A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIME MILITAR NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIME MILITAR NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 REGIME MILITAR NO BRASIL
1964 – 1985 Humberto de Alencar Castelo Branco Arthur da Costa e Silva Emílio Garrastazu Médici Ernesto Geisel João Batista Figueiredo

2 GOLPE MILITAR Queda de João Goulart : 31 de março de 1964
Destruição dos prédios da UNE e do jornal Última Hora Criação de Atos Institucionais: medidas com força de lei, impostas pelo governo AI- 1: decretado estado de sítio, cassado o direito político dos cidadãos. Novo presidente: Humberto de Alencar Castelo Branco Presidente eleito pelo Congresso sob pressão dos militares.

3 GOVERNO DE CASTELO BRANCO
Reconhecido de imediato pelos Estados Unidos Rompeu relações diplomáticas com Cuba Seguia a Doutrina de Segurança Nacional: combate ao comunismo e segurança do país Perderam direitos políticos e foram cassados: líderes sindicais, estudantes, intelectuais, funcionários públicos e integrantes de partidos políticos “subversivos” Criado o Serviço Nacional de Segurança: SNI, dirigido pelo General Golberi de Couto e Silva. Decretado o AI- 2: eleições indiretas para presidente, fim dos partidos políticos e a criação da ARENA (governo) e MDB (oposição –limitada e controlada).

4 Criação do bipartidarismo: fachada democrática
Criação do AI-3: eleições indiretas para governadores. O presidente escolhia o governador e este escolhia o prefeito. Povo sem direito de escolher seus representantes Lei da Imprensa: censura aos jornais e revistas Constituição de 1967: maior poder ao presidente, sem direito as greves NA ECONOMIA: Queda dos salários, aumento da inflação, mais impostos Fim da estabilidade no emprego Criação do FGTS Empréstimos no estrangeiro: EUA Facilidades para instalação de multinacionais Permissão para remessa de lucros para o exterior Economia volta a crescer: sacrifício do trabalhador

5 GOVERNO DE COSTA E SILVA
1967 – 1969 Manifestações populares contra o regime Crescimento do movimento estudantil Passeata dos Cem Mil – RJ Prisão de 700 estudantes: Congresso da UNE Greves e prisões de operários Criação do AI- 5: mais radical e opressor dos atos da ditadura. Ditadura declarada: fechamento do Congresso, mandatos cassados, prisão de exílio de milhares de opositores ao governo. Afastado por motivos de doença.

6 PASSEATA DOS CEM MIL E O AI-5

7 GOVERNO DE MÉDICI 1969 -1974 Mais repressivo da história
Universidades invadidas Professores, jornalistas, artistas, estudantes, religiosos e militares contrários à ditadura eram perseguidos Rigorosa censura aos meios de comunicação. Órgãos de repressão foram aperfeiçoados Grupos de oposição: luta armada assaltos a bancos, sequestros Ex-deputado Carlos Marighella: agia na cidade mortos pela Ex-capitão Carlos Lamarca: agia no campo ditadura Órgãos de repressão: uso da tortura Uso constante da propaganda: “Brasil: ame ou deixe-o” Brasil: tri-campeão mundial de futebol.


Carregar ppt "REGIME MILITAR NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google