A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JÚLIA VIANA, JOAQUIM E FLÁVIA. ELIANA SALGADO CIÊNCIAS7M2 Animais Invertebrados- Crustáceos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JÚLIA VIANA, JOAQUIM E FLÁVIA. ELIANA SALGADO CIÊNCIAS7M2 Animais Invertebrados- Crustáceos."— Transcrição da apresentação:

1 JÚLIA VIANA, JOAQUIM E FLÁVIA. ELIANA SALGADO CIÊNCIAS7M2 Animais Invertebrados- Crustáceos

2 Características principais - Reino: Animalia - Filo: Arthrópoda - Subfilo: Crustacea - Significado do nome do filo: origina-se do latim, onde crusta significa carapaça dura, crosta. -A maioria dos crustáceos vive na água, principalmente no mar, mas algumas espécies vivem na terra, porém precisam manter a brânquias úmidas. -Habitam regiões próximas a água ou ambientes bem úmidos, como o tatuzinho de jardim, que vive em jardins. -Possuem dois pares de antenas que funcionam como órgãos de tato e olfato. -Possuem vários apêndices ao redor da boca, com os quais levam alimento à boca. -O número de pernas varia entre 5 no cefalotórax, que ajudam o animal a caminhar no fundo do mar. Também possuem pernas no abdome, que os ajudam a nadar. -Respiram por brânquias.

3 Alimentação - As espécies predadoras se alimentam de moluscos, larvas, vermes e de outros crustáceos. - As espécies não predadoras se alimentam de animais, plantas ou algas em decomposição. - Os microcrustáceos podem se alimentar de microrganismos. - Alguns deles têm pinças, que auxiliam na captura de alimentos. Relações com os seres humanos - Alguns crustáceos são importantes para a saúde e para a alimentação humana. - Por exemplo os siris e caranguejos. - Os crustáceos também têm grande importância na economia.

4 Relações com o meio ambient e - Os crustáceos são organismos de grande importância à cadeia alimentar, servindo de alimento para peixes e outros animais maiores e ocupando lugar na ciclagem de nutrientes, já que muitas espécies são detritívoras, ou seja, alimentam-se de matéria orgânica em decomposição. Exemplos de Crustáceos - Alguns dos crustáceos são: Caranguejo, Decapoda, Caridea, Isópodes, Copépode, Cirripeia, Krill, Oniscidea, Ostracoda, Cladocera, Branchiopoda, Dendrobranchiata, Maxillopoda, Anostraca, Cephalocarida, Remipedia, Notostraca, Pentastomida, etc.

5 Modo de vida - Eles são artrópodes ( aqueles que possuem patas articuladas, mas a espinha dorsal ) - A maioria dos crustáceos habita ao mar, mas há algumas espécies que são capazes de viver também no ambiente terrestre. - Normalmente, os seres nascem de ovos e quando crescem, e chegam na fase adulta cobrem-se com uma casca grossa, chamada de carapaça. Reprodução 1. O macho transfere espermatozoides para a fêmea, colocando-os numa bolsa ( receptáculo seminal ), onde eles ficam armazenados; 2. A fêmea libera os óvulos, que ficam grudados no abdome, do lado de fora do corpo; 3. Os espermatozoides que estavam armazenados os fecundam.  Em algumas espécies o desenvolvimento é indireto, ou seja, estes passam por fases larvais antes de tornarem-se adultos.

6 Curiosidades 1. Um camarão de 5cm de comprimento é mais barulhento que uma baleia azul de 140 toneladas. Apesar disso nós não conseguimos escutá-los. Isso porque seus sons são emitidos em uma frequência abaixo da que é possível ser ouvida pelo homem. 2. O caranguejo ermitão é um dos poucos crustáceos que não possui carapaça. Por isso, eles se abrigam na concha abandonada dos moluscos. 3. As lagostas aparecem em várias cores na natureza. Depois de cozidas, porém, todas são vermelhas. 4. O Camarão tem o coração na cabeça. 5. Os Bichos- da- Conta possuem órgãos dos sentidos, fora da sua carapaça, que os ajudam a encontrar locais húmidos. 6. Os órgãos de muitos crustáceos são controlados por um sistema nervoso involuntário. 7. Existem caranguejos que vivem no interior de bromélias. 8. A "tamburutaca” é considerada a espécie mais violenta da escala animal, podendo quebrar um aquário com uma única pancada de suas garras. 9. Um caranguejo da Ilha Trindade, tem uma especialidade, “roubar” máquinas fotográficas de turistas desavisados, levando-as para o mar. 10. Os siris e caranguejos possuem a capacidade de regenerar suas garras, perdidas nas inúmeras batalhas e lutas que realizam pela sobrevivência.

7 Perguntas 1. Por que os crustáceos precisam viver em ambientes úmidos ou aquáticos R:. Porque eles precisam manter as suas brânquias muito úmidas. 2. Cite duas importâncias dos crustáceos para os seres humanos R:. Eles são importantes para a saúde e para a alimentação humana e têm grande importância na economia. 3. Cite a alimentação de cada tipo de crustáceo. R: As espécies predadoras se alimentam de moluscos, larvas, vermes e de outros crustáceos. As espécies não predadoras se alimentam de animais, plantas ou algas em decomposição.Os microcrustáceos podem se alimentar de microrganismos.

8 Bibliografia http://www.reflor.com.br/crustaceos.htm http://www.ecojm.org/salada-de-caranguejo/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Oniscidea http://www.bbc.co.uk/nature/life/Maxillopoda http://www.flickriver.com/photos/tags/dendrobranchiata/interesting/ http://www.efecade.com.br/fazer-boca-de-siri/ www.geefaa.com/crustaceos.php m.todabiologia.com/zoologia/crustáceps.htm https://www.google.com.br/search?client=opera&q=crustaceos&sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8 http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-1482-h,00.html http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/5248/1/crustaceos.html http://www.todabiologia.com/zoologia/crustaceos.htm http://www.escolakids.com/crustaceos.htm AGUILAR, João Batista. “Para viver juntos – Ciências” – 7º ano. Ed SM, 2014.


Carregar ppt "JÚLIA VIANA, JOAQUIM E FLÁVIA. ELIANA SALGADO CIÊNCIAS7M2 Animais Invertebrados- Crustáceos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google