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Genética e Evolução: Abordagens e metodologias

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Apresentação em tema: "Genética e Evolução: Abordagens e metodologias"— Transcrição da apresentação:

1 Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Departamento de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal Genética e Evolução:  Abordagens e metodologias Profª Drª Maria do Carmo Pimentel Batitucci

2 O que é previsto para o ensino de Biologia no Ensino Médio
Desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo.

3 Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias A crescente valorização do conhecimento e da capacidade de inovar Cidadãos capazes de aprender continuamente Essencial uma formação geral e não apenas um treinamento específico.

4 “É objeto de estudo da Biologia o fenômeno vida em toda sua diversidade de manifestações.”

5 A percepção da profunda unidade da vida, diante da sua vasta diversidade, é de uma complexidade sem paralelo em toda a ciência e também demanda uma compreensão dos mecanismos de codificação genética, que são a um só tempo uma estereoquímica e uma física da organização molecular da vida.

6 Ter uma noção de como operam esses níveis submicroscópicos da Biologia
Pressuposto para uma compreensão mínima dos mecanismos de hereditariedade e mesmo da biotecnologia contemporânea.

7 Genética

8 Objetiva explicar os mecanismos e as bases, tanto para as diferenças quanto para as semelhanças biológicas entre os seres vivos. Cabe ao ensino de genética, socializar, não apenas os conhecimentos produzidos pela ciência da genética, como também, o percurso dessa produção. O ensino de genética pode contribuir para a alfabetização científica, evitando, no entanto, dogmatizar seus conceitos,

9 Abordagem questionadora, para que não fiquemos passivos diante de tantas discussões.
Apenas a informação não é suficiente, Questionar a aplicação dos conhecimentos de genética e os procedimentos envolvidos na sua construção. Para tanto, é preciso compreender os conceitos básicos da genética para analisarmos e discutirmos conscientemente.

10 Por que fugir da Genética? Estamos abordando os temas essenciais?

11 A importância do pensamento evolutivo na Ciência.
Evolução A importância do pensamento evolutivo na Ciência. O papel da evolução no âmbito da Biologia.

12 Cerne da discussão de temas biológicos?
A compreensão do surgimento e da evolução da vida nas suas diversas formas de manifestação demanda uma compreensão das condições geológicas e ambientais reinantes no planeta primitivo. Tem ocupado este lugar? Abordagem do tema no Ensino Médio – ausência ou superficialidade?

13 Motivos apresentados para a não abordagem dos temas

14 O trabalho solitário do professor
Temos oportunidade de discutir com os colegas?

15 A distribuição dos temas durante os bimestres e séries é adequada?
Falta tempo? A distribuição dos temas durante os bimestres e séries é adequada?

16 Condições de trabalho Disponibilidade de material Laboratórios
Desconhecimento de novas metodologias Falta de apoio

17 Condições dos alunos Falta de conteúdo? Dificuldade de abstração?

18 Falta interesse? Apesar do interesse dos alunos por temas ligados à genética, os estudantes demonstram pouco entendimento sobre as informações transmitidas sobre estes temas, como indicam pesquisas, no Brasil e na Inglaterra.

19 METODOLOGIAS DISPONÍVEIS

20 Método científico – Aulas práticas
O método científico tem sido abordado de maneira a priorizar o treinamento e a repetição.

21 As aulas práticas Quando existem!!! As hipóteses já vêm prontas,
São organizadas de forma a fazer com que o aluno vivencie todas as etapas do método científico, porém como receita. As hipóteses já vêm prontas, Os materiais utilizados para a experimentação já estão arrolados; Os procedimentos já estão definidos.

22 Discussão - conduz a conclusões prévias.
Papel do aluno Montar o experimento, Testar as hipóteses pré-definidas, Anotar os resultados, em quadros e tabelas já elaborados, Responder às questões - discussão dos resultados obtidos. Discussão - conduz a conclusões prévias.

23 Livro didático – principal recurso?
Supervalorização do livro didático. A seleção dos conteúdos de ensino - temas contemplados no livro. O planejamento das aulas - sugestão que o próprio autor faz aos professores. Os exercícios, as atividades, as figuras, desenhos, fotos, esquemas são retiradas do livro didático. As avaliações elaboradas a partir do texto e dos exercícios que livro didático traz

24 Estamos contribuindo para a mudança desse quadro?

25 A compreensão dos conceitos básicos é essencial ao entendimento das novas tecnologias.

26 Novas tecnologias

27 Modelos didáticos Uso adequado dos modelos didáticos – facilitadores da compreensão dos conceitos genéticos e de evolução. Elaboração e utilização de materiais didáticos; Cuidado na confecção para evitar equívocos sobre conceitos.

28 Primeiro caso de sucesso – Modelo do DNA Watson e Crick
Uso do modelo auxiliou o entendimento da estrutura de DNA

29 Acesso à internet - Softwares educativos - Lousa digital
Como é o uso da internet na Educação? Há alguma atividade para iniciar os alunos na rede? Há problemas de exposição a sites inadequados e eventual necessidade de controle?

30 Em quais aspectos poderia ajudar?
Conceitos básicos de Genética e Evolução; Abordagem de temas genética e biotecnologia na mídia; Ética, Transgênicos e Projetos Genomas

31 OBRIGADA PELA ATENÇÃO! E-mail: docarmo_batitucci@yahoo.com.br
Telefone:


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