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Gestão de Equipes Comportamento organizacional

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Apresentação em tema: "Gestão de Equipes Comportamento organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Prof. Dra. Joelma Kremer IFSC – Campus Lages FIC – Gestão e Liderança na Administração Pública 1

2 Conteúdo da Seção Introdução ao Comportamento Organizacional
Definir comportamento organizacional. Explicar a importância do estudo sistemático para o comportamento organizacional. Identificar as contribuições das principais disciplinas das ciências sociais para o estudo do comportamento organizacional. Demonstrar por que poucas verdades absolutas se aplicam ao comportamento organizacional. Identificar desafios e oportunidades com que os administradores se deparam ao aplicar os conceitos de comportamento organizacional. Comparar os três níveis de análise no modelo de comportamento organizacional. 2

3 Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional (CO) é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. 3

4 Estudo sistemático e intuição
4

5 Disciplinas que contribuem para o estudo do CO
Psicologia Ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos. Psicologia Social Ramo da psicologia que foca a influência de um indivíduo sobre outros e sobre grupos. Sociologia Ciência que estuda as pessoas em relação a seus ambientes sociais ou culturais. Antropologia Ciência que estuda as sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. 5

6 Não existem verdades absolutas em CO
Os conceitos de comportamento organizacional precisam refletir condições situacionais ou contingenciais. z = Variáveis contingenciais: fatores situacionais; variáveis que moderam a relação entre duas ou mais variáveis. X = variáveis independentes: nível individual, grupo, sistema organizacional Y = Variáveis dependentes: produtividade, absenteísmo, rotatividade... x y 6

7 Desafios e oportunidades em CO
Administrando as pessoas durante épocas de crise. Respondendo à globalização. Administrando a diversidade da força de trabalho. Melhorando o atendimento ao cliente. Melhorando as habilidades humanas. Estimulando a inovação e a mudança. Lidando com a “temporariedade”. Trabalhando em organizações interconectadas. Ajudando os funcionários a equilibrar a vida pessoal e a profissional. Criando um ambiente de trabalho positivo. Melhorando o comportamento ético. 7

8 Desenvolvendo um modelo de CO
Modelo básico de Comportamento Organizacional 8

9 Variáveis dependentes em CO
Fatores-chave que se pretende explicar ou prever e que são afetados por algum outro fator (variável independente). 9

10 Variáveis independentes em CO
Suposta causa de alguma mudança em uma variável dependente. 10

11 Relação entre os três níveis
Nível do grupo (MESO) Comunicação Liderança e poder Grupos e equipes Conflitos e negociação Nível do indivíduo (MICRO) Valores e atitudes Personalidade e emoções Motivação Percepção Aprendizagem Tomada de decisão individual Diferenças individuais Nível dos sistemas (MACRO) da organização Políticas organizacionais Cultura organizacional Mudança organizacional Tomada de decisão em grupo Estrutura organizacional 11

12 Básica Robbins, S.; Judge, T.; Sobral, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, Capítulo 1.


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