Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAdelina Lopes Aldeia Alterado mais de 8 anos atrás
1
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
SETE NÍVEIS DE CONCEITOS LINGUÍSTICOS SETE NÍVEIS DE INDÍCIOS DE LEITURA PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
2
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
JOSETTE JOLIBERT PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
3
1.A noção de contexto (contexto de um texto ,não de uma palavra):
ao mesmo tempo contexto de situação:Por quais vias concretas um texto chegou aos olhos do leitor ? PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
4
1.A noção de contexto (contexto de um texto ,não de uma palavra):
e contexto textual (origem do texto a ser lido): é extraído de um escrito complexo (jornal, revista infantil, álbum, fichário, livro de contos ou poemas, antologia , etc.)?Ou é autônomo (carta, cartaz, panfleto, etc.)? PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
5
2.Principais parâmetros de situação de comunicação:
emissor; destinatário; meta e o que está em jogo; objeto. PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
6
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
3.Tipos de textos (no sentido de tipo de escrito funcionando hoje em dia em nossa sociedade): Carta? Cartaz? Relato? Novela? Poema? Artigo informativo? Ficha técnica (receita, regra do jogo, ficha de construção?) Etc. PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
7
4.Superestrutura que se manifesta sob a forma:
de organização espacial e lógica dos blocos de texto (“silhueta”)*; de esquema narrativo tratando-se de uma “história” (conto, lenda,novela ou romance); PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
8
4.Superestrutura que se manifesta sob a forma:
de dinâmica interna (abertura/encerramento e progressão de um ao outro). PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
9
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
5.Linguística textual: as escolhas de enunciação (pessoas, tempos, lugares) e suas marcas; os substitutos; PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
10
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
5.Linguística textual: os conectores; os campos semânticos (redes de sentido); a pontuação do texto. PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
11
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
6.Linguística da frase: sintaxe: classes, grupos, relações (suas marcas) e transformações; vocabulário: as escolhas lexicais e as palavras em contexto; PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
12
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
6.Linguística da frase: ortografia dita gramatical e o que pode ser aproveitado dela para o sentido; pontuação de frases. PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
13
7.Palavras e microestruturas que as constituem:
grafemas (minúsculas e maiúsculas), suas combinações características ,neste caso, em francês, e as relações grafemas /fonemas; PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
14
7.Palavras e microestruturas que as constituem:
Microestruturas sintáxicas, marcas nominais (singular/plural, masculino/feminino) e marcas verbais (pessoas e tempos); PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
15
7.Palavras e microestruturas que as constituem:
Microestruturas semânticas:prefixos, sufixos e radicais. PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
16
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
Referência JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Leitoras.Porto Alegre: Artmed, 1994,p PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.