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ARANTES, Magda Patrícia C.; WAITZ, Inês Regina. Avaliação do ensino superior e a prática docente. Material da 4ª. aula da Disciplina Legislação e Políticas.

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1 ARANTES, Magda Patrícia C.; WAITZ, Inês Regina. Avaliação do ensino superior e a prática docente. Material da 4ª. aula da Disciplina Legislação e Políticas do Ensino Superior, ministrada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior – Programa Permanente de Capacitação Docente. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2009. AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE

2 SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Avaliação das instituições SINAES Lei 10861/04 Avaliação de cursos Avaliação dos discentes

3 SINAES – TRÊS EIXOS DE AVALIAÇÃO 1. Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES ) auto-avaliação – coordenada pela CPA avaliação externa – coordenada pela CONAES - realizada por comissões externas designadas pelo INEP 2. Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) – avalia os cursos de graduação em visitas in loco 3. Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE)

4 SINAES – COLETAS DE INFORMAÇÕES Censo da Educação Superior - Reúne informações sobre as IES, seus cursos, vagas oferecidas, inscrições, matrículas; ingressantes e concluintes, desistentes, docentes, funcionários, atividades de pesquisa e de extensão. Cadastro de Cursos e Instituições Cadastro de Docentes Relatório da CPA - Comissão Própria de Avaliação

5 LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 (DOU Nº 72, 15/4/2004, S EÇÃO 1, P. 3/4) Art. 11. Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação - CPA, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação desta Lei, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP [...]

6 ENADE – EXAME DE NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ESTUDANTE Art. 5º - Lei 10.861/2004 OBJETIVOS: Aferir o desempenho dos estudantes em relação: 1. Aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares do curso de graduação; 2. Às habilidades para ajustar-se à evolução do conhecimento; 3. Às competências para compreender temas ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

7 ENADE - C ARACTERÍSTICAS Aplicado periodicamente aos alunos ao final do primeiro e do último ano dos cursos Periodicidade máxima de cada curso: trienal Instrumento para levantar o perfil dos estudantes Componente curricular obrigatório Inscrição no histórico do aluno: situação regular ou dispensa oficial pelo Ministério da Educação

8 ENADE - R ESPONSABILIDADES Cabe ao dirigente da instituição de educação a inscrição de todos os alunos habilitados. O resultado será expresso por meio de conceitos, ordenados em uma escala com 5 (cinco) níveis. É vedada a identificação nominal do resultado individual obtido pelo aluno examinado. O MEC concederá estímulo aos estudantes com melhor desempenho.

9 C ONCEITO P RELIMINAR DO C URSO - CPC PORTARIA NORMATIVA N.º 40/ 2007 - Art.35: Atribuição de conceito preliminar Censo da Educação Superior ENADE Cadastros próprios do INEP Conceito preliminar satisfatório dispensada a realização da avaliação in loco para renovação de reconhecimento.

10 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL


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