actualmente 60% da população mundial tem os lençóis de água a principal fonte de água.

6 O CONSUMO MUNDIAL DE RECURSOS HÍDRICOS
O homem gasta os recursos hídricos na agricultura, na industria e no uso domestico. Devido as estes três factores consumo mundial da água cresceu mais de 6 vezes entre 1900 e 1995, mais que o dobro da taxa de crescimento da população

7 Consumo Doméstico Cerca de 10% da agua do mundo e usada no consumo domestico . Em alguns países, as perdas de água, por fugas do sistemas de distribuição , perde-se 40% do volume inicial. Consumo doméstico litros Actividade: Uma descarga no vaso sanitário Banho de chuveiro (por minuto) Tanque de lavar roupa Lavagem de mãos Máquina de lavar Máquina lava-louça Escovar os dentes em água corrente Lavagem de carro (com mangueira)

8 Consumo na Agricultura
Na agricultura gasta-se cerca de 69% da agua doce, mas perde-se mais de metade através da evaporação isto acontece devido à irrigação não controlada Para tentar diminuir a quantidade de agua utilizada na agricultura os agricultores têm adoptado novas técnicas de irrigação tais como a irrigação por gotejamento.

9 Gotejamento Neste sistema, a água é levada sob pressão por tubos, até ser aplicada ao solo através de emissores directamente sobre a zona da raiz da planta, em alta frequência e baixa intensidade. Possui uma eficiência na ordem de 90%. Tem no entanto um elevado custo de implantação.

10 Consumo Industrial Matadouros 3 m3/animal Refino de petróleo 290 m3/barril Indústria têxtil 1000 m3/toneladas de tecido Couros 55 m3/toneladas de couro Papel 250 m3/toneladas de papel Saboaria 2 m3/toneladas de sabão Usinas de açúcar 75 m3/toneladas Lacticínios 2 m3/toneladas Cervejaria 20 m3/m3 Lavandarias 10 m3/toneladas A indústria consome 21% da água disponível muitas vezes de forma ineficiente. Na ultima década, este consumo aumentou a nível mundial.

11 Consequências A água, apesar de ser considerada um recurso natural renovável, é um recurso limitado, porque a sua qualidade está ameaçada pelas actividades humanas: Esgotos, resíduos agrícolas e poluição industrial.

12 Com a poluição da água e com o aumento da população as regiões que hoje têm grandes quantidades de agua daqui a alguns anos poderão sofre um stress hídrico, isto e, falta de agua doce.

13 Conclusão Com este trabalho aprendemos, como é que nós poluímos a água e desperdiçamos a água. Aprendemos também, como não poluir e desperdiçar a água que tanta falta nos faz.

14 Bibliografia “Descobrir a Terra 8”- Antunes, Cristina; Bispo, Manuela; Guindeira, Paula. Google – imagens.


Carregar ppt "Recursos Hídricos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google