A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arroios de Santa Maria do Butiá Lomba Grande _ Novo Hamburgo/RS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arroios de Santa Maria do Butiá Lomba Grande _ Novo Hamburgo/RS"— Transcrição da apresentação:

1 Arroios de Santa Maria do Butiá Lomba Grande _ Novo Hamburgo/RS
Clicar com o mouse. Foto:Arroio São Jacó

2 Outros sinônimos para arroio:
O que é um arroio? É a menor corrente de água.Os arroios deságuam em um rio principal. Arroio é um termo usado na região Sul do Brasil, principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Exemplos: arroio Chuí, arroio das Caneleiras, arroio Grande, arroio do Ouro etc. Foto:Arroio Guari Outros sinônimos para arroio: Córrego Igarapé Regato Riacho Riachinho Riachuelo Ribeira Ribeirão Sanga Sangradouro Várzea Vazante Xiririca

3 Foz do arroio João Correia no rio dos Sinos/SL
Elementos de um arroio Afluente é um outro arroio que deságua no arroio principal. Foz é o local onde deságua um arroio, podendo dar-se em um rio, em um lago ou no oceano. Leito Local onde o arroio corre. É o solo que fica entre as margens, por onde as águas do rio escorrem. Margem As laterais do curso do arroio que delimitam sua largura. Nascente é o ponto de se originam as águas do arroio. Mata ciliar são as plantas que nascem às margens de um arroio e as protegem da erosão. Nascente de um arroio Foz do arroio João Correia no rio dos Sinos/SL

4 Arroios de Santa Maria do Butiá
Em nossa comunidade, encontramos cinco arroios. São eles: Guari, São Jacó,Tiririca,São João e Butiá, e Poço Feio. Foto:Arroio Guari

5 Lomba Grande Arroio Butiá Arroio S.João Escola W Luiz Arroio Tiririca
Arroio S. Jacó Arroio Tiririca Arroio S.João Arroio Butiá Rio dos Sinos Escola W Luiz Campo Bom Arroio Guari

6

7 Arroio Butiá e Arroio Poço Feio
Nasce nas terras de Armando Cornelli, na localidade de São João do Deserto, passando por Poço Feio e desembocando no Rio dos Sinos, próximo a Escola Municipal Rui Barbosa, na localidade de Santa Maria, divisa com o município de Sapiranga. Percorre uma extensão de metros, apresentando pouca mata ciliar nas suas margens, decorrente das atividades agrícolas e criação de gado. Esse arroio recebe as águas do afluente Butiá, que nasce no interior de Taquara, costeando a divisa com Novo Hamburgo.

8 Nascente do Arroio Poço Feio

9

10

11

12

13

14 Nasce no interior de Taquara, costeando a divisa com Novo Hamburgo.
Arroio Butiá Nasce no interior de Taquara, costeando a divisa com Novo Hamburgo.

15

16

17

18

19

20

21 Taquara Lomba Grande

22 Nasce em São João do Deserto, divisa de Gravataí,
Arroio São João Nasce em São João do Deserto, divisa de Gravataí, próximo da escola Municipal José de Anchieta. Passa por áreas rurais na localidade de São Jacó e Santa Maria, percorrendo uma extensão de metros até desembocar no banhado do Rio dos Sinos. Presença de pouca mata ciliar, decorrente das atividades agrícolas e criação de gado.

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32 Arroio Tiririca Nasce na localidade São Jacó, na encosta de um morro onde foi construído o corredor do gasoduto Bolívia-Brasil -, percorrendo uma extensão de cerca de metros, cruzando sítios, estrada, em direção a olaria, camping e a E. M. E. F. Washington Luís até desembocar no Rio dos Sinos. Apresenta na nascente uma mata ciliar densa, com a presença de plantas da família das bromeliáceas – ananás, banana do mato – e muitas árvores de médio porte incluindo mamica de cadela, maricás, ingazeiros e camboim. Ao longo de seu percurso, a mata ciliar vem sendo alterada pela presença de gado bovino. Na altura da foz, na área da olaria, existe uma significativa criação de ovinos, e pouca presença de mata ciliar.

33 Exemplos da Flora do Arroio Tiririca
Mamica –de - cadela Maricá Ingazeiro Camboim Ananás Banana do mato

34

35 Em Em 2009

36 Em Em 2009

37

38

39 Taquara Lomba Grande

40 Arroio São Jacó Nasce nas proximidades do Sítio da TV Gaúcha, passando pela Escola Municipal Humberto de Campos e pelo Armazém do Marinho. Percorre uma extensão aproximada de metros, desembocando no banhado do Rio dos Sinos. A mata ciliar está presente na nascente e, no percurso do arroio, vem sofrendo alterações com as atividades agrícolas e pastoris.

41

42

43 Em Em 2009

44

45

46

47 Escola W Luiz Lomba Grande

48

49

50

51

52

53

54 Arroio Guari Nasce no Morro Agudo, e percorre uma extensão de metros, passando pela localidade de Guari e Santa Maria. Desemboca no banhado do Rio dos Sinos, próximo a Fazenda Cabanas do Amaral. As condições ambientais na nascente estão normais, apresentando pouca mata ciliar no seu percurso pelos campos abertos. Encontra-se poluído em grande parte de sua extensão.

55

56

57

58

59

60

61

62

63 Escola W Luiz Lomba Grande

64

65 Tiririca , São Jacó Butiá Guari
São João Poço Feio Estes são os arroios da Comunidade de Santa Maria e devem ser preservados.

66 E outros de autoria da professora Denise Severgnini
Textos: E outros de autoria da professora Denise Severgnini Imagens: As que têm legenda em branco foram retiradas do site de Comusa. As que ilustram os exemplos de flora do arroio Tiririca foram retiradas do Google Imagens. As demais são do acervo particular da professora Denise Severgnini Compilação e formatação: Professora Denise Severgnini da E M E F Pres. Washington Luiz. Este trabalho foi organizado visando uso para fins didáticos.


Carregar ppt "Arroios de Santa Maria do Butiá Lomba Grande _ Novo Hamburgo/RS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google